SOBRE O CURSO DE PEDAGOGIA

O(a) licenciado/a em Pedagogia, imerso(a) numa sociedade diversa e plural, tem em sua formação na Faculdade Insted a essência do respeito, da ética e da responsabilidade inerentes à profissão de educador(a). Vivencia experiências reais do mundo do trabalho durante toda a sua graduação nos diferentes espaços que serão por ele(a) ocupados após a sua formação visando, sobretudo, qualificar sua prática pedagógica. As metodologias ativas contribuem sobremaneira para o protagonismo da sua aprendizagem com vistas à compreensão e sistematização dos assuntos da Educação

áreas de atuação

O Pedagogo atua em todos os contextos educacionais: em espaços escolares e não escolares, na docência, na gestão de processos educativos e em segmentos responsáveis pelo gerenciamento de sistemas educacionais.

Diferenciais do Curso


  • Aulas baseadas em resoluções de situações problemas com vistas a garantir a formação efetiva.
  • Corpo docente qualificado, atuante e com experiência nos diferentes segmentos.
  • Matriz curricular baseada em competências.
  • Formação de profissionais atuantes, éticos, reflexivos, técnicos e pesquisadores, comprometidos com a sociedade plural e diversa na qual fazem parte.
  • Visão ampla da área de atuação.
  • Prática do diálogo para a promoção da mediação de conflitos em seu contexto de atuação.
  • Temas geradores e componentes curriculares que contribuem para a formação acadêmica, pessoal e profissional.
  • Formação acadêmica integral a partir das demandas reais da sociedade e espaços educativos.
  • Projetos Integradores que contribuem para aprender a ser, aprender a conviver, aprender a conhecer e aprender a fazer.
  • Efetivo trabalho na construção de competências pessoais e profissionais do futuro profissional.

matriz curricular


DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

  • Educação de Jovens e Adultos-EJA
  • Atuação do/a Pedagogo/a em Espaços escolares e Não Escolares
  • Administração dos Recursos Financeiros e de Sistemas na Educação
  • Gestão Escolar e a Organização do Trabalho Pedagógico
  • História e Filosofia da Educação
  • Psicologia da Educação
  • Didática e Organização da Aprendizagem
  • Metodologias Ativas eo Protagonismo Estudantil
  • Teorias Pedagógicas da Educação
  • Política, Organização do Ensino no Brasil e Legislação da Educação
  • Raciocínio Lógico, Medidas Educacionais e Estatística Aplicada a Educação 40
  • Cultura e Currículo Escolar dos Sistemas e Instituições de Ensino
  • Fundamentos, Metodologia e Processos Avaliativos na Educação
  • CPP - Competências Pessoais e Profissionais I (Linguagem Instrumental)
  • CPP - Competências Pessoais e Profissionais II  (Lógica Instrumental)
  • CPP - Competências Pessoais e Profissionais III (Profissão e Mercado: Aplicabilidades)
  • CPP - Competências Pessoais e Profissionais IV (Pesquisa em Educação e Metodologia Científica)
  • CPP - Competências Pessoais e Profissionais V (Inteligência Emocional e Relações Interpessoais)
  • CPP - Competências Pessoais e Profissionais VI (Lideranças de Equipes)
  • CPP - Competências Pessoais e Profissionais VII (Projeto de Vida, Felicidade e Propósito)
  • CPP - Competências Pessoais e Profissionais VIII (Liderança de Equipes)
  • Crianças e Infância: Identidade Pessoal, Social e Cultural na educação Infantil
  • Corpo, Gestos e Movimentos
  • As Múltiplas Linguagens da Criança da Educação Infantil
  • Fundamentos, Metodologia de Linguagens e Avaliação da
  • Fundamentos, Metodologia de Matemática e Avaliação da Aprensizagem
  • Lingua Brasileira de Sinais-LIBRAS
  • Fundamentos, Metodologia da Arte e da Literatura e seus Processos de Avaliação
  • Alfabetização e Letramento
  • Estágio Supervisionado I, II e III
  • Estágio Curricular I e II
  • Direitos Humanos, Ética e Consciência Socioambiental
  • Fundamentos, Metodologia de Ciências da Natureza e Avaliação da
  • Fundamentos, Metodologia de Matemática e Avaliação da Aprendizagem
  • Diversidade, inclusão e relações étnico-raciais
  • Fundamentos, Metodologia e Avaliação da Aprendizagem da História e da
  • Educação para Populações Específicas: Indígena, Quilombola e do Campo
  • Neurociência e Aprendizagem
  • Optativa
  • Educação Especial, Transtornos Funcionais de Aprendizagem e Tecnologia
  • Adaptação do Currículo, Plano Educacional Individualizado e o Processo Avaliativo na Educação Especial
  • Classe Hospitalar e Atendimento Domiciliar Pedagógico
  • Projeto Integrador I / Práticas Pedagógicas I
  • Projeto Integrador II / Práticas Pedagógicas II
  • Projeto Integrador III / Práticas Pedagógicas III
  • Projeto Integrador IV / Práticas Pedagógicas IV
  • Projeto Integrador V / Práticas Pedagógicas V
  • Projeto Integrador VI / Práticas Pedagógicas VI
  • Projeto Integrador VII / Práticas Pedagógicas VII

DISCIPLINAS OPTATIVAS

  • Neurociência da Aprendizagem
  • Pedagogia Empresarial
  • Sexualidade, gênero e diversidade
 

Dani Gil

Diretora Pedagógica e Coordenadora do Curso


Graduada em Pedagogia, Especialista em Métodos e Técnicas de Ensino, mestra em Educação, cursando MBA na Uniamérica em Educação Híbrida, Metodologias Ativas e Gestão da Aprendizagem, cursando MBA na PUCRS em Gestão de Pessoas: carreiras, liderança e coaching. Possui experiência de mais de 20 anos na Educação Básica e de 14 anos na Educação Superior. Exerce outras funções na faculdade Insted: Diretora Pedagógica, presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e Procuradora Institucional.

E-mail: daniela.gil@insted.edu.br

CURRÍCULO LATES

 

Orgulho dos nossos estudantes

O que nossos estudantes falam do curso de Pedagogia