“Todo dia é dia do livro” é marcado pela troca de experiências e conhecimentos entre jovens e educadores

WhatsApp-Image-2023-05-08-at-09.46.37-3

Membros que compuseram a mesa cultural (Foto: Divulgação)

Em uma noite para falar sobre a importância do livro como transformação social, a Faculdade Insted realizou na última quinta-feira (05), o evento “Todo dia é dia do livro”. Em parceria com a Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Duo Escola de Dança e Academia sul-mato-grossense de Letras, a mesa redonda contou com nomes relevantes da Educação de MS para compartilhar conhecimentos entre os presentes. 

Compuseram a mesa: os moderadores Prof. Dr. Fábio do Vale (Insted) e o poeta e advogado Rubenio Marcelo (ASL), e os integrantes: professora Thaís Barbosa, da Escola Estadual Prof. Emygdio Campos Widal e Academia Estudantil de Letras “Raquel Naveira”; Henrique de Medeiros, presidente da Academia sul-mato-grossense de Letras; Raquel Naveira, membro da Academia sul-mato-grossense de Letras; Ana Maria Bernardelli, membro da Academia sul-mato-grossense de Letras; Lucas Henrique Bitencourt, Secretário Municipal de Educação de Campo Grande/MS e Adriana Buytendorp, representando a Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul.


Mais de 300 participantes no evento “Todo dia é dia do livro” (Foto: Divulgação)

“Eu fiquei muito honrada em participar desse evento porque falar sobre o livro é necessário para que todos aumentem sua visão de mundo, a sua capacidade de vocabulário e para ter novas visões da vida social, É muito importante a noite de hoje, pois além de congregar escritores do nosso Estado, os acadêmicos que estão aqui poderão trocar ideias conosco, saber sobre a dinâmica de produção e do valor da literatura na nossa vida”, destaca Ana Maria Bernardelli, membro da Academia sul-mato-grossense de Letras.

A Duo Escola de Dança abriu o evento com apresentações de ballet e o diretor da Faculdade Insted, Fernando Bumlai, agradeceu a presença de todos.


Diretor Fernando Bumlai; Secretário de Educação de Campo Grande/MS, Lucas Bitencourt e coordenador acadêmico Prof. Dr. Fábio do Vale (Foto: Taciane Ito)

“É muito importante lembrarmos da importância do livro, uma ferramenta que mudou a história da humanidade, que nos ajuda a viajar para lugares que nunca fomos, a conhecer pessoas e personagens e principalmente, servir de conhecimento para todas as áreas. Estamos todos aqui hoje, como estudantes e professores, para que assim, possamos aprender e modificar a nossa forma de compreender o mundo e ver a realidade”, destaca Fernando.

O evento literocultural contou com mais de 300 participantes, desses presentes, os acadêmicos da Faculdade Insted, alunos e pais do Colégio Classe A, bem como da Escola Estadual Emygdio Campos Widal, sob a supervisão da professora de língua portuguesa Thaís Barbosa que trouxeram e expuseram a obra do poeta Rubenio Marcelo em tamanho ampliado como homenagem ao livro VIAS DO INFINITO SER, do referido autor, que compôs a lista de obras de leitura obrigatória do vestibular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS.

Contanto com a vasta experiência do referido poeta, o professor Dr. Fábio do Vale endossou: “muitas vezes falamos de arte e cultura distante daqueles que a produzem, dividir a moderação do evento ladeado do artista, escritor, compositor e advogado, Rubenio Marcelo é motivo de celebração e emoção”. Assim como o poeta Rubenio Marcelo, todos os convidados vieram de forma voluntária para participarem do evento, o que demonstra valoração desses consagrados profissionais e agentes da cultural em conseguir em suas exíguas agendas, espaço para prestigio e participação em nosso evento.

“Viemos celebrar o livro, a cultura, a palavra e principalmente a educação. Nosso principal objetivo é levar os nossos conhecimentos para os jovens, para que possam ser inspirados através da leitura. E tenho a certeza de que a partir deles teremos um movimento multiplicador em busca da leitura e do conhecimento”, destaca Rubenio.


Mesa redonda com educadores de MS (Foto: Divulgação)

Membro da Academia sul-mato-grossense de Letras, a educadora Raquel Naveira fala sobre a necessidade de reunir amantes da leitura para falar sobre o tema, como forma de disseminação de conhecimento. Já a professora de Língua Portuguesa, Thais Barbosa, destaca a importância do livro nas escola se na vida de jovens estudantes, para que se tornem profissionais de excelência no futuro.

Para o Secretário Municipal de Educação de Campo Grande/MS, Lucas Bitencourt, o evento “Todo dia é dia do livro” é de extrema relevância para a sociedade pois é visto o declínio da leitura hoje em dia e somente através da conscientização é possível reverter o quadro. “A leitura é preditora para o sucesso acadêmico do aluno, então é essencial potencializar a leitura dos jovens para serem cada vez mais críticos perante a sociedade”.

“Quando se trata da formação integral de todos os sujeitos, falar dessa temática é essencial. Levar a esse público jovem a necessidade de se informarem por meio dos livros, sejam eles digitais ou físicos, faz com que tenham melhoras cognitivas e socioemocionais. O Insted está de parabéns e é um grande prazer sermos parceiros em ações que brindam a Educação”, finaliza Adriana Buytendorp.

O auditório da Faculdade Insted, sem sombra de dúvidas, foi palco da única noite da nossa Capital que, publicamente, dedicou a sua atividade cultural para a relevante face da importante mensuração diária que se deve ter e fazer para com o livro.


Life Editora foi grande parceira do evento (Foto: Reprodução)

Também foi destaque a organização do cerimonial em noite cultural realizado pelo coordenador geral da Life Editora, Valter Jerônymo, que, ao final, celebrou o sorteio de livros através do seu Instagram. A Life Editora é uma das mais ativas editoras dentro e fora do nosso Estado.

No desfecho de sua fala na mesa redonda, Henrique de Medeiros, jornalista, poeta e presidente da Academia sul-mato-grossense de Letras afirmou: “posso dizer, sem dúvida, que tudo o que conquistei até hoje foi através do livro, da cultura e do conhecimento, parabéns pelo projeto”.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Prova Online
Redação
Portador de Diploma
Segunda Graduação
Transferência de outra Instituição
Usar nota do Enem