
No mês de julho, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) reconheceu a Faculdade Insted, por meio do setor de Pesquisa (iniciação científica) e Extensão, como uma instituição de pesquisa oficialmente cadastrada pelo Diretório de Instituições de Ensino Superior do CNPq/MEC.
Com o título, a instituição comprova, mais uma vez, seu compromisso com a pesquisa científica. Em seus 5 anos de existência, a Faculdade Insted possui a Revista Camalotes (RECAM) guiada pelo editor-chefe Prof. Dr. Fábio do Vale, além de mais de 50 publicações entre artigos e e-books em diversas revistas e periódicos do Brasil.
“Os dados dos últimos meses mostram o quão tem caído o número de pesquisadores(as) em nosso país e a nossa instituição, na contramão desses dados, busca cada vez mais o compromisso científico”, afirma o Prof. Dr. Fábio do Vale.
O Diretório de Instituições (DI) é o componente da Plataforma Lattes concebido para promover as organizações do Sistema Nacional de CT&I à condição de usuárias das Plataformas do CNPq. Constitui a base de dados cadastrais de toda e qualquer instituição que estabelece algum tipo de relacionamento com o CNPq, como por exemplo: instituições participantes dos programas de bolsas e fomento do CNPq e do Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP); instituições usuárias de serviços prestados pela Agência, como o credenciamento para importação pela Lei 8.010/90; instituições que pleiteiam participar desses programas e serviços.
O cadastro no DI é condição prévia obrigatória para uma instituição ser usuária dos programas e serviços do CNPq, por meio de seus Titulares e Representantes cadastrados.