Graduação: Pedagogia

SOBRE O CURSO DE PEDAGOGIA

O(a) licenciado/a em Pedagogia, imerso(a) numa sociedade diversa e plural, tem em sua formação na Faculdade Insted a essência do respeito, da ética e da responsabilidade inerentes à profissão de educador(a). Vivencia experiências reais do mundo do trabalho durante toda a sua graduação nos diferentes espaços que serão por ele(a) ocupados após a sua formação visando, sobretudo, qualificar sua prática pedagógica. As metodologias ativas contribuem sobremaneira para o protagonismo da sua aprendizagem com vistas à compreensão e sistematização dos assuntos da Educação

áreas de atuação

O Pedagogo atua em todos os contextos educacionais: em espaços escolares e não escolares, na docência, na gestão de processos educativos e em segmentos responsáveis pelo gerenciamento de sistemas educacionais.

 
 

Diferenciais do Curso


  • Aulas baseadas em resoluções de situações problemas com vistas a garantir a formação efetiva.
  • Corpo docente qualificado, atuante e com experiência nos diferentes segmentos.
  • Matriz curricular baseada em competências.
  • Formação de profissionais atuantes, éticos, reflexivos, técnicos e pesquisadores, comprometidos com a sociedade plural e diversa na qual fazem parte.
  • Visão ampla da área de atuação.
  • Prática do diálogo para a promoção da mediação de conflitos em seu contexto de atuação.
  • Temas geradores e componentes curriculares que contribuem para a formação acadêmica, pessoal e profissional.
  • Formação acadêmica integral a partir das demandas reais da sociedade e espaços educativos.
  • Projetos Integradores que contribuem para aprender a ser, aprender a conviver, aprender a conhecer e aprender a fazer.
  • Efetivo trabalho na construção de competências pessoais e profissionais do futuro profissional.

matriz curricular


  • Psicologia da Educação e do Desenvolvimento
  • Didática e Organização da Aprendizagem
  • Neurociência e Aprendizagem
  • Fundamentos históricos, sociológicos e filosóficos da Educação
  • Política, Organização do Ensino no Brasil e Legislação da Educação
  • Cultura e Currículo Escolar dos Sistemas e Instituições de Ensino
  • Teorias pedagógicas da Educação
  • Fundamentos, Metodologia e Processos Avaliativos na Educação Infantil
  • Crianças e infâncias: identidade pessoal, social e cultural na Educação Infantil
  • Corpo, gestos e movimentos
  • As múltiplas linguagens da criança da Educação Infantil
  • Língua Brasileira de Sinais
  • Fundamentos, Metodologia da Arte e da Literatura e seus processos de avaliação
  • Alfabetização e Letramento
  • Educação Ambiental e Sustentabilidade
  • Fundamentos, Metodologia de Linguagens e Avaliação da Aprendizagem
  • Fundamentos, Metodologia de Ciências da Natureza e Avaliação da Aprendizagem
  • Fundamentos, Metodologia de Matemática e Avaliação da Aprendizagem
  • Fundamentos, Metodologia e Avaliação da Aprendizagem da História e da Geografia
  • Direito Humanos, Diversidade e Relações Étnico Raciais
  • Educação para populações específicas: indígena, quilombola e do campo
  • Educação Especial, Transtornos Funcionais de Aprendizagem e Inclusão na Educação
  • Adaptação do currículo, Plano Educacional Individualizado e o processo avaliativo na Educação Especial
  • Classe hospitalar e atendimento domiciliar pedagógico
  • Tecnologia Assisitiva para a inclusão na Educação Especial
  • Atuação do/a pedagogo/a em espaços escolares e não escolares
  • Educação de Jovens e Adultos – EJA
  • Gestão Escolar e a Organização do Trabalho Pedagógico
  • Administração dos recursos financeiros e de sistemas na Educação
  • Raciocínio Lógico e Medidas Educacionais
  • Empreendedorismo, Inovação e Aprendizagem Criativa
  • Pedagogia Digital
  • Projeto de Vida, Felicidade e Propósito
  • Pedagogia Empresarial e Liderança de Equipes
  • Habilidades socioemocionais e resolução de conflitos
  • Competências Pessoais e Profissionais
  • Estágio Supervisionado
  • Projeto Integrador / Prática Pedagógica
  • Atividades Complementares
 

Dani Gil

Diretora Pedagógica e Coordenadora do Curso


Graduada em Pedagogia, Especialista em Métodos e Técnicas de Ensino, mestra em Educação, cursando MBA na Uniamérica em Educação Híbrida, Metodologias Ativas e Gestão da Aprendizagem, cursando MBA na PUCRS em Gestão de Pessoas: carreiras, liderança e coaching. Possui experiência de mais de 20 anos na Educação Básica e de 14 anos na Educação Superior. Exerce outras funções na faculdade Insted: Diretora Pedagógica, presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e Procuradora Institucional.

E-mail: daniela.gil@insted.edu.br

CURRÍCULO LATES

 

Orgulho dos nossos estudantes

O que nossos estudantes falam do curso de Pedagogia