Pós-graduação em Ciências Criminais

Faça PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CRIMINAIS um curso que prepara para uma atuação proativa e segura nas áreas de Direito Penal e Processual Penal através de uma visão moderna e uma formação reflexiva e crítica, com os conhecimentos jurídicos necessários para a compreensão de questões relevantes e atuais.

Desembargadores, Promotores, Mestres e Doutores compartilhando com você os conhecimentos essenciais.

Coordenador

Prof. Dr. Ruy Celso Barbosa Florence

Desembargador (TJMS) e Doutor em Direito (PUC-SP). Professor Formador da Escola Nacional de Formação de Magistrados. Parecerista do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais e de diversas revistas jurídicas do Brasil.

 

Coordenador

Prof. Me. Humberto Lapa Ferri

Promotor de Justiça (MPMS) e Master em Processo Penal (Espanha). Master em Processo Penal pela Universidade de Girona/Espanha. Especialista em Direito Penal e Processual Penal pela UCDB. Especialista em Controle de Constitucionalidade e Direitos Fundamentais pela PUC-RIO. Professor de Graduação e Pós-Graduação em Direito.

Público Alvo

Profissionais da área jurídica em geral.

Duração

• 360 horas aulas
• 18 Meses
• Aulas quinzenais
As aulas presenciais obedecerão às normas das autoridades de saúde públicas.

Local

Faculdade Insted

Modalidade

Especialização - Lato Sensu - Presencial

 

NOSSOS PROFESSORES

 
 

Coordenador

Prof. Dr. Ruy Celso Barbosa Florence

Desembargador (TJMS) e Doutor em Direito (PUC-SP). Professor Formador da Escola Nacional de Formação de Magistrados. Parecerista do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais e de diversas revistas jurídicas do Brasil.

 

 
 

Coordenador

Prof. Me. Humberto Lapa Ferri

Promotor de Justiça (MPMS) e Master em Processo Penal (Espanha). Master em Processo Penal pela Universidade de Girona/Espanha. Especialista em Direito Penal e Processual Penal pela UCDB. Especialista em Controle de Constitucionalidade e Direitos Fundamentais pela PUC-RIO. Professor de Graduação e Pós-Graduação em Direito.

 
 

Profa. Dra. Rejane Alves Arruda

Advogada e Doutora em Direito (PUC-SP). Pós-Graduada em Direito Penal Econômico pela Universidade de Coimbra/IBCCRIM. Professora do Programa de Mestrado em Direitos Humanos da UFMS. Professora da Graduação e da Pós-Graduação da UFMS e da UCDB. Professora de Processo Penal da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso do Sul.

 
 

Prof. Me. Márcio de Campos Widal Filho

Advogado e Master em Processo Penal (Espanha). Pós-Graduado pela FGV. Conselheiro Nacional da ABRACRIM. Professor de Graduação e Pós-Graduação em Direito.

 
 

Prof. Me. Luciano Furtado Loubet

Promotor de Justiça (MPMS) e Master em Direito Ambiental (Espanha). Especialista em Direito Ambiental pela Uniderp. Especialista em Direito Tributário pelo IBET.

 
 

Prof. Carlos Alberto Garcete de Almeida

Juiz de Direito (TJMS) E Pós-Doutor em Ciências Criminais (Portugal). Doutor em Direito Processual Penal pela PUC-SP. Mestre em Teoria Geral do Estado e Direito Constitucional pela PUC-RIO. Professor de Pós-Graduação em Direito. Autor de artigos e livros jurídicos.

 

 
 

Prof. Me. Tiago Bunning Mendes

Advogado e Mestre em Ciências Criminais (PUC-RS). Especialista em Direito Penal Econômico pelo IBCCRIM. Especialista em Direito Processual Penal pela Faculdade Damásio. Presidente da Comissão de Advogados Criminalistas da OAB/MS. Professor de Pós-Graduação em Direito.

