Sobre o Curso:

O Curso busca Instrumentalizar o enfermeiro para atuar no campo de Estomaterapia, voltado para a sistematização de assistência de enfermagem, com enfoque na integralidade do cuidado e do atendimento para prevenção, tratamento e reabilitação da pessoa com estomias, feridas e incontinências.

O Curso encontra-se em fase de acreditação pela SOBEST - A Associação Brasileira de Estomaterapia que é uma instituição de caráter científico e cultural que abrange as áreas de estomias, feridas e incontinências anal e urinária, fístulas, cateteres e drenos.

Carga horária de 400 horas.

Objetivos, Qualificações e Diferenciais:

  • Desenvolver o raciocínio clínico do enfermeiro na escolha do melhor tratamento aos pacientes com feridas agudas, crônicas e complexas, pacientes com estomias, incontinentes (urinário e anal), fístulas, catéteres e drenos, ainda proporcionar ao enfermeiro conhecimento, treinamento e habilidade para o cuidado com esses pacientes.
  • Conhecer os pressupostos legais e éticos que regulamentam o exercício do cuidado de enfermagem em Estomaterapia.
  • Desenvolver habilidades instrumentais, cognitivas, afetivas, sociais e culturais para a tomada de decisões competentes no processo de cuidar do paciente com feridas, estomias e incontinências.
  • Desenvolver habilidades e atitudes para a construção da relação terapêutica entre profissional e paciente, profissional e família e equipe multiprofissional para um melhor desempenho no processo de cuidar em Estomaterapia.

Perfil do Aluno:

Enfermeiros interessados em especializar-se em Estomaterapia: estomias, fístulas, tubos, cateteres e drenos, feridas agudas e crônicas e incontinências anal e urinária, nos seus aspectos preventivos, terapêuticos e de reabilitação, em busca da melhoria da qualidade de vida.

Programa e Metodologia:

Programa com duração de 16 meses, aulas presenciais com professores referencia de mercado.

Local:

Faculdade Insted - Aulas 1 vez ao mês sendo sexta-noite e sábado integral.

Regulamento:

Alunos com ensino superior completo.

 

NOSSOS PROFESSORES

 

Profª. Edivania Anacleto Pinheiro Simões - Coordenadora do Curso

Enfermeira. Especialização em Estomaterapia em Enfermagem Feridas, Estomias e Incontinência pelo Hospital Israelita Albert Einstein (SP). TISOBEST (2020). Doutoranda em Desenvolvimento Local em Contexto de Territorialidades pela Universidade Católica Dom Bosco Bolsista / CAPES (2020-2024) e Mestrado Desenvolvimento Local em Contexto de Territorialidades pela Universidade Católica Dom Bosco Bolsista (2016-2018). Especialização em Enfermagem em Urgências e Emergências pelo Centro Universitário de Votuporanga (2012). Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário da Grande Dourados - UNIGRAN (2008), Membro da Associação Brasileira de Estomaterapia (SOBEST) e Secretária da Seção de Mato Grosso do Sul da SOBEST. Membro do World Council of Enterostomal Therapists (WCET). Coordenadora de Enfermagem em Cuidados Continuados Integrados do Hospital São Julião.

Enf. Me. Ane Milena Macêdo - Coordenadora Técnica Adjunta

 
 

Prof. Marcio Eduardo de Souza Pereira

Pós-Graduação em Cirurgia Videolaparoscópica Cirurgia Minimamente Invasiva pelo Instituto Jacques Perissat/PR ( 2005 - 2007). Residência Médica em Cirurgia Geral pelo Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian/MS (2000). Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1998).

Prof. Everton Ferreira Lemos

Graduado em Enfermagem pela Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS (2011), Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD (2014). Doutor em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Faculdade de Medicina da UFMS (2019).  Professor na Faculdade de Medicina - UFMS, e nos Programas de Residências Multiprofissional (Atenção ao Paciente Crítico; Cuidados Continuado - Hospital São Julião e Residência em Saúde da Família).

