Nesta última quinta-feira (19), acadêmicos dos cursos de Ciências Contábeis, Direito e Psicologia participaram da 1ª reunião de alinhamento das ações do projeto Superendividamento, promovido pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS).
O programa visa promover o combate ao superendividamento de pessoas que não têm como pagar suas dívidas, sem comprometer o mínimo para sobrevivência. Esta é uma política que engloba órgãos públicos e privados, além da Faculdade Insted, que através de uma equipe multidisciplinar formada por acadêmicos e professores, irá oferecer oficinas sobre educação financeira, consumo consciente e sustentável, além da elaboração de planos de pagamento para quitação de débitos.
A parceria entre a Faculdade Insted e o Nupemec tem como objetivo não apenas promover a educação financeira e a resolução de conflitos de forma consensual, mas também fortalecer a formação dos acadêmicos, preparando-os para lidar com questões sociais presentes no dia a dia do mercado de trabalho. Os acadêmicos de Direito irão atuar em atendimentos com foco na mediação e conciliação, já os futuros psicólogos oferecerão atendimentos individualizados para tratar a saúde emocional e mental dos endividados, enquanto os estudantes de Ciências Contábeis poderão prestar serviços relacionados ao plano de pagamento e gestão financeira.
A reunião contou com a presença dos acadêmicos, da coordenadora do curso de Psicologia, Avany Leal e da coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), professora Yvanna Faria. Na ocasião, o projeto foi apresentado pela servidora do Nupemec, Maria Alice Correa da Costa.