
Na atualidade existe uma crescente demanda para o uso de especialistas para orientação e esclarecimento do juiz, sendo que este fato ocorre em razão das áreas do conhecimento sofrerem uma constante expansão. Foi por meio das avaliações psicológicas de cunho pericial que a psicologia se aproximou do direito, inicialmente como derivada da medicina legal, e de forma gradual, percorrendo os caminhos de modo mais independente. A prática da avaliação psicológica no contexto forense refere-se a um processo avaliativo dirigido a responder demandas jurídicas específicas, relacionadas às múltiplas ações judiciais (Lago & Puthin, 2020). De forma geral essas avaliações se dirigem a eventos definidos de forma mais restrita, relativas a uma demanda do sistema de justiça civil ou criminal.
EAD
encontro mensal
Regulamento
Aluno com ensino superior completo em psicologia
Objetivo
O curso é composto por 15 disciplinas e, ao findar destas, a orientação e elaboração do Trabalho de Final de Curso. A pós-graduação tem por objetivo qualificar psicólogos para que atuem como peritos na área jurídica, considerando sua relevância que é um meio probatório, onde o profissional verifica e analisa fatos pertinentes à causa, transmitindo ao magistrado seu parecer.
- Matriz Curricular
- Perfil do Aluno
- Investimento
Introdução a Ps. Forense e Av. Psicológica Pericial
O Sistema de Justiça Brasileiro
Entrevista clínico-forense
Avaliação neuropsicológica no contexto forense
Avaliação de personalidade - Teste de Rorschach
Avaliação Psicológica na vara de família
Avaliação Psicológica na Justiça do trabalho
Avaliação Psicológica na vara cível
Metodologia científica
Avaliação Psicológica na vara da infância e juventude
Avaliação Psicológica na vara da infância e juventude
Avaliação Psicológica nas varas de violência doméstica: perspectiva de gênero
Avaliação Psicológica na vara criminal e de execução penal
Documentos psicológicos
Produção de Artigo Científico
Psicólogos com interesse na área.
Taxa de Inscrição: 200,00 (Duzentos reais)
Mensalidade: 18 parcelas
R$ 475,00
*Consulte nossos descontos para convênios e ex-alunos.
*Descontos não cumulativos.
Corpo docente

Ignez Charbel Stephanini – coordenadora do curso
Graduada em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (1991), Formação em Perícia Psicológica e Neuropsicológica (IPqHCFM-USP), Especialista em Gestão Avançada de Recursos Humanos (UCDB), Especialista em Avaliação Psicológica (IPOG), Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho pelo Conselho Regional de Psicologia (CRP/14), Mestre em Psicologia (UCDB). Autora de capítulos de livros da coletânea “Série Saúde Mental e Trabalho”.

Catula da Luz Pelisoli
Graduada em Psicologia pela UNISINOS (2005), Especialista em Psicoterapia Cognitivo Comportamental (WP – Centro de Psicoterapia Cognitivo Comportamental, 2009), Especialista em Psicologia Clínica (Conselho Federal de Psicologia, 2017), Mestrado (UFRGS, 2008) e Doutorado (UFRGS, 2013) em Psicologia, com período de doutorado sanduíche na University of Hawaii at Hilo; Pós Doutorado (UFRGS, 2019). Atualmente, é Psicóloga Judiciária do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul na Comarca de Passo Fundo.

Dra. Ordália Alves Almeida
Pedagoga com Magistério da Pré-Escola, Mestre e Doutora em Educação e Pós-Doutora na área da Sociologia da Infância. Coordenou o Curso de Pedagogia para Educação Infantil – Consócio PROFORMAR (2004-2010). Coordenou o PROINFANTIL MEC/UFMS nos Estados de Alagoas, Bahia, Mato Grosso do Sul e Sergipe (2004 a 2010). Coordenou o curso de Especialização em Docência na Educação Infantil e os Cursos de Extensão em Educação Infantil MEC/UFMS (2009 a 2015). Coordenou o Fórum Estadual de Educação de MS (2016 a 2018) Membro da Rede Nacional da Primeira Infância. Bacharel em Direito. Diretora da Faculdade de Educação – FaEd/UFMS (2017-2019). Membro da Câmara de Educação Superior do Conselho Estadual de Educação-MS. Professora Titular aposentada da UFMS (1989 a 2019). Atua na formação de professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental e com Gestão e Políticas Públicas para a Infância. Professora do Curso de Direito da Faculdade Insted-MS.

