
O comportamento e a subjetividade humana são objetos de estudo da Psicologia e quando interligados a assuntos jurídicos, são objetos da Psicologia Jurídica. Quase a totalidade das questões jurídicas está relacionada à conduta humana, sendo que as decisões judiciais ao incidirem na vida do indivíduo, promovem alterações na sua vida familiar, social e/ou no seu patrimônio. Diante desta realidade e há uma crescente demanda oriunda do poder judiciário, em busca das contribuições da Psicologia.
AULAS REMOTAS AO VIVO
Encontro mensal
Regulamento
Aluno com ensino superior completo em psicologia, direito ou assistência Social
Objetivo
A Pós-graduação em Psicologia Jurídica oferece a você, psicólogo, assistente social ou advogado, a oportunidade de se qualificar com profissionais renomados nas áreas familiar, da infância e juventude, trabalhista e criminal. Você irá estudar sobre temáticas relevantes e emergentes em nossa sociedade, adquirindo conhecimentos que promovem uma prática com competência e credibilidade.
- Matriz Curricular
- Perfil do Aluno
- Investimento
Introdução à Psicologia Jurídica
Psicologia e o sistema de justiça brasileiro
Psicopatologia forense
Neurociência Forense
Mediação e conciliação judicial
Psicologia e Varas Criminal e de Execução Penal
Psicologia e Varas da Infância e Juventude I e II
Psicologia e Varas de Violência Doméstica
Psicologia e Vara do Trabalho
Ética e elaboração de documentos
Metodologia científica
Psicólogos, advogados e assistentes Sociais
Taxa de Inscrição: 200,00 (Duzentos reais)
Mensalidade: 18 parcelas
R$ 475,00
*Consulte nossos descontos para convênios e ex-alunos.
*Descontos não cumulativos.
Corpo docente

Ignez Charbel Stephanini – coordenadora do curso
Graduada em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (1991), Formação em Perícia Psicológica e Neuropsicológica (IPqHCFM-USP), Especialista em Gestão Avançada de Recursos Humanos (UCDB), Especialista em Avaliação Psicológica (IPOG), Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho pelo Conselho Regional de Psicologia (CRP/14), Mestre em Psicologia (UCDB). Autora de capítulos de livros da coletânea “Série Saúde Mental e Trabalho”.

Catula da Luz Pelisoli
Graduada em Psicologia pela UNISINOS (2005), Especialista em Psicoterapia Cognitivo Comportamental (WP – Centro de Psicoterapia Cognitivo Comportamental, 2009), Especialista em Psicologia Clínica (Conselho Federal de Psicologia, 2017), Mestrado (UFRGS, 2008) e Doutorado (UFRGS, 2013) em Psicologia, com período de doutorado sanduíche na University of Hawaii at Hilo; Pós Doutorado (UFRGS, 2019). Atualmente, é Psicóloga Judiciária do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul na Comarca de Passo Fundo.

Dra. Ordália Alves Almeida
Pedagoga com Magistério da Pré-Escola, Mestre e Doutora em Educação e Pós-Doutora na área da Sociologia da Infância. Coordenou o Curso de Pedagogia para Educação Infantil – Consócio PROFORMAR (2004-2010). Coordenou o PROINFANTIL MEC/UFMS nos Estados de Alagoas, Bahia, Mato Grosso do Sul e Sergipe (2004 a 2010). Coordenou o curso de Especialização em Docência na Educação Infantil e os Cursos de Extensão em Educação Infantil MEC/UFMS (2009 a 2015). Coordenou o Fórum Estadual de Educação de MS (2016 a 2018) Membro da Rede Nacional da Primeira Infância. Bacharel em Direito. Diretora da Faculdade de Educação – FaEd/UFMS (2017-2019). Membro da Câmara de Educação Superior do Conselho Estadual de Educação-MS. Professora Titular aposentada da UFMS (1989 a 2019). Atua na formação de professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental e com Gestão e Políticas Públicas para a Infância. Professora do Curso de Direito da Faculdade Insted-MS.

Ivete Machado Vargas
Graduada em Psicólogia pela ULBRA, pós-graduada em Psicologia Organizacional (UFRGS), pós-graduada em Sistema de Justiça: conciliação, mediação e justiça restaurativa, pela UNISUL, mestrado em Direito com ênfase em Direitos Humanos, pelo Centro Universitário Ritter dos Reis – Laureate International Universities.

Liliana Andolpho Magalhães Guimarães
Psicóloga, Especialista em Psicologia Hospitalar e em Administração Hospitalar, Mestre em Psicologia da Saúde, Doutora em Saúde Mental pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP, Pós-doutora em Saúde Mental pela UNICAMP- FCM/DPMP (1994) e em Medicina do Estresse pelo Instituto Karolinska, Estolcomo, Suécia. Mestrado e Doutorado em Psicologia, área de concentração Saúde e Qualidade de Vida, da Universidade de Guadalajara, México.

Mario José Esbalqueiro Júnior
Juiz de Direito (TJMS) e Master em Processo Penal (Espanha). Especialista em Controle de Constitucionalidade pela UNISUL. Especialista em Direito Constitucional pela PUC-RIO. Professor de Pós-Graduação em Direito.

Me. Thiago Melim Braga
Doutor e mestre em Direito (PUC/SP). Especialista em Direito Constitucional (PUC/SP). Professor do INSTED, Campo Grande/MS. Advogado.

Paulo Oscar Teitelbaum
Psiquiatra forense e psicanalista. Professor convidado do Mestrado em Saúde Mental e Forense da Universidade Nacional de La Plata (UNLP), Argentina. Professor titular de Psiquiatria Forense do curso de Especialização em Psiquiatria da Associação de Psiquiatria Cyro Martins (CYMM). Supervisor do Programa de Residência Médica em Psiquiatria do Hospital Psiquiátrico São Pedro, Porto Alegre.

Sonia Liane Reichert Rovinski
Psicóloga forense, Especialista em Psicologia Jurídica (CFP), Especialista em Psicologia Jurídica pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), Especialista em Criminologia (PUC-RS), Mestre em Psicologia Social e da Personalidade (PUC-RS), Doutora em Psicologia Clínica e da Saúde (Universidade de Santiago de Compostela/ revalidado PUC-RS) e Pós-doutora em Avaliação Psicológica (GEAPAP-UFRGS).

Verônica Petersen Chaves
Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993) e Mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Psicóloga do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul – TJRS. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Jurídica e do Desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas: adoção, abandono, infância, psicologia jurídica, interdisciplinariedade.

Vivian de Madeiros Lago
Graduada em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (2001) e em Psicologia pela Universidade Católica de Pelotas (2005). Especialista em Psicologia Jurídica pela Universidade Luterana do Brasil (2005) e é Mestre e Doutora com Pós-doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou estágio de doutorado sanduíche no Departamento de Psicologia Forense da Universidade de Portsmouth, Reino Unido.