Sobre o curso de

Direito Processual Civil

A pós-graduação em Direito Processual Civil da Faculdade Insted é uma parceria com a Associação dos Magistrados de Mato Grosso do Sul (AMAMSUL), por meio de sua Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso do Sul (ESMAGIS). Tem como objetivo qualificar os profissionais que atuarão ou já atuam na área objeto do curso, proporcionando-lhes contato com as disciplinas afetas a essa atuação, com incentivo à pesquisa e ao aprimoramento de suas atividades, contribuindo para a melhoria da gestão de conflitos nas atividades desempenhadas.

Objetivo

Qualificar os profissionais que atuarão ou já atuam na área objeto do curso, proporcionando-lhes contato com as disciplinas afetas a essa atuação, com incentivo à pesquisa e ao aprimoramento de suas atividades; capacitar profissionais com formação adequada para intervirem de forma direto na realidade social, política e econômica; contribuir para a melhoria da gestão de conflitos nas atividades desempenhadas.

Perfil do Aluno

Bacharéis em Direito ou Ciências afins, profissionais da área jurídica, incluindo carreiras da Magistratura, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia Pública e Privada, Polícias.

MÓDULO 1 – Estrutura Fundamental do Processo Civil

Normas fundamentais de direito processual civil

Sujeitos do processo – doutrina e jurisprudência sobre a participação no processo – contraditório efetivo

Teoria Geral da Prova e Provas em Espécie

Efetividade das decisões judiciais

Seminário 1

MÓDULO 2 – Processo Civil em Espécies

Recursos processuais civis e postulação nos Tribunais

Aspectos práticos da tutela provisória

Teoria geral do processo coletivo e ações coletivas

Execução civil

Cumprimento de sentença

Procedimentos Especiais e ações imobiliárias

Processo civil empresarial

Dissolução e sociedade – apuração de haveres

Recuperação Judicial

Seminário 2

MÓDULO 3 – Metodologia do Trabalho Científico

Metodologia científica

Elaboração e apresentação do artigo final

Seminário 3 – Encerramento

Investimento

*Consulte nossos descontos para convênios e ex-alunos. *Descontos não cumulativos.

Taxa de Inscrição

R$ 200,00 (Duzentos reais)

Parcelas

16 parcelas
R$ 630,00

Docentes

Dr. Vilson Bertelli (coordenador do curso)

Desembargador (TJMS). Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1983) e doutorado em Direito Processual pela Universidade de São Paulo (USP-2016). Atualmente é desembargador – Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul, professor da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso do Sul (ESMAGIS/AMASUL) e professor da Escola Judicial do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (EJUD/TJMS), atuando principalmente no seguinte tema: magistratura, história, carreira, organização judiciária, direito processual civil.

Dr. Vilson Bertelli (coordenador do curso)

Me. Alessandro Carlo Meliso Rodrigues

Juiz de Direito no Estado de Mato Grosso do Sul (TJMS). Ex-Diretor Geral da Escola da Magistratura de Mato Grosso do Sul (ESMAGIS). Professor de Direito Civil e de Processo Civil na Escola da Magistratura de Mato Grosso do Sul (ESMAGIS). Professor contratado da Faculdade Unigran Capital (Unigran Capital), Cursos de Graduação e Pós graduação. Docente, do Curso de Pós graduação (lato sensu) em Processo Civil da Faculdade Insted. Professor voluntário de Direito Civil na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (FADIR-UFMS). Membro Acadêmico Efetivo da Academia de Direito Processual de Mato Grosso do Sul (ADPMS). Mestre em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa – Portugal (FDUL). Pós Graduado em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Pós Graduado em Direito Civil pela Unisul – Universidade do Sul de Santa Catarina (2006). Graduação em Direito – Instituição Toledo de Ensino de Presidente Prudente – SP (1997).

Me. Alessandro Carlo Meliso Rodrigues

Me. Alexandre Ávalo Santana

Procurador-Geral do Município de Campo Grande. Advogado e Consultor Jurídico. Sócio do escritório de advocacia Ávalo & Rizkallah Advogados Associados. Professor de Direito Processual Civil e Direito Constitucional (graduação e pós-graduação). Professor da Escola de Direito do Ministério Público (EDAMP), Escola Superior da Advocacia (ESA), Escola Superior da Magistratura (ESMAGIS), Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e do CERS. Ocupou o cargo de Assessor Jurídico do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. Mestre em Direito (UFMS). Pós-graduado em Direito Processual Civil (INPG/UCDB). Pós-graduado em Direito Constitucional (PUC-RJ). Pós-graduado em Direito Tributário (PUC-Minas). Graduado em Direito pela Universidade Católica Dom Bosco. Coautor dos livros: “Novo CPC e o Processo Tributário”, “Novo CPC: Análise Doutrinária”, “Manual de direito processual civil”, “Manual de Direito Civil”, “Direito Eleitoral, comentários doutrina e jurisprudência”, “O novo Direito Eleitoral brasileiro”, entre outros. Autor de diversos artigos publicados em revistas e sites especializados. Membro do CEAPRO, ABRADEP e ABDPRO.

Me. Alexandre Ávalo Santana

Dr. Leonardo Avelino Duarte

Mestre e Doutor em Direito pela FADISP, SP. Advogado desde março de 1999. Ex-Presidente da OAB, Seccional de Mato Grosso do Sul (2010-2012). Ex-Coordenador Nacional do Exame de Ordem (2013). Conselheiro Federal Titular da Ordem dos Advogados do Brasil (2013-2014). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional e Administrativo. Membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Direito Público (www.asdp.com.br). Membro da Academia de Direito Processual do MS (ADP). Pecuarista e ambientalista. Fundador do iniciativa de ciência cidadã Biofaces (www.biofaces.com), associada da rede brasileira de ciência cidadã (RBCC), que atualmente é o maior site de registros de fauna em mamíferos, répteis, anfíbios e invertebrados do Brasil.

