Ir para o conteúdo
Faculdade Insted
  • Principal
  • Insted
    • Estudante
      • Portal do Estudante
      • Calendário 2023
      • Biblioteca
      • Manual do Estudante
      • Fundacred
      • Regulamento de Aproveitamento dos Estudos
      • Regulamento de Regime Domiciliar
    • Professor
      • Portal do Professor
      • Corpo Docente
    • Institucional
      • Sobre Nós
      • Regulamentos
      • Metodologias Ativas
      • Acompanhamento de Egresso
      • Manifesto insted
      • Ato Autorizativo
      • Revista Camalotes
      • Regimento Interno
      • PDI 2022 – 2026
      • CPA – Comissão Própria de Avaliação
      • PRAD
      • Ouvidoria
    • Editais Insted
      • Edital Vestibular 2023
      • EDITAL DE VESTIBULAR Nº 001/2022
      • Edital nº 005.2022 – Programa de Bolsas
      • Edital nº 004.2022 – Programa de Bolsas
      • PROCESSO SELETIVO MUNICIPAL DE ARAL MOREIRA-MS
      • Edital Processo Seletivo ADS Programa de Estágio
      • Aditivo Edital Processo Seletivo ADS Programa de Estagio
      • Processo Seletivo para Contratação de Docente na Graduação de Jogos Digitais
      • Processo Seletivo Projeto EducAÇÂO
  • Graduação
    • Administração
    • Analise e Desenvolvimento de Sistemas
    • Ciências Contábeis
    • Direito
    • Estética e Cosmética
    • Pedagogia
    • Psicologia
  • EAD
    • Administração
    • Gestão Comercial
    • Gestão Pública
    • Gestão Recursos Humanos
    • Pedagogia
    • Jogos Digitais
  • Pós Graduação
  • Outros Cursos e Aulas
  • Contato
Faculdade Insted
  • Principal
  • Insted
    • Estudante
      • Portal do Estudante
      • Calendário 2023
      • Biblioteca
      • Manual do Estudante
      • Fundacred
      • Regulamento de Aproveitamento dos Estudos
      • Regulamento de Regime Domiciliar
    • Professor
      • Portal do Professor
      • Corpo Docente
    • Institucional
      • Sobre Nós
      • Regulamentos
      • Metodologias Ativas
      • Acompanhamento de Egresso
      • Manifesto insted
      • Ato Autorizativo
      • Revista Camalotes
      • Regimento Interno
      • PDI 2022 – 2026
      • CPA – Comissão Própria de Avaliação
      • PRAD
      • Ouvidoria
    • Editais Insted
      • Edital Vestibular 2023
      • EDITAL DE VESTIBULAR Nº 001/2022
      • Edital nº 005.2022 – Programa de Bolsas
      • Edital nº 004.2022 – Programa de Bolsas
      • PROCESSO SELETIVO MUNICIPAL DE ARAL MOREIRA-MS
      • Edital Processo Seletivo ADS Programa de Estágio
      • Aditivo Edital Processo Seletivo ADS Programa de Estagio
      • Processo Seletivo para Contratação de Docente na Graduação de Jogos Digitais
      • Processo Seletivo Projeto EducAÇÂO
  • Graduação
    • Administração
    • Analise e Desenvolvimento de Sistemas
    • Ciências Contábeis
    • Direito
    • Estética e Cosmética
    • Pedagogia
    • Psicologia
  • EAD
    • Administração
    • Gestão Comercial
    • Gestão Pública
    • Gestão Recursos Humanos
    • Pedagogia
    • Jogos Digitais
  • Pós Graduação
  • Outros Cursos e Aulas
  • Contato

PSICANÁLISE COM CRIANÇAS E ADULTOS

O mundo está mudando e com a Insted você saí na frente.

Me leve para a Inscrição!

Constatamos que as crianças têm chegado precocemente e cada vez em maior número na clínica com sofrimento psíquico intenso, em que muitos casos são difíceis de traçar estratégias de atendimento.  Considerando também que o sofrimento psíquico contemporâneo, as necessidades atuais de tratamento, a complexidade dos problemas encontrados na prática clínica e na pólis são questões emergentes associadas à práxis psicanalítica. O Curso de Especialização justifica-se no sentido de proporcionar o estudo da psicanálise, um dos pilares da formação do analista, favorecer a ação interdisciplinar como eixo integrador do campo psicanalítico, fornecer os fundamentos da clínica psicanalítica necessários ao estabelecimento do diagnóstico psicanalítico a partir do estudo em psicopatologia e da direção do tratamento na prática clínica com crianças e adultos, além de oferecer instrumentos teóricos para a pesquisa, a intervenção e o ensino na área clínica, através da transmissão da psicanálise em sua especificidade. Quando o adulto está na clínica é do infantil que se trata. Através da releitura que Lacan faz da obra freudiana permite entender que a técnica psicanalítica não se limita a deitar no divã e nem a quantidade de vezes na semana em que um sujeito possa frequentar sua análise. Se há um sujeito que escuta e um sujeito que ouve, se há transferência e se há uma análise do inconsciente, há psicanálise aplicada.

Quer assistir uma aula experimental do curso?

