Acadêmicos de Pedagogia realizam projeto de remição de pena pela leitura no Sistema Penitenciário da Capital

WhatsApp-Image-2023-04-05-at-13.41.46-1

(Arquivo Pessoal)

Desde 2022, os acadêmicos do curso de Pedagogia da Faculdade Insted participam do projeto de extensão Remição pela Leitura, uma parceria da instituição com a Agepen, que leva a importância da leitura e da produção de texto como reintegração e ressocialização dos internos.

O projeto foi regulamentado pela resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nº 391/2021, que prevê a remição de pena de quatro dias para cada obra literária lida e comprovada. Em 12 meses, cada indivíduo pode ler até 12 obras, com possibilidade de remir em até 48 dias por ano a sua pena.

(Arquivo Pessoal)

Para este ano, a parceria foi renovada através da coordenadora do curso, professora Dani Gil e do então diretor Mauro Augusto Ferrari de Araújo, do Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho.

“Os nossos estudantes têm a oportunidade, juntamente com a população carcerária, de fazer intervenções de leitura e escrita que impactam a vida dos detentos. Isso tem transformado a vida dos acadêmicos, quebrando paradigmas e preconceitos. É importante ressaltar o atendimento impecável do estabelecimento penal e de toda a equipe, que nos auxiliam a realizar um trabalho muito bonito de ressocialização através da educação”, afirma a professora Dani Gil.

Para os estudantes, esta é uma oportunidade única de crescimento pessoal e profissional. Nas visitas, os alunos são divididos em dois grupos e são supervisionados pelos professores. A cada obra lida, os detentos produzem resenhas que são corrigidas pelos acadêmicos.

(Arquivo Pessoal)

“Nós acreditamos que através da educação e da cultura existe uma mudança de percepção do mundo. Tem sido muito marcante para a minha formação participar deste projeto e ter acompanhado o crescimento e a evolução de quem tem participado, tanto dos alunos quanto da população carcerária”, afirma o acadêmico de Pedagogia, Michel Molinari.

O projeto Remição pela Leitura faz parte dos programas de extensão que o curso de Pedagogia da Faculdade Insted oferece. Líder em metodologias ativas no Centro-Oeste, a instituição busca a formação pessoal e profissional dos acadêmicos para lidar com os desafios do mercado de trabalho.