Mais de 40 instituições do Brasil e do mundo participarão do Congresso que visa reunir pesquisadores e comunicadores para promover a pesquisa, compartilhamento de investigação e publicação cultural-científica em todas as áreas do conhecimento

Voltado para acadêmicos das mais diversas áreas, o 1º Congresso Internacional: Conexões de Saberes Contemporâneos (COSACO) será realizado entre os dias 27 e 28 de abril, de forma 100% on-line. O evento global é uma parceria entre a Faculdade Insted e o Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) que visa a integração das atividades científicas desenvolvidas pelos acadêmicos ao longo da graduação.
O COSACO é destinado a estudantes e pesquisadores das áreas de Pedagogia, Direito, Ciências Contábeis, Administração, Estética e Cosmetologia, Psicologia, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e demais áreas. Por meio do incentivo a produção acadêmica, o evento on-line permite a participação de diversas instituições do Brasil e do mundo, como a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e o Núcleo de Estudos Culturais Comparados (NEECC) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), já confirmadas. O evento ainda conta com o apoio do NAV(r)E – Núcleo de Artes Visuais em (re)Verificações Epistemológicas – UEMS/CNPq. Ao todo, o evento contará com mais de 40 instituições e 22 Estados participantes, além de outros países como Argentina, Paraguai e Portugal.
O congresso tem como comitê organizador o coordenador de graduação da Faculdade Insted, Prof. Dr. Fábio do Vale e o diretor-presidente da CLAEC, Prof. Me. Bruno César Alves Marcelino. O principal objetivo, segundo Prof. Dr. Fábio do Vale, é a valorização do trabalho acadêmico como forma de pesquisa e fomento à ciência.
“A bancada científica latino-americana tem conquistado cada vez mais o seu espaço em projetos acadêmicos. É nesse sentido que a Faculdade Insted, em seu 5º ano de atividade no Ensino Superior, se aliançou ao CLAEC – Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura, para fomentar a pesquisa, o diálogo e compartilhamento científico internacional através das comunicações e, a posteriori, as publicações. Esse congresso internacional conta com o distinto centro de pesquisa CLAEC que não apenas apoiou, mas chancelou a nossa proposta o que muito nos envaidece considerando a credibilidade de um dos maiores centros de interação de pesquisa científica do país”, afirma Prof. Dr. Fábio do Vale.



Entre os palestrantes confirmados estão:
Facundo Giuliano: Doctor en Ciencias de la Educación por la Universidad de Buenos Aires. Posdoctorado en Ciencias Humanas y Sociales por la Facultad de Filosofía y Letras (UBA). Director del proyecto de investigación FiloCyT “Educación, filosofía y psicoanálisis: la potencia de un anudamiento indisciplinario frente al capitalismo contemporáneo” con sede en el Instituto de Investigaciones en Ciencias de la Educación (UBA).
Luã Armando: Graduado en Lenguas y Pedagogía. Doctorando en Estudios del Lenguaje por la UFMS, Master en Lingüística Aplicada por la UEMS y especialista en Educación Moderna por la PUCRS y en Neuropsicopedagogía por la FAVENI. Es miembro de la junta directiva de la Asociación Brasileña para la Educación Plurilingüe (ABRASEP). Es autor del libro Identidad del Sujeto Bilingüe en Construcción: Interfaces con una Comunidad de Práctica en Formación. Actualmente es coordinador bilingüe de Nota 10 Rede de Ensino (MS) y Master (MT), además de profesor en el curso de Pedagogía en el INSTED College y coordinador del curso de especialización en Educación Bilingüe también en el INSTED.
Nicholas Roberts: BMUS commercial music performance, BTEC popular music performance, First diploma popular music performance, Deputy editor, Executive secretary & director, Broadcast journalist.
Para mais informações e o cronograma completo, acesse aqui.
Realização
Faculdade Insted
A Faculdade Insted nasceu com o propósito de inovar em Mato Grosso do Sul. Líder em metodologias ativas no Centro-Oeste, a instituição é dirigida por Neca Chaves Bumlai, filha dos educadores Pedro Chaves e Reni Domingos, que carregam consigo mais de 50 anos de dedicação à educação do Estado. A Faculdade Insted está localizada no coração de Campo Grande-MS e conta com professores renomados nas diversas áreas oferecidas, como: Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências Contábeis, Direito, Estética e Cosmética, Pedagogia, Psicologia e Gestão.
Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
O objetivo central do CLAEC é realizar estudos e análises de ações, projetos, programas e políticas desenvolvidas na área da cultura entre os países que integram a América Latina. O centro promove ações que geram conhecimentos e experiências, por meio da elaboração e execução de projetos voltados para a promoção, expansão e difusão das políticas socioculturais.