Sobre o Curso:

O processo de inclusão educacional de estudantes com deficiência traz em sua razão de existir a necessidade de qualificar as estruturas envolvidas neste processo: o ingresso de um maior número de estudantes com deficiência, sua permanência nas escolas, a necessidade da garantia da aprendizagem desse sujeito como direito social, a oferta dos serviços ao público da educação Especial na escola comum, trazem a necessidade da ampliação e criação de cursos de especialização para profissionais que desejam atuar no processo educacional inclusivo, para que o atendimento educacional especializado ganhe cada vez mais força e qualidade.

Carga horária de 360 horas.

Objetivo Geral:

  • Formar, em nível de pós-graduação lato sensu, profissionais na área da Educação Especial e Inclusiva.

Objetivos Específicos

  • Capacitar o profissional atuante na área da educação ou áreas afins para atuar com a Educação Especial e Inclusiva em instituições de ensino no setor público e privado.
  • Preparar o profissional para atuar em uma sala de aula e/ou equipe multidisciplinar, atendendo às necessidades de cada sujeito no âmbito da Educação Especial e Inclusiva.

Disciplinas:

  1. Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva e Políticas Educacionais.
  2. Bases Neurobiológicas e Funções Neurológicas do Desenvolvimento Humano e da aprendizagem.
  3. Formação de professores para a Educação Especial e o Currículo na perspectiva inclusiva.
  4. O planejamento educacional individualizado (PEI) na perspectiva da Educação Inclusiva e a avaliação da aprendizagem.
  5. Tecnologia assistiva e recursos tecnológicos para o trabalho com a Educação Especial.
  6. A perspectiva do trabalho inclusivo com a deficiência física.
  7. A perspectiva do trabalho inclusivo com TEA e TGD – transtorno do espectro autista e transtornos globais do desenvolvimento.
  8. A perspectiva do trabalho com altas habilidades e superdotação.
  9. A perspectiva do trabalho inclusivo com a deficiência intelectual.
  10. A perspectiva do trabalho inclusivo com a deficiência auditiva e surdez.
  11. A perspectiva do trabalho inclusivo com a síndrome de Dow.
  12. A perspectiva do trabalho inclusivo com a deficiência visual e baixa visão.
  13. A perspectiva do trabalho inclusivo com pessoas com surdo cegueira.
  14. As múltiplas deficiências e a organização do trabalho pedagógico.
  15. Os transtornos funcionais de aprendizagem e a inclusão na Educação.

Perfil do Aluno

Docentes na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio;

Gestores (Diretores e Coordenadores) de escolas,

Supervisores e orientadores escolares e profissionais graduados em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, dentre outros cursos ou áreas afins.

Programa e Metodologia:

Programa com duração de 14 meses, modalidade EAD, com professores referencia de mercado.

Local:

Faculdade Insted

Terça-feira das 18:30 às 21:30 (3 horas)

Quinta-feira das 18:30 às 21:30 (3 horas)

Sábado das 8 às 12 e das 13:30 às 15:30 (6 horas)

Regulamento:

Alunos com ensino superior completo.