Primeiro dia de Seminário em Gestão Pública reúne vereadores e vereadoras de MS na Faculdade Insted

Evento reuniu mais de 150 vereadores e gestores públicos de Mato Grosso do Sul (Foto: Taciane Ito)

Cerca de 150 vereadores, vereadoras e gestores públicos de Mato Grosso do Sul participaram do primeiro dia do Seminário em “Gestão Pública e as Interfaces com o Conhecimento” organizado pela União das Câmaras de Vereadores de Mato Grosso do Sul (UCV-MS) e pela Faculdade Insted. 

Controlador-geral do Estado, Carlos Eduardo Girão; diretora Neca Chaves Bumlai; presidente da UCV-MS, Jeovani Vieira e professor Georges Ayache (Foto: Taciane Ito)

Durante a manhã e tarde, os presentes participaram de painéis com renomados palestrantes para tratar sobre a nova gestão pública e as suas mudanças na atualidade. Abrindo o evento, estiveram presentes a diretora da Faculdade Insted, Neca Chaves Bumlai; o presidente da União das Câmaras de Vereadores de Mato Grosso do Sul, Jeovani Vieira dos Santos; o controlador-geral do Estado, Carlos Eduardo Girão e o secretário da Casa Civil, Eduardo Rocha, representando o Governador do Estado, Eduardo Riedel. Neste primeiro momento, a diretora da Faculdade Insted, Neca Chaves Bumlai, deu as boas-vindas ao público.

“Sabemos que somente através da Educação é possível transformar o mundo em que vivemos. Agradeço a parceria, em nome do presidente da UCV-MS Jeovani Vieira, pela união de esforços para que este evento acontecesse, pensando no compartilhamento de conhecimentos e afirmação de novas políticas públicas que engrandecem o nosso Estado”, afirma a diretora Neca Chaves Bumlai. 

O 1º painel “A Relação da Nova Gestão Pública e os Controles na Administração Pública” foi proferido pelo atual controlador-geral de Estado, Carlos Eduardo Girão e mediado pelo professor da Faculdade Insted, Georges Elias Ayache.

Controlador-geral do Estado, Carlos Eduardo Girão; diretora Neca Chaves Bumlai e secretário da Casa Civil, Eduardo Rocha (Foto: Taciane Ito)

“Hoje falamos sobre o que podemos agregar em matéria de governança e execução de políticas públicas mais efetivas e econômicas. É sempre bom ter a oportunidade de transmitir conhecimento adquirido estando na linha de frente do Estado para os municípios, através de seus legisladores”, afirma Girão.

Já o período vespertino foi aberto com a apresentação dos cursos de pós-graduação através da coordenadora Iara Marchioretto. Na ocasião, foram ofertadas as especializações em LLM em Direito Administrativo, Educação de 0 a 6: O Trabalho Educativo da Primeira Infância e Direitos Humanos das Mulheres e Políticas Públicas.

O 2º painel “O Novo Fundeb e suas Alterações” contou com a presença do Chefe da Divisão de Educação e auditor de controle externo do TCE-MS, Marcos Camillo Soares e do auditor de controle externo do TCE-MS, professor Roberto Silva Pereira. O debate foi mediado pela coordenadora do curso de Pedagogia, professora Daniela Gil. 

“Esse evento é muito importante porque, tanto o Tribunal de Contas quanto a Câmara de Vereadores, são órgãos fiscalizadores do poder executivo. Então, quando surgem novas leis e alterações é importante a presença dos vereadores fiscalizando as suas respectivas cidades e se atentando as novas mudanças”, afirma Marcos Camillo Soares.

2º painel “O Novo Fundeb e suas Alterações” contou com a presença dos auditores em controle externo do TCE-MS e mediação da professora Daniela Gil (Foto: Taciane Ito)

“O novo Fundeb trouxe a oportunidade dos municípios conseguirem mais recursos através do VAAF, é importante os vereadores conhecerem essas mudanças para que sejam cobrados esses recursos para que possam ser feitas melhorias em termo de infraestrutura e capacitação de servidores”, finaliza Roberto Silva Pereira. 

Durante o evento, a Faculdade Insted disponibilizou pré-matrícula especial aos presentes, com descontos nas mensalidades de graduação em Gestão Pública e Pedagogia EAD. Ainda foi feito o sorteio de duas bolsas de 50% para pós-graduação. 

Para o segundo e último dia de evento, o seminário contará com a presença da diretora-presidente da FADEB/MS, Maria Cecília Amêndola da Motta e do advogado e professor universitário Marcelo Salomão. O debate será mediado pela coordenadora da pós-graduação em Gestão Pública, professora Thaís Xavier.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Prova Online
Redação
Portador de Diploma
Segunda Graduação
Transferência de outra Instituição
Usar nota do Enem