
Na última sexta-feira (24), acadêmicos dos cursos de Ciências Contábeis e Administração participaram da palestra “Empresa Júnior” com o diretor de expansão e regulamentação da Federação das Empresas Juniores de Mato Grosso do Sul (Fejems), Fernando Lino.
O coordenador dos respectivos cursos, Prof. Willian Maachar, abriu o evento falando sobre a importância da Faculdade Insted inaugurar sua primeira empresa júnior, uma associação civil formada por acadêmicos a fim de prestar serviços à comunidade com valores abaixo do praticado pelo mercado, onde todo o faturamento é revertido para capacitação e aprimoramento dos mesmos.
“A empresa júnior da Faculdade Insted será desenvolvida de forma multidisciplinar, abrangendo os demais cursos da instituição. A partir desse ano, nosso plano é que a empresa júnior já comece a emitir nota fiscal de serviço prestado, além de prestar consultorias de mercado em que nossos acadêmicos serão os consultores. É uma forma de trazer ainda mais a prática para dentro da nossa faculdade”, afirma Prof. Willian.
Poderão participar os alunos do 2º ao 7º semestre.
PROJETOS DE EXTENSÃO
Além da palestra sobre a abertura da empresa júnior, os acadêmicos presenciaram também as novidades dos projetos de extensão da Faculdade Insted. O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) voltado ao curso de Ciências Contábeis já retorna suas atividades nesta semana e para os estudantes de Administração, o Projeto Integrador e o Gestão + se unem para novas ações.
Sob a supervisão dos professores, o NAF oferece atendimentos gratuitos à população visando a inserção dos acadêmicos na rotina do mercado de trabalho. Somente em 2022, quase 200 atendimentos foram realizados à comunidade, dentre declaração de imposto de renda, abertura e fechamento de MEI, consultorias para negócios e muito mais. No primeiro semestre de 2023, os alunos serão supervisionados pelo Professor Ryan Caldas.
Já o Projeto Integrador é uma iniciativa em que os alunos realizam pesquisas durante meses e apresentam a cada final de semestre. Guiados pelo professor Márcio Coutinho, este ano o projeto une-se ao Gestão + para a abertura de uma nova empresa.
Parceria com a Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG), o Gestão + oferece estudos de caso e orientações profissionais nas áreas administrativa e contábil para empresas associadas à casa do empresariado a custo zero.