- Sobre o Curso
- Objetivos, Qualificações e Diferenciais
- Perfil do Aluno
- Programa e Metodologia
- Local e Horário
- Regulamento
Sobre o Curso:
O processo de inclusão educacional de estudantes com deficiência traz em sua razão de existir a necessidade de qualificar as estruturas envolvidas neste processo: o ingresso de um maior número de estudantes com deficiência, sua permanência nas escolas, a necessidade da garantia da aprendizagem desse sujeito como direito social, a oferta dos serviços ao público da educação Especial na escola comum, trazem a necessidade da ampliação e criação de cursos de especialização para profissionais que desejam atuar no processo educacional inclusivo, para que o atendimento educacional especializado ganhe cada vez mais força e qualidade.
Carga horária de 360 horas.
Objetivo Geral:
- Formar, em nível de pós-graduação lato sensu, profissionais na área da Educação Especial e Inclusiva.
Objetivos Específicos
- Capacitar o profissional atuante na área da educação ou áreas afins para atuar com a Educação Especial e Inclusiva em instituições de ensino no setor público e privado.
- Preparar o profissional para atuar em uma sala de aula e/ou equipe multidisciplinar, atendendo às necessidades de cada sujeito no âmbito da Educação Especial e Inclusiva.
Disciplinas:
- Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva e Políticas Educacionais.
- Bases Neurobiológicas e Funções Neurológicas do Desenvolvimento Humano e da aprendizagem.
- Formação de professores para a Educação Especial e o Currículo na perspectiva inclusiva.
- O planejamento educacional individualizado (PEI) na perspectiva da Educação Inclusiva e a avaliação da aprendizagem.
- Tecnologia assistiva e recursos tecnológicos para o trabalho com a Educação Especial.
- A perspectiva do trabalho inclusivo com a deficiência física.
- A perspectiva do trabalho inclusivo com TEA e TGD – transtorno do espectro autista e transtornos globais do desenvolvimento.
- A perspectiva do trabalho com altas habilidades e superdotação.
- A perspectiva do trabalho inclusivo com a deficiência intelectual.
- A perspectiva do trabalho inclusivo com a deficiência auditiva e surdez.
- A perspectiva do trabalho inclusivo com a síndrome de Dow.
- A perspectiva do trabalho inclusivo com a deficiência visual e baixa visão.
- A perspectiva do trabalho inclusivo com pessoas com surdo cegueira.
- As múltiplas deficiências e a organização do trabalho pedagógico.
- Os transtornos funcionais de aprendizagem e a inclusão na Educação.
Perfil do Aluno
Docentes na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio;
Gestores (Diretores e Coordenadores) de escolas,
Supervisores e orientadores escolares e profissionais graduados em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, dentre outros cursos ou áreas afins.
Programa e Metodologia:
Programa com duração de 14 meses, aulas presenciais com professores referencia de mercado.
Local:
Faculdade Insted
Terça-feira das 18:30 às 21:30 (3 horas)
Quinta-feira das 18:30 às 21:30 (3 horas)
Sábado das 8 às 12 e das 13:30 às 15:30 (6 horas)
Regulamento:
Alunos com ensino superior completo.