
A saúde mental, parte inerente e vital do bem-estar geral, afeta nossas vidas de várias maneiras. Ela nos permite funcionar e prosperar como indivíduos, além de ajudar a lidar com o estresse e adaptações a mudanças. Calculava-se, mesmo antes da pandemia de Covid-19, que afetou a saúde mental de tantos, que cerca de um bilhão de pessoas tinham algum tipo de transtorno mental. Estimava-se que 970 milhões de pessoas no mundo viviam com um transtorno mental, 82% das quais em países de baixa e média renda. É imperativa a necessidade urgente de disponibilizar ferramentas confiáveis, eficazes e de fácil acesso no manejo da Saúde Mental ligada ao trabalho. No entanto, desenvolver e implantar intervenções continua sendo um grande desafio em países e ambientes com recursos limitados. Portanto, o presente curso propõe trazer conhecimentos em Saúde Mental que repercutem positivamente na qualidade de vida dos trabalhadores e que impactem também na saúde da empresa.
EAD
Aulas remotas ao Vivo - Encontro mensal
Regulamento
Aluno com ensino superior completo
objetivo
O curso é composto por 15 disciplinas e tem como objetivo qualificar os profissionais que trabalham nos campos da Psicologia, Saúde e Segurança no Trabalho, Educação, Recursos Humanos e áreas do Direito, para atuarem com conhecimentos sólidos em Saúde Mental e de forma competente junto aos trabalhadores e empresas.
- Matriz Curricular
- Perfil do Aluno
- Investimento
Saúde Mental e Qualidade de Vida no trabalho: avanços e vicissitudes;
Fatores individuais e organizacionais que adoecem ou protegem a Saúde Mental do trabalhador;
Cultura e Clima organizacional: relação com saúde e adoecimento mental;
Estresse ocupacional e Síndrome de Burnout (exaustão emocional), Karoshi (morte súbita por excesso de trabalho);
Diferentes conceitos em Saúde Mental e Trabalho: Locus de controle, Sentido Interno de Coerência, Coping, Resiliência, Adição ao trabalho, teletrabalho e riscos psicossociais, Entrincheiramento entre outros;
Habilidade sociais, Controle do Estresse e Manejo da raiva;
Transtornos Mentais relacionados ao trabalho;
Assédio moral e sexual no trabalho;
Alcoolismo e outras adições no ambiente de trabalho;
Aspectos legais/jurídicos relacionados ao trabalho;
Avaliação psicológica na justiça do trabalho;
Bioestatística prática para iniciantes e manejo básico de softwares para decodificação de dados coletados;
Avaliação Psicossocial (Normas reguladoras);
Saúde, Segurança e Meio Ambiente no Trabalho;
Apresentação de casos de intervenções feitas em diferentes organizações, empresas e corporações;
Metodologia científica;
Produção e Orientação de TCC.
Psicólogos, Profissionais da área de Saúde e Segurança do Trabalho, Recursos Humanos, Educação Psicólogo, Assistente Social, Fisioterapeuta, Administrador, Pedagogo, Áreas do Direito e outros.
Taxa de Inscrição: 200,00 (Duzentos reais)
Mensalidade: 18 parcelas
R$ 499,00
*Consulte nossos descontos para convênios e ex-alunos.
*Descontos não cumulativos
Corpo docente

Ignez Charbel Stephanini (coordenadora do curso)
Graduada em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (1991), Formação em Perícia Psicológica e Neuropsicológica (IPqHCFM-USP), Especialista em Gestão Avançada de Recursos Humanos (UCDB), Especialista em Avaliação Psicológica (IPOG), Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho pelo Conselho Regional de Psicologia (CRP/14), Mestre em Psicologia (UCDB). Autora de capítulos de livros da coletânea “Série Saúde Mental e Trabalho”.

Liliana Andolpho Magalhães Guimarães (coordenadora do curso)
Psicóloga, Especialista em Psicologia Hospitalar e em Administração Hospitalar, Mestre em Psicologia da Saúde, Doutora em Saúde Mental pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP, Pós-doutora em Saúde Mental pela UNICAMP- FCM/DPMP (1994) e em Medicina do Estresse pelo Instituto Karolinska, Estolcomo, Suécia. Mestrado e Doutorado em Psicologia, área de concentração Saúde e Qualidade de Vida, da Universidade de Guadalajara, México.

Adriana Silva de Oliveira Botelho
Possui graduação em Psicologia -Licenciatura e Formação de Psicólogo – Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso – atual UCDB (1992); Especialista em Didática e Metodologia do Ensino superior(1993); Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho pelo Conselho Federal de Psicologia e Mestrado em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco UCDB (2003). Professora Universitária desde 1996. Já trabalhou na UCDB, UFMS, FEF como docente e supervisora de estágio no ensino superior. Foi professora titular universitário I da Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul – FUNEC de 2008 a fev de 2012. Atualmente é docente do Centro Universitário de Votuporanga – UNIFEV, atuando na graduaçao e na pós-graduaçao. Coordena o curso de Pós-graduação lato sensu em Psicologia Organizacional e do Trabalho. Foi tutora do ensino a distância (EaD). Tem experiência na área de Psicologia, como consultora, professora e supervisora de estágio na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho desde 1994, com ênfase em Saúde Mental e Qualidade de Vida no Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia Organizacional e do Trabalho, Assedio Moral no Trabalho, Burnout, Qualidade de Vida no Trabalho, Saúde Mental no Trabalho e Stress e Gestão de Pessoas.

