
A Faculdade Insted, em parceria com a Fundação Social do Trabalho (Funsat), realizou nesta terça-feira (08) o 1º Simpósio de Empregabilidade – Desafios do Mercado de Trabalho em Campo Grande. Com o objetivo de discutir as principais ações e desafios da empregabilidade nos dias de hoje, as entidades reuniram três especialistas no assunto para abordar temas relacionados à qualificação profissional, autogestão, comportamento e mindset. Estiveram à frente do palco o professor e consultor de desenvolvimento e qualificação profissional, Fábio Luiz, o empreendedor e especialista em networking, Dijan de Barros e a especialista em gestão e desenvolvimento de líderes, Regina Possari.

No anfiteatro da instituição, cerca de 60 pessoas participaram do evento, dentre eles os diretores da Faculdade Insted, Neca e Fernando Bumlai, o diretor-presidente da Funsat, Paulo da Silva e o diretor-adjunto João Henrique Bezerra, o secretário da juventude Maicon Nogueira e a subsecretária de Políticas para Mulheres de Campo Grande, Carla Stephanini, representando a prefeita Adriane Lopes.
“Estamos vivendo um novo momento em relação ao emprego. O objetivo desse evento é trazer os empresários para discutir a questão da empregabilidade, relatando as dores dos empreendedores principalmente devido a falta de mão-de-obra qualificada. Então, reunimos o poder público, empresários e colaboradores para podermos pensar em políticas públicas para organizar essa dura realidade em Campo Grande e no Brasil”, afirma o diretor-presidente da Funsat, Paulo da Silva.
Para o diretor da Faculdade Insted, Fernando Bumlai, é papel da universidade apoiar eventos que abordam temas tão importantes voltados à empregabilidade no Estado.
“Nós, como instituição de ensino, não podemos formar profissionais que estejam dissociados ao mercado de trabalho. Então, trazer as empresas para dentro da nossa faculdade, a fim de entender as dores dos empresários para que possamos realizar essa formação adequada é a nossa grande missão.”
Participando do evento, o assessor técnico jurídico da AAOC, Alex Greik, conta sobre a importância do 1º Simpósio de Empregabilidade para a sua função. “As informações aqui compartilhadas são de suma importância pois como gestor é visível a dificuldade relacional, em manter os trabalhadores dentro das empresas, diminuindo assim a rotatividade. Então quando você oferece a capacitação e qualificação profissional, ambas as partes ganham com isso.”


