
O(a) licenciado/a em Pedagogia, imerso(a) numa sociedade diversa e plural, tem em sua formação na Faculdade Insted a essência do respeito, da ética e da responsabilidade inerentes à profissão de educador(a). Vivencia experiências reais do mundo do trabalho durante toda a sua graduação nos diferentes espaços que serão por ele(a) ocupados após a sua formação visando, sobretudo, qualificar sua prática pedagógica. As metodologias ativas contribuem sobremaneira para o protagonismo da sua aprendizagem com vistas à compreensão e sistematização dos assuntos da Educação
ÁREAS DE ATUAÇÃO
O pedagogo atua em todos os contextos educacionais: em espaços escolares e não escolares, na docência, na gestão de processos educativos e em segmentos responsáveis pelo gerenciamento de sistemas educacionais.
- Matriz Curricular
- Coordenadora
- Corpo Docente
Adaptação do Currículo, Plano Educacional Individualizado e o Processo Avaliativo na Educação Especial
Administração dos Recursos Financeiros e de Sistemas na Educação
Alfabetização e Letramento
As Múltiplas Linguagens da Criança da Educação Infantil
Atividades Complementares
Atuação do/a Pedagogo/a em Espaços Escolares e Não Escolares
Classe Hospitalar e Atendimento Domiciliar Pedagógico
Competências Pessoais e Profissionais VI (Pedagogia e Cultura Digital no contexto escolar)
Corpo, Gestos e Movimentos
CPP - Competências Pessoais e Profissionais I (Linguagem Instrumental)
CPP - Competências Pessoais e Profissionais II (Lógica Instrumental)
CPP - Competências Pessoais e Profissionais III (Profissão e Mercado: Aplicabilidades)
CPP - Competências Pessoais e Profissionais IV (Pesquisa em Educação e Metodologia Científica)
CPP - Competências Pessoais e Profissionais V (Inteligência Emocional e Relações Interpessoais)
CPP - Competências Pessoais e Profissionais VII (Projeto de Vida, Felicidade e Propósito)
CPP - Competências Pessoais e Profissionais VIII (Liderança de Equipes)
Crianças e Infâncias: Identidade Pessoal, Social e Cultural na Educação Infantil
Cultura e Currículo Escolar dos Sistemas e Instituições de Ensino
Didática e Organização da Aprendizagem
Direitos Humanos, Ética e Consciência Socioambiental
Diversidade, Inclusão e Relações Étnico-Raciais
Educação de Jovens e Adultos – EJA
Educação Especial, Transtornos Funcionais de Aprendizagem e Tecnologia Assistiva
Educação para Populações Específicas: Indígena, Quilombola e do Campo
Estágio Supervisionado I
Estágio Supervisionado II
Estágio Supervisionado III
Estágio Supervisionado IV
Fundamentos, Metodologia da Arte e da Literatura e seus Processos de Avaliação
Fundamentos, Metodologia de Ciências da Natureza e Avaliação da Aprendizagem
Fundamentos, Metodologia de Linguagens e Avaliação da Aprendizagem
Fundamentos, Metodologia de Matemática e Avaliação da Aprendizagem
Fundamentos, Metodologia e Avaliação da Aprendizagem da História e da Geografia
Fundamentos, Metodologia e Processos Avaliativos na Educação Infantil
Gestão Escolar e a Organização do Trabalho Pedagógico
História e Filosofia da Educação
Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS
Metodologias Ativas e o Protagonismo Estudantil
Política, Organização do Ensino no Brasil e Legislação da Educação
Projeto Integrador I / Prática Pedagógica I
Projeto Integrador II / Prática Pedagógica II
Projeto Integrador III / Prática Pedagógica III
Projeto Integrador IV / Prática Pedagógica IV
Projeto Integrador V / Prática Pedagógica V
Projeto Integrador VI / Prática Pedagógica VI
Projeto Integrador VII / Prática Pedagógica VII
Projeto Integrador VIII / Prática Pedagógica VIII
Psicologia da Educação
Raciocínio Lógico, Medidas Educacionais e Estatística Aplicada à Educação
Teorias Pedagógicas da Educação
DISCIPLINAS OPTATIVAS
Neurociência da Aprendizagem
Pedagogia Empresarial
Sexualidade, gênero e diversidade
Daniela Gil - Coordenadora e Docente
Graduada em Pedagogia, Especialista em Métodos e Técnicas de Ensino, mestra em Educação, cursando MBA na Uniamérica em Educação Híbrida, Metodologias Ativas e Gestão da Aprendizagem, cursando MBA na PUCRS em Gestão de Pessoas: carreiras, liderança e coaching. Possui experiência de mais de 20 anos na Educação Básica e de 14 anos na Educação Superior. Exerce outras funções na faculdade Insted: Diretora Pedagógica, presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e Procuradora Institucional.
Prof. Dr. Carlos Igor de Oliveira Jitsumori
Prof. Dr. José Flávio Rodrigues Siqueira
Profª. Me. Lilian Oliveira Daniel
Profª Roberta Garcia Alves
REGULAMENTOS DO CURSO DE PEDAGOGIA
- Regulamento do projeto integrador
- Regulamento do Estágio Supervisionado
- Regulamento das Atividades Práticas
- Regulamento da Brinquedoteca
- Regulamento das Atividades Complementares
EMENTAS DO CURSO DE PEDAGOGIA
- DISCIPLINAS OPTATIVAS
- Gestão Educacional em Espaços Escolares e não escolares.
- Educação infantil e seus campos de experiências
- Organização e Gestão de Políticas Educacionais
- Formação e Atuação Profissional do Pedagogo
- Mediação da Aprendizagem de Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias
- Mediação da Aprendizagem de Ciências Humanas e suas tecnologias
LINKS DO CURSO DE PEDAGOGIA
- CARTILHA DOS ESTUDANTES SOBRE A BNCC
- ATO AUTORIZATIVO DO MEC PARA OCURSO DE PEDAGOGIA
PUBLICAÇÕES DO CURSO
- Formação inicial e continuada do docente para a atuação na educação especial na perspectiva inclusiva – Bruna Fernanda da Silva Vieira e Paola Gianotto Braga
- Direito à educação básica: Estado, família e sociedade – Natália Bastos Pavão e Paola Gianotto Braga
EDITAIS DO CURSO
- Edital 01 Monitoria Projeto de extensão remição pela leitura 11.02.2022
- Edital 02 Chamada para processo seletivo Remição pela Leitura 17.02.2022
REGULAMENTOS
- Em Breve