
Constatamos que as crianças têm chegado precocemente e cada vez em maior número na clínica com sofrimento psíquico intenso, em que muitos casos são difíceis de traçar estratégias de atendimento. Considerando também que o sofrimento psíquico contemporâneo, as necessidades atuais de tratamento, a complexidade dos problemas encontrados na prática clínica e na pólis são questões emergentes associadas à práxis psicanalítica. O Curso de Especialização justifica-se no sentido de proporcionar o estudo da psicanálise, um dos pilares da formação do analista, favorecer a ação interdisciplinar como eixo integrador do campo psicanalítico, fornecer os fundamentos da clínica psicanalítica necessários ao estabelecimento do diagnóstico psicanalítico a partir do estudo em psicopatologia e da direção do tratamento na prática clínica com crianças e adultos, além de oferecer instrumentos teóricos para a pesquisa, a intervenção e o ensino na área clínica, através da transmissão da psicanálise em sua especificidade. Quando o adulto está na clínica é do infantil que se trata. Através da releitura que Lacan faz da obra freudiana permite entender que a técnica psicanalítica não se limita a deitar no divã e nem a quantidade de vezes na semana em que um sujeito possa frequentar sua análise. Se há um sujeito que escuta e um sujeito que ouve, se há transferência e se há uma análise do inconsciente, há psicanálise aplicada.
PRESENCIAL/HÍBRIDO
Aulas presenciais e remotas ao vivo
Regulamento
Aluno com ensino superior completo
OBJETIVO
O objetivo é promover a transmissão da psicanálise com base no estudo crítico da teoria psicanalítica de Freud e Lacan, contribuindo para a prática clínica com crianças e adultos associada ao sofrimento psíquico contemporâneo, às necessidades atuais de tratamento e à complexidade dos sintomas encontrados.
- Matriz Curricular
- Perfil do Aluno
- Investimento
O desejo do analista e a clínica do autismo
História da Psicanálise
Metodologia da Pesquisa em Psicanálise
Psicopatologia Contemporânea
Psicanálise e psicopatologia da infância
Conceitos Lacanianos
Freud, Lacan e a criança
Sintoma em psicanálise
Técnica da Psicanálise
Estruturas Clínicas
Construção de casos clínicos de Psicanálise com Crianças
Clínica Psicanalítica Autismo
Psicanálise e adolescência
Construção de casos clínicos em Psicanálise
Orientação e supervisão de projeto de TCC
Profissionais graduados em curso superior reconhecido pelo MEC - bacharéis em psicologia, pedagogia, serviço social, medicina, filosofia, ciências sociais e demais profissionais interessados nos conceitos, no aperfeiçoamento do conhecimento na Clínica Psicanalítica com crianças, bem como na Psicanálise de Freud e Lacan.
Taxa de Inscrição: 200,00 (Duzentos reais)
Mensalidade: 18 parcelas
R$ 580,00
*Consulte nossos descontos para convênios e ex-alunos.
*Descontos não cumulativos.
Corpo docente

Tatiana Siqueira Ribeiro (coordenadora do curso)
Psicóloga, Psicanalista, Membro do Ágora instituto lacaniano, do Fórum do Campo Lacaniano do MS e da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano. Com especialização em Psicanálise Lacaniana. Mestrado e Doutorado em Psicologia e graduação em Direito

Ana Laura Prates Pacheco
Psicanalista, editora (Larvatus Prodeo) e escritora. AME da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano – FCL-SP. Mestre e Doutora pela USP, Pós-doutora pela UERJ e Pesquisadora da UNICAMP. É autora, dentre outros, de Feminilidade e experiência psicanalítica. Colunista do Jornal GGN.

Andréa Brunetto
Psicóloga, psicanalista. Mestre em educação pela UFMS; foi professora em alguns cursos de psicologia e pós-graduação em psicologia e psicanálise. Membro fundadora do Ágora Instituto Lacaniano, do Mato Grosso do Sul, e da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano.

Claudia Wunsh
Psicóloga, Psicanalista, Membro do Fórum do Campo Lacaniano MS e do Ágora Instituto Lacaniano do MS. Pós graduada em Psicanálise Clínica de Freud a Lacan. Unipar- Cascavel- PR.

Daniel Foscaches
Psicanalista, membro do Fórum do Campo Lacaniano de MS e do Ágora Instituto Lacaniano; Mestre em Psicologia.

Hilza Ferri
Psicóloga e psicanalista; Especialista em psicanálise e Psicopatologia; Mestranda em Psicologia pela UCDB. Membro do Ágora Instituto Lacaniano; Membro do Fórum do Campo Lacaniano.

Isloany Dias Machado
Psicanalista e Escritora, Membro da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano/Fórum Mato Grosso do Sul, e do Ágora Instituto Lacaniano. Mestre em Psicologia pela UFMS e Especialista em Direitos Humanos pela UFGD.

Lívia Borges
Psicanalista, Graduação e mestrado em Psicologia, Membro do Fórum do Campo Lacaniano Mato Grosso do Sul.

Pedro Moacyr Chagas
Psicanalista, Psicólogo, Pós Doutor pela Universiddae Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Psicanálise Pesquisa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Especialista em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ).

Pricila Pesqueira
Psicóloga. Psicanalista. Mestre em Psicologia. Membro da EPFCL, Fórum MS.

Roccio Fabiane
Graduação em psicologia UFMS. Membro do Ágora Instituto Lacaniano. Pós graduação em Clínica Psicanalítica (Insted) Especialização (em curso) Psicanálise com crianças e Adolescentes PUCMG.

Ruben Lemke
Doutor em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Realizou mestrado em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009), Residência Multiprofissional em Saúde Mental (2006) e R3 (2007) no Hospital Psiquiátrico São Pedro pela Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul. É graduado em Psicologia pela Universidade Luterana do Brasil (2004). Atualmente é Coordenador do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde Pública de Campo Grande e atua como psicólogo clínico. Membro do Fórum do Campo Lacaniano de Mato Grosso do Sul.