Assista no Youtube
  • CARGA HORÁRIA - 360 HORAS

  • PRESENCIAL/HÍBRIDO

  • Regulamento

    Aluno com ensino superior completo

OBJETIVO

O objetivo é promover a transmissão da psicanálise com base no estudo crítico da teoria psicanalítica de Freud e Lacan, contribuindo para a prática clínica com crianças e adultos associada ao sofrimento psíquico contemporâneo, às necessidades atuais de tratamento e à complexidade dos sintomas encontrados.

 
  • Matriz Curricular
  • Perfil do Aluno
  • Investimento

O desejo do analista e a clínica do autismo

História da Psicanálise

Metodologia da Pesquisa em Psicanálise

Psicopatologia Contemporânea

Psicanálise e psicopatologia da  infância

Conceitos Lacanianos

Freud, Lacan e a criança

Sintoma em psicanálise

Técnica da Psicanálise

 Estruturas Clínicas

Construção de casos clínicos de Psicanálise com Crianças

Clínica Psicanalítica Autismo

Psicanálise e adolescência

Construção de casos clínicos em Psicanálise  

Orientação e supervisão de projeto de TCC

 

Profissionais graduados em curso superior reconhecido pelo MEC - bacharéis em psicologia, pedagogia, serviço social, medicina, filosofia, ciências sociais e demais profissionais interessados nos conceitos, no aperfeiçoamento do conhecimento na Clínica Psicanalítica com crianças, bem como na Psicanálise de Freud e Lacan.

Corpo docente

Tatiana Siqueira Ribeiro (coordenadora do curso)

Psicóloga, Psicanalista, Membro do Ágora instituto lacaniano, do Fórum do Campo Lacaniano do MS e da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano. Com especialização em Psicanálise Lacaniana. Mestrado e Doutorado em Psicologia e graduação em Direito

Ana Laura Prates Pacheco

Psicanalista, editora (Larvatus Prodeo) e escritora. AME da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano – FCL-SP. Mestre e Doutora pela USP, Pós-doutora pela UERJ e Pesquisadora da UNICAMP. É autora, dentre outros, de Feminilidade e experiência psicanalítica. Colunista do Jornal GGN.

 

Andréa Brunetto

Psicóloga, psicanalista. Mestre em educação pela UFMS; foi professora em alguns cursos de psicologia e pós-graduação em psicologia e psicanálise. Membro fundadora do Ágora Instituto Lacaniano, do Mato Grosso do Sul, e da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano.

Claudia Wunsh

Psicóloga, Psicanalista, Membro do Fórum do Campo Lacaniano MS e do Ágora Instituto Lacaniano do MS. Pós graduada em Psicanálise Clínica de Freud a Lacan. Unipar- Cascavel- PR.

Daniel Foscaches

Psicanalista, membro do Fórum do Campo Lacaniano de MS e do Ágora Instituto Lacaniano; Mestre em Psicologia.

Hilza Ferri

Psicóloga e psicanalista; Especialista em psicanálise e Psicopatologia; Mestranda em Psicologia pela UCDB. Membro do Ágora Instituto Lacaniano; Membro do Fórum do Campo Lacaniano.

Isloany Dias Machado

Psicanalista e Escritora, Membro da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano/Fórum Mato Grosso do Sul, e do Ágora Instituto Lacaniano. Mestre em Psicologia pela UFMS e Especialista em Direitos Humanos pela UFGD.

Lívia Borges

Psicanalista, Graduação e mestrado em Psicologia, Membro do Fórum do Campo Lacaniano Mato Grosso do Sul.

Pedro Moacyr Chagas

Psicanalista, Psicólogo, Pós Doutor pela Universiddae Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Psicanálise Pesquisa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Especialista em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ).

Pricila Pesqueira

Psicóloga. Psicanalista. Mestre em Psicologia. Membro da EPFCL, Fórum MS.

Roccio Fabiane

Graduação em psicologia UFMS. Membro do Ágora Instituto Lacaniano. Pós graduação em Clínica Psicanalítica (Insted) Especialização (em curso) Psicanálise com crianças e Adolescentes PUCMG.

Ruben Lemke

Doutor em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Realizou mestrado em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009), Residência Multiprofissional em Saúde Mental (2006) e R3 (2007) no Hospital Psiquiátrico São Pedro pela Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul. É graduado em Psicologia pela Universidade Luterana do Brasil (2004). Atualmente é Coordenador do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde Pública de Campo Grande e atua como psicólogo clínico. Membro do Fórum do Campo Lacaniano de Mato Grosso do Sul.

Essa é a sua oportunidade de se qualificar no Mercado de Trabalho com uma didática incrível.

Quer saber mais? Inscreva-se e deixe nossa equipe entrar em contato com você.

Metodologia Ativa

Somos a Única Faculdade do Centro-Oeste com 100% de metodologias ativas.

Informações

Nosso Endereço

Rua 26 de Agosto, 63, Centro – Campo Grande – MS – CEP: 79002-081

67 3201-5999
WhatsApp 67 99258-3521

Server RM | Copyright © 2023 - Insted

Privacidade

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.

Aceitar e continuar