Ivete Machado Vargas
Graduada em Psicólogia pela ULBRA, pós-graduada em Psicologia Organizacional (UFRGS), pós-graduada em Sistema de Justiça: conciliação, mediação e justiça restaurativa, pela UNISUL, mestrado em Direito com ênfase em Direitos Humanos, pelo Centro Universitário Ritter dos Reis – Laureate International Universities.

Liliana Andolpho Magalhães Guimarães
Psicóloga, Especialista em Psicologia Hospitalar e em Administração Hospitalar, Mestre em Psicologia da Saúde, Doutora em Saúde Mental pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP, Pós-doutora em Saúde Mental pela UNICAMP- FCM/DPMP (1994) e em Medicina do Estresse pelo Instituto Karolinska, Estolcomo, Suécia. Mestrado e Doutorado em Psicologia, área de concentração Saúde e Qualidade de Vida, da Universidade de Guadalajara, México.

Mario José Esbalqueiro Júnior
Juiz de Direito (TJMS) e Master em Processo Penal (Espanha). Especialista em Controle de Constitucionalidade pela UNISUL. Especialista em Direito Constitucional pela PUC-RIO. Professor de Pós-Graduação em Direito.

Me. Thiago Melim Braga
Doutor e mestre em Direito (PUC/SP). Especialista em Direito Constitucional (PUC/SP). Professor do INSTED, Campo Grande/MS. Advogado.

Paulo Oscar Teitelbaum
Psiquiatra forense e psicanalista. Professor convidado do Mestrado em Saúde Mental e Forense da Universidade Nacional de La Plata (UNLP), Argentina. Professor titular de Psiquiatria Forense do curso de Especialização em Psiquiatria da Associação de Psiquiatria Cyro Martins (CYMM). Supervisor do Programa de Residência Médica em Psiquiatria do Hospital Psiquiátrico São Pedro, Porto Alegre.

Raquel Brandão Martins de Araujo Younes
Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Especialista em Psicoterapia Psicanalítica na Universidade de São Paulo (2011). Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (2014). Psicóloga clínica em consultório particular de 2009 até o presente. Docente substituta no curso de Psicologia na UFMS-CPAN (2017-2018).

Rui Mateus Joaquim
Pesquisador de Pós-Doutorado (Bolsista CNPq) do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Medicina Molecular (INCT – MM) da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutor em (Neuro) Ciências com ênfase pelo programa de Pós-Graduação do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo (USP) Bauru/SP.

Sonia Liane Reichert Rovinski
Psicóloga forense, Especialista em Psicologia Jurídica (CFP), Especialista em Psicologia Jurídica pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), Especialista em Criminologia (PUC-RS), Mestre em Psicologia Social e da Personalidade (PUC-RS), Doutora em Psicologia Clínica e da Saúde (Universidade de Santiago de Compostela/ revalidado PUC-RS) e Pós-doutora em Avaliação Psicológica (GEAPAP-UFRGS).

Verônica Petersen Chaves
Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993) e Mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Psicóloga do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul – TJRS. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Jurídica e do Desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas: adoção, abandono, infância, psicologia jurídica, interdisciplinariedade.

Vivian de Madeiros Lago
Graduada em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (2001) e em Psicologia pela Universidade Católica de Pelotas (2005). Especialista em Psicologia Jurídica pela Universidade Luterana do Brasil (2005) e é Mestre e Doutora com Pós-doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou estágio de doutorado sanduíche no Departamento de Psicologia Forense da Universidade de Portsmouth, Reino Unido.