Dr. Leonardo Avelino Duarte

Dr. Thiago Melim Braga

Aluno do Programa de Estágio de Pós-Doutoramento em Direitos Humanos pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (2023/em andamento). Doutor (2019/2022) em Direito pela PUC/SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), Mestre (2016/2018) em Direito do Estado pela PUC/SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). Especialista (2013/2015) em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Graduado em Direito pela Universidade Anhanguera/Uniderp (2008/2012). Professor da disciplina de Metodologia do Trabalho Científico nos cursos de Pós-Graduação lato sensu, em conjunto com a Professora Dra. Ordália Alves de Almeida, da Faculdade INSTED (Campo Grande/MS). Advogado e, atualmente, sócio do Escritório Faracco e Braga Advogados Associados, com forte atuação consultiva e contenciosa nos seguintes ramos do Direito: Civil, Processo Civil, Empresarial, Falências e Recuperações Judiciais, Constitucional, Eleitoral, Administrativo e Trabalhista (Maio 2023/em andamento). Membro da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de São Paulo (inscrição n. 333.689). Membro da Comissão de Direito Constitucional da OAB/SP (biênio 2017/2018). Membro da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de Mato Grosso do Sul (inscrição n. 28.773-A). Foi estagiário do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, lotado na 43 Promotoria de Justiça de Campo Grande, inicialmente com atribuição para atuação nos Juizados Especiais Cíveis e Criminais (2008) e, posteriormente, com atribuição para a Proteção e Defesa do Consumidor (2011/2012) e do escritório Flávio Jacó Chekerdemian Advogados Associados, também em Campo Grande/MS (2009/2010). Fora advogado associado e, posteriormente, sócio do Escritório Renato Leal Advogados Associados (Abril 2013/Abril 2023).Idiomas: português, inglês, espanhol e francês

Dr. Thiago Melim Braga

Drª. Ordália Alves Almeida

Possui graduação em Pedagogia – Magistério da Pré-Escola, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1984), Mestre em Educação – Fundamentos da Educação, pela Universidade Federal de São Carlos (1994) e Doutora em Educação – Metodologia do Ensino, pela Universidade Federal de São Carlos (2001). Pós-Doutora na área da Sociologia da Infância, no Instituto de Estudos da Criança – Universidade do Minho, Braga/Portugal (2008 a 2009). Coordenou o Curso de Pedagogia para Educação Infantil – Consócio PROFORMAR (2004-2010). Coordenou o PROINFANTIL MEC/UFMS nos Estados de Alagoas, Bahia, Mato Grosso do Sul e Sergipe (2004 a 2010). Coordenou o curso de Especialização em Docência na Educação Infantil e os Cursos de Extensão em Educação Infantil MEC/UFMS (2009 a 2015). Coordenou o Fórum Estadual de Educação de MS (2016 a 2018) Membro da Rede Nacional da Primeira Infância. Bacharel em Direito. Diretora da Faculdade de Educação – FaEd/UFMS (2017-2019). Membro da Câmara de Educação Superior do Conselho Estadual de Educação-MS. Professora Titular aposentada da UFMS (1989 a 2019). Atuo na formação de professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental e com Gestão e Políticas Públicas para a Infância. Diretora do Centro de Educação Infantil – CEI Detran/MS. Professora do Curso de Direito da Faculdade Insted-MS.

Drª. Ordália Alves Almeida

Me. Sérgio Silva Muritiba

Advogado em Campo Grande-MS desde o ano de 2001. Sócio fundador do escritório Muritiba & Niutom Jr. Advogados Associados. Conselheiro da OAB/MS do ano de 2015 até o ano de 2021. Presidente da Escola Superior da Advocacia de Mato Grosso do Sul do ano de 2007 ao ano de 2009. Membro da Comissão Especial de Juristas da Câmara dos Deputados, que analisou o Código de Processo Civil de 2015. Professor universitário dos cursos de graduação e pós graduação em diversas instituições de ensino. Membro do Conselho Consultivo da Escola Judiciaria Eleitoral de Mato Grosso do Sul. Membro da Comissão de Assuntos Agrários e Agronegócios da OAB/MS. Possui graduação em Direito pela Universidade Católica do Salvador. É mestre em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Possui livros e artigos jurídicos publicados em editoras especializadas.

Me. Sérgio Silva Muritiba

Esp. José Eduardo Chemin Cury

Advogado e Administrador Judicial de Falências e Recuperações Judiciais no estado de Mato Grosso do Sul; Pós- Graduado em Direito Civil e Empresarial; Curso de Extensão em Falência e Recuperação Judicial; Curso de Extensão em Recuperação Judicial de; Curso de Extensão em Insolvência pela California Western School Of Law/San Diego EUA; Juiz Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul; Pós-Graduado em Direito; Especialista em Direito Administrativo voltado à Gestão Pública; Especialista em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) / Escola Superior da Advocacia (ESA-MS). Professor titular da EFAGRO – Escola de Formação do Agronegócio

Esp. José Eduardo Chemin Cury

Cassiano Garcia Rodrigues

Especialista pela UNIDERP, Mestre e Doutorando em Processo Civil pela FADISP. Assessor de Desembargador do TJMS. Membro da Academia de Direito Processual do Mato Grosso do Sul – ADPMS

Cassiano Garcia Rodrigues

Modalidade

Presencial com aulas on-line ao vivo

Carga Horária

360 horas

Regulamento

Aluno com ensino superior completo

Prova Online
Redação
Portador de Diploma
Segunda Graduação
Transferência de outra Instituição
Usar nota do Enem