Alessandra Laudelino Neto
Psicóloga. Doutora em Psicologia e Saúde. Neuropsicóloga e Especialista Clínica em Abordagem Analítica. Membro do grupo de pesquisa Laboratório de Saúde Mental e Qualidade de Vida no Trabalho da Universidade Católica Dom Bosco – LSMQV/UCDB/CNPq e do grupo Psicossociologia do Trabalho na Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia – ANPEPP. Membro convidada da Red Iberoamericana de Psicología de las organizaciones y del trabajo – RIPOT.

Ana Carolina Wolf Peuker
CEO da Bee Touch, mental health startup, que avalia, rastreia e prediz riscos de saúde mental em corporações. Diretora de Mercado e Expansão da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV) gestão 2022-24. Especialista em Psicologia Clínica. Realizou Mestrado, Doutorado e Pós Doutorado no Laboratório de Psicologia Experimental, Neurociências e Comportamento (LPNeC), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou Pós Doutorado no Grupo de Estudos Avançados em Psicologia da Saúde – GEAPSA (UNISINOS).Foi professora do Instituto de Psicologia da UFRGS. Atuou como pesquisadora e professora do Centro de Pesquisa em Álcool e Drogas (CPAD), do Departamento de Psiquiatria (UFRGS) e do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (RS). É membro da Comissão de avaliação psicológica (CAP) do Conselho Regional de Psicologia do RS (CRP/07). Integra o Grupo de Trabalho de Enfrentamento à COVID-19 da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP). Membro do Comitê consultivo do Movimento “Mente em Foco” do Pacto Global da ONU.

Dr Luiz Felipe Rigonatti
Médico psiquiatra, com título de especialista pela Associação Brasileira de Psiquiatria em Psiquiatria Clínica e Forense, Pós-Graduado em Medicina Legal e Medicina do Trabalho
pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, membro do grupo SAMPO – Grupo de Saúde Mental e Psiquiatria do Trabalho, Diretor núcleo de Psiquiatria e perito do IMESC – Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo, perito do JEF/SP – Juizado Especial Federal de
São Paulo.

Fernando Faleiros de Oliveira
Licenciatura Plena (2001), Formação de Psicólogo (2002), Mestrado (2007) e Doutorado (2021) em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB/MS/BR), e também, Especialista em Formação Docente para o Ensino Superior (2010) pela UNIDERP (MS/BR). Atuou em empresas e Universidades como SICREDI, Mercedes-Benz, Embrapa, Uniderp e Unigran Capital com Gestão Estratégica de RH, Programa de Clima Organizacional e Qualidade de Vida no Trabalho, Saúde do Trabalhador, Avaliação de Projetos de Pesquisa, Avaliação de Desempenho, Gestão de Cursos e Instituições de Ensino Superior. É Professor no Ensino Superior desde 2005 e membro do grupo de pesquisa “Laboratório de Saúde Mental e Qualidade de Vida no Trabalho (LSMQVT/UCDB/CNPq) desde 2007. Professor Convidado do Instituto de Psiquiatria da USP (IPq – HCFMUSP). Parecerista de Revistas Científicas nacionais e internacionais, e Avaliador ad hoc do INEP/MEC. Atua e pesquisa nos campos de Psicologia Organizacional e do Trabalho, Saúde Mental e Trabalho, Psicologia da Saúde Ocupacional, Psicossociologia do Trabalho e Psicologia ciência e profissão. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Psicologia – Instituto de Ciências Humanas e Sociais – da Universidade Federal Fluminense em Volta Redonda/RJ.

João Massuda Junior
Graduado em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Especialista em Administração da Informação como Inteligência Competitiva pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (UNIDERP), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Doutor em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Atua como professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul e membro do grupo de pesquisa “Laboratório de Saúde Mental e Qualidade de Vida no Trabalho” da UCDB.

Kengiro Suezawa Camargo
Engenheiro de Segurança do Trabalho, Especialista em direito trabalhista. Atua como Assistente Tecnico em Perícias Judiciais Trabalhistas para Empresas de Grande porte. Ministra palestras e cursos de Gerenciamento de Riscos, Insalubridade e Periculosidade, Higiene Ocupacional e Laudos Periciais. Especialista em Gestão do FAP/NTEP.