 
 

Prof. Me. Mário José Esbalqueiro Júnior

Juiz de Direito (TJMS) e Master em Processo Penal (Espanha). Especialista em Controle de Constitucionalidade pela UNISUL. Especialista em Direito Constitucional pela PUC-RIO. Professor de Pós-Graduação em Direito.

 
 

Prof. Me. Moisés Casarotto

Promotor de Justiça (MPMS) e Mestre em Direito Processual (UNIPAR). Especialista em Direito Público Municipal pela UNIJUÍ. Coordenador do Núcleo Eleitoral do MPMS. Professor de Pós-Graduação em Direito.

 
 

Prof. Me. André Matsushita

Delegado de Polícia Civil (MS) e Pós-Graduado em Direito Penal e Processual Penal. Especialista em Gestão de Segurança Pública pelo Centro Universitário Toledo. Chefe de Gabinete da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul. Professor de Graduação e Pós-Graduação em Direito.

 
 

Prof. Esp. José Henrique Rodrigues Torres

Juiz de Direito (TJSP) e Pós-Graduado em Direito Processual Penal

 
 

Prof. Esp. Roberto Ferreira Filho

Juiz de Direito (TJMS) e Mestre em Direito Processual (UNIPAR). Mestre em Processo Penal pela Universidade de Girona/Espanha. Mestre em Estudos Fronteiriços pela UFMS. Especialista em Ciências Criminais pela UNAMA.

 
 

Profa. Dra. Ordália Alves Almeida

Pedagoga. Mestre e Doutora em Educação (UFSC). Pós-Doutora em Sociologia da Infância (Univ. do Minho, Braga/Portugal). Diretora da Faculdade de Educação (FaEd/UFMS). Presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho Estadual de Educação-MS. Professora Titular aposentada da UFMS.

 
 

Prof. Me. Thiago Melim Braga

Mestre e Doutorando em Direito do Estado (PUC/SP), Pós-Graduado (PUC/SP). Professor assistente (voluntário) na graduação do curso de Direito (PUC/SP).

 
 

Por que fazer uma Pós-graduação Ciências Criminais pela Faculdade Insted?

 
 
  • Pós-Graduação em parceria com a Esmagis/Amamsul com professores renomados na área do Pós-graduação Ciências Criminais
  • Para se tornar referência na Criminologia Aplicada à Segurança Pública
  • Ter domínio pleno da teoria e prática na persecução penal
  • Aprofundamento dos conhecimentos relacionados aos Crimes da Legislação Penal Extravagante
  • Torne-se referência quanto aos Procedimentos e Ritos da Investigação e do Processo Penal Judicial
  • Potencialize sua carreira profissional a fim de intervir de forma direta na realidade social, política e econômica para a melhoria da gestão de conflitos nas atividades desempenhadas
  • Incentivo à pesquisa e ao aprimoramento das atividades profissionais
 
 

INFORMAÇÕES ÚTEIS

 
Objetivos

Capacitar profissionais no Direito Penal e Direito Processual Penal, com formação adequada para intervirem de forma direta na realidade social, política e econômica, contribuindo para a melhoria da gestão de conflitos nas atividades desempenhadas;

  • Capacitar os acadêmicos para o exercício da docência e agregar conhecimentos técnicos práticos, como forma de implementação dos conhecimentos teóricos.
Matriz Curricular
  • Princípios Constitucionais de Direito Penal;
  • Criminologia e Política Criminal;
  • Direito Penal, Convenções e Tratados Internacionais;
  • Crimes em Espécie, Corrupção e Crimes contra a Administração Pública;
  • Crimes Ambientais e Eleitorais;
  • Lei Antidrogas
  • Dos Processos em Espécie;
  • Da Prova Penal;
  • Recursos, Nulidades e Remédios Constitucionais;
  • Tribunal do Júri;
  • Execução Penal e Sistema Prisional;
  • Colaboração Premiada e Acordo de Não Persecução Penal;
  • Garantismo e Processo Penal;
  • Lavagem de Dinheiro e Crimes Financeiros;
  • Metodologia de Elaboração do Artigo Final;
  • Desenvolvimento e Defesa do Artigo Final.