Profª. Juliana Balbinot Reis Girondi

Enfermeira. Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999). Especialista em Enfermagem Oncológica pela Sociedade Brasileira de Enfermagem Oncológica (2005). Especialista em Administração Hospitalar. Mestre em Enfermagem. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Especialista em Estomaterapia- Estomias, feridas e incontinência do Hospital Albert Einstein, credenciado pelo WCET (World C​ouncil of Enterostomal Therapists)/ SOBEST (Associação Brasileira de Estomaterapia). Estomaterapeuta TiSOBEST. Membro da Associação Brasileira de Estomaterapia (SOBEST) desde 2017. Presidente da Seção SOBEST SANTA CATARINA - GESTÃO 2021-2023 

Profª. Marta Lira Goulart

Enfermeira Especialista em Estomaterapia pela Universidade de Taubaté (2011), membro e titulada pela Sociedade Brasileira de Estomaterapia TISOBEST -2017. Especialista em Acupuntura Clínica e Fitoterapia Chinesa pela Escola de Terapias Orientais de SP (2012). Enfermeira pela Faculdades Integradas de Guarulhos (2000). Enfermeira Sênior do hospital Paulistano em São Paulo. Grupo Américas na UnitedHealth Group. Coordenadora da Comissão de Cuidados com a Pele, incontinências e ostomias. Expertise em Gestão de saúde e certificação de qualidade.

Profª. Regina Aparecida Terra da Rosa

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Especialização: Nefrologia Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana Preceptoria do SUS Enfermagem Estetica Acupuntura Práticas Integrativas e complementares: Reiki (Mestre) Fitoterapia Argiloterapia Ventosaterapia Auriculoterapia Shiatsu Bambuterapia Ozonioterapia Pindas Radiestesia Gerente técnica do serviço de Nefrologia do HRMS Proprietária do Esencie - Consultório de Enfermagem voltado para Estética e Terapias Integrativas.

Prof. Felipe Cesár Veloso de Oliveira

Graduado em enfermagem pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (2008). Pós Graduado pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP) em Enfermagem na Estomaterapia. Pós Graduado em Enfermagem em Dermatologia pela Faculdade Unyleya. Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal. Docente do curso de Enfermagem do Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande - MS desde 2013.

Profª. Daniela Tinti Moreira Borges

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2006), possui pós graduação em Enfermagem Oncológica pela FAMERP (2008) e Enfermagem em Urgência e Emergência pela FAI (2011). Mestre Profissional em Ciências (2018) pela UNIFESP/SP; Estomaterapeuta, pela FAMERP/SP (2019). Enfermeira no sistema prisional do Estado de São Paulo desde 2013. Docente de Graduação em Enfermagem na AEMS (Faculdades Integradas de Três Lagoas/MS), ministrando aulas nas disciplinas: Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria, Home Care e Enfermagem na Saúde do Idoso. Membro pleno da Associação Brasileira de Estomaterapia (SOBEST), membro do Comitê Científico da Seção MS da SOBEST; membro do World Council of Enterostomal Therapists (WCET).

Profª. Franciely Pereira Mota Matida

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Anhanguera - Uniderp(2011). Atualmente é Enfermeira da Unimed Campo Grande MS - Cooperativa de Trabalho Médico. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Estomaterapia.

Prof. Alex Sander Cardoso De Souza Vieira

Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem com atenção ao adulto-idoso; Cursando programa de residência multiprofissional de cuidados continuados integrados (UFMS/HSJ).

Profª. Mayara Pereira Vasconcelos

Graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2019). Título: O efeito de tecnologia de frio para conservação de óleo da amêndoa do bacuri. Orientadora: Fabiane La Flor Ziegler Sanches. Pós-Graduação: Em nutrição aplicado à estética - Instituto Século XXI (em andamento); Mestrado em Biotecnologia – UFMS em andamento.