Luziane de Fatima Kirchner
Psicóloga (UP), mestre em Análise do Comportamento (UEL), doutora em Psicologia (UFSCar). Professora adjunta na Universidade Católica Dom Bosco, cursos de graduação e pós-graduação Stricto-sensu. Experiência na área de Psicologia, com ênfase em saúde, principalmente nos seguintes temas: insônia e dor crônica, doenças crônicas, adesão ao tratamento médico, habilidades sociais, e disseminação da Análise do Comportamento para profissionais da saúde. Coordenadora do Laboratório de Estudos do Comportamento em Saúde (LECS). Membro do GT ANPEPP Psicologia da Saúde em Instituições e na Comunidade.

Marco Antônio Miranda Mendes
Natural de Presidente Prudente-SP, filho de Sergio Miranda Mendes e Elvira Fidalgo Mendes. Bacharel em Direito em 1986, pela Faculdade de Direito de Presidente Prudente, mantida pela Instituição Toledo de Ensino. Advogado inscrito na OAB-SP, militou em Presidente Prudente-SP e na região de 1987 a 1995 nas áreas trabalhista e do direito civil. Foi professor de Processo do Trabalho e Processo Civil da UNOESTE-SP no ano de 1995. Em 1995, ingressou na carreira da magistratura trabalhista em virtude de aprovação em concurso público para o cargo de Juiz do Trabalho Substituto do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região. Em 2005, foi nomeado juiz titular da Vara do Trabalho de Nova Andradina. Em 2008 foi removido para a 2ª Vara do Trabalho de Dourados. Em 2018 foi removido para a 3a Vara do Trabalho de Campo Grande. Em 2021 foi removido para a 6a Vara do Trabalho de Campo Grande, onde permanece até hoje. Deu aula na Escola da Magistratura do Trabalho do Mato Grosso do Sul (EMATRA-MS). Deu aula de Direito e legislação em curso de especialização em Medicina do Trabalho em Campo Grande, patrocinado pela Sociedade de Ensino Estácio de Sá, nos anos de 2002 e 2003. Foi diretor da Escola da Magistratura do Trabalho do Mato Grosso do Sul no ano de 2003/2004. Foi Gestor Regional representando o TRT da 24a. Região no Programa Trabalho Seguro, patrocinado pelo TST, nos anos de 2012 a 2014.Co-autor do livro Poesia, em parceria com os juízespoet@s, publicado pela editora LTr, novembro 2010. Co-autor do livro Pássaro Liberto, coletânea em homenagem a Paulo Merçon, em parceria com os juízespoet@as, publicado pela Scortecci Editora em 2015. Co-criadora da Avax Psi, a primeira plataforma de avaliação psicológica do país.

Me. Thiago Melim Braga
Doutor e mestre em Direito (PUC/SP). Especialista em Direito Constitucional (PUC/SP). Professor do INSTED, Campo Grande/MS. Advogado.

Dra. Ordália Almeida
Pedagoga com Magistério da Pré-Escola, Mestre e Doutora em Educação e Pós-Doutora na área da Sociologia da Infância. Coordenou o Curso de Pedagogia para Educação Infantil – Consócio PROFORMAR (2004-2010). Coordenou o PROINFANTIL MEC/UFMS nos Estados de Alagoas, Bahia, Mato Grosso do Sul e Sergipe (2004 a 2010). Coordenou o curso de Especialização em Docência na Educação Infantil e os Cursos de Extensão em Educação Infantil MEC/UFMS (2009 a 2015). Coordenou o Fórum Estadual de Educação de MS (2016 a 2018) Membro da Rede Nacional da Primeira Infância. Bacharel em Direito. Diretora da Faculdade de Educação – FaEd/UFMS (2017-2019). Membro da Câmara de Educação Superior do Conselho Estadual de Educação-MS. Professora Titular aposentada da UFMS (1989 a 2019). Atua na formação de professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental e com Gestão e Políticas Públicas para a Infância. Professora do Curso de Direito da Faculdade Insted-MS.

Sylvio Takaioshi Barbosa Tutya
Graduado em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco; Graduado em Processos Gerenciais pelo SENAI/MS; Mestre em Psicologia da Saúde pela Universidade Católica Dom Bosco; Pós-graduando em Psicoterapia de Orientação Psicanalítica; Membro do Laboratório de Saúde Mental e Qualidade de Vida no Trabalho da Universidade Católica Dom Bosco, coordenado pela Profa. Dra. Liliana Andolpho Magalhães Guimarães; Membro da Red Iberoamericana de Psicología de las Organizaciones y el Trabajo – RIPOT; Atuação profissional: Professor Universitário, Psicologia Clínica, Saúde Mental dos Trabalhadores e Psicologia da Saúde Ocupacional; Autor de capítulos de livros na abordagem da Psicologia da Saúde Ocupacional. Possui aperfeiçoamento profissional nos seguintes temas: Capacitação para Profissionais, Coordenadores e Monitores de Comunidades Terapêuticas; Curso de Psicofarmacologia; Curso de Psicoterapia Breve Dinâmica e Curso de Sexualidade Normal e Patológica.