Sobre o Curso:

A necessidade de uma gestão eficiente do agronegócio é evidente. O presente e futuro desenvolvimento do setor no estado permitirá uma melhora na geração de empregos e na renda das pessoas. Com isto, a mão de obra precisa ser qualificada e estar atualizada com os avanços tecnológicos de forma a garantir que a expansão agrícola e o aumento da produtividade ocorram de forma orgânica e sustentável, com o uso racional dos insumos de produção, visando cada vez menos impacto ambiental e uma maior preservação do nosso bioma. Carga horária de 400h

Perfil do Aluno:

Profissionais que atuam no agronegócio, priorizando profissionais com curso superior nas Áreas de Zootecnia, Agronomia, Tecnólogo em Agroecologia, Tecnólogo em Agronegócio, Tecnólogo em Agropecuária, Medicina Veterinária, Engenharia Agrícola, Engenharia Florestal, Engenharia Ambiental, Curso Superior em Agroindústria, Engenharia de Produção, Administração, Economia, Advocacia e Contabilidade e demais profissionais graduados de outras áreas, desde que comprovada atuação em algum segmento do agronegócio .

Programa e Metodologia:

Formar profissionais de diversas áreas, através do uso de ferramentas gerenciais e conhecimentos produtivos e econômicos, para que possam ser gestores e empreendedores no agronegócio, com uma visão sistêmica da cadeia produtiva, propondo soluções inovadoras para as questões agropecuárias e agroindustriais, e compreendendo e atuando em diversos segmentos do agronegócio, no intuito de promover o desenvolvimento regional.

Local:

Presencial e/ou Remoto Com 1 encontro ao mês

Regulamento:

Candidatos com ensino superior completo que desejem se especializar na área de gestão estratégica de pessoas.

Disciplinas:

  1. Gestão do Agronegócio Digital - Renato Cesar Borges Ferreira
  2. Direito no Agronegócio - Pedro Puttini Mendes
  3. Gestão Patrimonial e Tributária - Gustavo da Silva Ferreira
  4. Gestão de Vendas e Liderança - João Vitor Scarano
  5. Produção Vegetal de Grandes Culturas: inovações e tecnologias - Bruno da Costa Paniago
  6. Gestão Estratégica - Daniel Ingold
  7. Gestão da Pecuária - Danilo Brito Macedo
  8. Responsabilidade Socioambiental no Agronegócio - Keiciane Soares Brasil
  9. Planejamento e Gerenciamento de projetos - Leila Cristina Gonçalves de Oliveira
  10. Introdução ao Agronegócio - Gilberto Nino Catelan Mosena
  11. Gestão Empresarial no Agronegócio - Heloysa Vareschini Furtado
  12. Gestão Agroindustrial - Vanusa Borges de Oliveira
  13. APRESENTAÇÃO DE PORTIFÓLIO - Mônica Satolani
 

NOSSOS PROFESSORES

 
 

Coordenadora Heloisy Marangoni

Agrônoma, mestre em Recursos Naturais, especialista em Auditoria Ambiental, com ênfase em Avaliação de Imóveis Rurais, Perícias e Sensoriamento Remoto.

Renato Cesar Borges Ferreira

Empresário de tecnologia, CEO e fundador da Agrointeli, uma das principais plataformas de software de agronegócio da América Latina para democratizar a tecnologia no campo para pequenos e médios agricultores no Brasil.

Pedro Puttini Mendes

Advogado, Professor e Pesquisador em Direito Agrário e Ambiental.

Gustavo da Silva Ferreira

Graduado em Direito e Ciências Contábeis, com pós-graduação nas áreas de Direito Tributário, Direito Processual Civil e Direito Societário.

João Vitor Scarano

Agrônomo com experiência em manejo e conservação do solo e água, extensão rural, produção de soja, cana de açucar e pastagens e monitor voluntário da disciplina de Irrigação e Drenagem.

Bruno da Costa Paniago

Agrônomo com especialização em Produção e Processamento de cana-de-açúcar, mestre em Biotecnologia aplicada a agropecuária e doutor em Biotecnologia Vegetal. É Customer Success Manager (CSM) e Product Owner (PO) na Agrointeli, atuando na elaboração e coordenação de projetos técnicos de desenvolvimento de produtos.

Daniel Ingold

Engenheiro Agrônomo, com especialização em gestão empresarial e Georreferenciamento e Geoprocessamento de Imóveis Rurais

Danilo Brito Macedo

Mestre em Ciência Animal, graduado em Medicina Veterinária para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal.

Keiciane Soares Brasil

Graduada em Engenharia Ambiental e Sanitária, com ênfase em Estudos, Monitoramentos Ambientais de Águas Superficiais e Subterrâneas, Monitoramento Ambientais de Ruídos, Solo, Estudos Ambientais destinados ao Licenciamento Ambiental.

Leila Cristina Gonçalves de Oliveira

Doutora em administração, mestre em Desenvolvimento Local, especialista em Gerenciamento de Projetos e Multiplicadores de Conhecimentos em Micro e Pequenas Empresas. Possui graduação em Administração e em Ciências Econômicas.

Gilberto Nino Catelan Mosena

Arquiteto e Urbanista especialista em Agronegócio e Design de Interiores. É gerente administrativo das fazendas do grupo Vó Negrinha Agro.

Heloysa Vareschini Furtado

Mestre em Direito Empresarial e Cidadania, Advogada, Professora Universitária, Consultora de Compliance, Auditora das Normas ISO 37001:2017 e 19011:2018 e LGPD. Diretora da Empresa ALLEG Soluções & Treinamentos Empresariais e Conselheira Estadual da OAB/MS.

Vanusa Borges de Oliveira

Engenheira agrônoma, pós-graduada em Produção e Gestão Agroindustrial. É Assessora em Agricultura e Florestas no Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. Possui amplo conhecimento em Pecuária de Corte, Gestão da Propriedade Rural e Agricultura de Precisão. Experiência na implementação de processos produtivos sustentáveis e na otimização da cadeia produtiva.