Revista Camalotes (RECAM)

A Revista Camalotes (RECAM) foi pensada e projetada como periódico científico trazendo para além da produção epistemológica, um nicho especial para disseminação de textos literários também. Sabendo da responsabilidade científica que valora e necessita do suporte cultural para edificação do conhecimento, inovamos com essa predisposição que se concatena à forma-maneira em que elegemos a planta Camalotes (Eichhornia crassipes) como a nossa logomarca.

A referida planta, natural em diversos lugares do mundo, mas essencialmente no Brasil – além de sua beleza exótica – nos remete à reflexão pensada a partir e com a égide da nossa missão pedagógica na Faculdade Insted que é – sobremaneira – o compartilhamento e o enriquecimento intelectuais.

A planta, que transita pelos leitos dos rios, assídua, por exemplo, no Rio Paraguai, ao colidir com barrancos e quaisquer obstáculos entre leito transitivo, desloca parte dos enraizados camalotes ofertando, portando, a ideia de compartilhando.

Nessa mesma esteira poética, ao passo em que ela compartilha, também recebe.

O trânsito dos rios, a possibilidade de encontros e, principalmente, de novos experiências, deu-nos a certeza de que a planta aquática camalotes, tão comum em nosso Pantanal, pudesse servir de vitrine para esta revista que busca angariar novos encontros e promover novos saberes através de diálogos que emergem da fronteira sul, das nossas latinidades, culturalidades e também do compromisso científico contemporâneo.

Ao propor que um texto, científico ou literocultural seja apreciado e publicado através da RECAM os autores, artistas e pesquisadores se assegurarão de que o fito central da nossa proposta – ademais do compartilhamento de conhecimento – é levar à sociedade brasileira e demais países a solidez do trabalho acadêmico da Faculdade Insted promovido em todas a nossas graduações por meio da ancoragem pedagógica das metodologias ativas.

Sejam todos(as) muito bem-vindos(as)

Prova Online
Redação
Portador de Diploma
Segunda Graduação
Transferência de outra Instituição
Usar nota do Enem