Sobre o Curso:

A necessidade de uma gestão eficiente do agronegócio é evidente. O presente e futuro desenvolvimento do setor no estado permitirá uma melhora na geração de empregos e na renda das pessoas. Com isto, a mão de obra precisa ser qualificada e estar atualizada com os avanços tecnológicos de forma a garantir que a expansão agrícola e o aumento da produtividade ocorram de forma orgânica e sustentável, com o uso racional dos insumos de produção, visando cada vez menos impacto ambiental e uma maior preservação do nosso bioma. Carga horária de 400h

Perfil do Aluno:

Profissionais que atuam no agronegócio, priorizando profissionais com curso superior nas Áreas de Zootecnia, Agronomia, Tecnólogo em Agroecologia, Tecnólogo em Agronegócio, Tecnólogo em Agropecuária, Medicina Veterinária, Engenharia Agrícola, Engenharia Florestal, Engenharia Ambiental, Curso Superior em Agroindústria, Engenharia de Produção, Administração, Economia, Advocacia e Contabilidade e demais profissionais graduados de outras áreas, desde que comprovada atuação em algum segmento do agronegócio .

Programa e Metodologia:

Formar profissionais de diversas áreas, através do uso de ferramentas gerenciais e conhecimentos produtivos e econômicos, para que possam ser gestores e empreendedores no agronegócio, com uma visão sistêmica da cadeia produtiva, propondo soluções inovadoras para as questões agropecuárias e agroindustriais, e compreendendo e atuando em diversos segmentos do agronegócio, no intuito de promover o desenvolvimento regional.

Faculdade Insted, 1 encontro ao mês

Regulamento:

Aluno com ensino superior completo

 

NOSSOS PROFESSORES

 

Coordenadora Heloisy Marangoni

Engenheira Agrônoma; Mestre em Recursos Naturais; Bacharel em Direito; Especialista em Auditoria Ambiental; Especialista em Auditoria, Avaliações e Perícias de Engenharia; Membro titular IBAPE-MS. Atua há mais de 8 anos com Perícias, Assistência Técnica Judicial e Avaliações de Imóveis rurais e empreendimentos. É sócia proprietária da AXIA Avaliação de Imóveis & Perícias. Possui nacionalmente mais de 5.700 km de Avaliação de Imóveis para Linhas de Transmissão de Energia Elétrica; mais de 400 km de Avaliação de Imóveis para Linhas de Distribuição de Energia Elétrica; mais de 200 km de Avaliação de Imóveis para Ferrovias; de 660.000,00 ha de Imóveis Rurais avaliados para diversas finalidades.

 

Renato Cesar Borges Ferreira

Engenheiro da Computação. Mestre em Ciência da Computação. Empresário de tecnologia, CEO e fundador da Agrointeli, uma das principais plataformas de software de agronegócio da América Latina para democratizar a tecnologia no campo para pequenos e médios agricultores no Brasil. Reconhecido como o jovem mais inovador da América Latina, abaixo dos 35 anos, pela revista MIT Technology Review e destaque pela Forbes Under 30 em Tecnologia e Inovação. É Alumni Google for Startups, Agrointeli foi selecionada entre as 10 empresas do agronegócio para fazer o maior programa de aceleração do Google, faz arte do Start-Up Chile Entrepreneur. É Board Member na Agrisales em marketing e vendas de performance e é Embaixador Brasil no Thought for Food (TFF).

 

Pedro Puttini Mendes

Advogado, Doutorando em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental, Mestre em Desenvolvimento Local e Graduado em Direito. Especialista em Direito Civil e Processo Civil. Cursos de Extensão em Direito Agrário, Licenciamento Ambiental e Gestão Rural. Professor em Direito Ambiental e Agrário, Sócio-Diretor da P&M Advocacia. Comentarista de Direito Agrário para o Canal Rural. Colunista De Direito Aplicado ao Agronegócio para a Scot Consultoria. Organizador e coautor de livros em Direito Aplicado ao Agronegócio. Membro fundador da União Brasileira da Advocacia Ambiental (UBAA) e Membro Consultivo da Comissão de Direito Ambiental e da Comissão de Direito no Agronegócio da OAB/SC (2020-atual). Foi Presidente da Comissão de Assuntos Agrários e Agronegócio da OAB/MS e membro da Comissão do Meio Ambiente da OAB/MS entre 2013/2015.

 

Gustavo da Silva Ferreira

Contador, Advogado, Especialista em Direito Tributário, Especialista em Direito Processual Civil e Especialista em Direito Societário. É sócio proprietário na Multiconsultores atuando há mais de 10 anos como Consultor e Assessor nas áreas de Contabilidade Comercial e de Contabilidade Tributária – especialmente nos campos do IRPJ, CSLL, PIS-PASEP E COFINS. Palestrante, atua também nas áreas de Direito Empresarial, Societário e Tributário. Atuou como Professor na graduação da UNAES e na pós-graduação do INPET.

 

João Vitor Scarano

Engenheiro Agrônomo pela Unesp de Ilha Solteira/SP. Possui MBA em Gestão Empresarial e está Cursando MBA em Marketing e Vendas. Atua há mais de 11 anos na Yara Brasil. Atualmente é Gerente Comercial no Mato Grosso do Sul, já foi Key Account Manager, em gestão de conta chave atendendo a COAMO Agroindustrial Cooperativa pela Yara e Coordenador Comercial no estado do Mato Grosso do Sul, com foco nas grandes culturas, venda direta, gestão de representantes e canais de distribuição. Foi Representante Técnico de Vendas da Bayer Crop Science no Mercado das usinas de cana de açúcar do sudoeste de São Paulo, região de Presidente Prudente. E foi Coordenador Comercial na Yara Brasil atuando em Campo Novo do Parecis/MT que compreendia o oeste do Mato Grosso e Rondônia e Passo Fundo/RS.

 

Daniel Ingold

Engenheiro Agrônomo, com especialização em Gestão Empresarial e Georreferenciamento e Geoprocessamento de Imóveis Rurais. Realiza Consultoria na Gestão e Planejamento Estratégico de empresas pessoas Físicas e Jurídicas. Sócio proprietário da empresa AGROBUSINESS - Consultoria em Agronegócios com atuação nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil há 20 anos e Experiência de consultoria internacional no Continente Africano, em Senegal e Angola, há 10 anos. Atualmente é Diretor-Presidente da IAGRO – MS (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal). É produtor rural na Fazenda Santa Fé em Aquidauana – MS com Semi-confinamento e Confinamento, através de Cria Recria e Engorda de animais.

 

Danilo Brito Macedo

Médico Veterinário pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal – UNIDERP. Mestre em Ciência Animal pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – FAMEZ/UFMS. Especialista em Nutrição de Bovinos de Corte. Atua há 14 anos no SENAR/MS e atualmente é supervisor do Programa de Assistência Técnica e Gerencial em Bovinocultura de Corte.

 

Keiciane Soares Brasil

Engenheira Sanitarista, Ambiental e Segurança do Trabalho, especialista em Meio Ambiente e Sustentabilidade, mestranda em Recursos Naturais na UFMS, CEO e fundadora da KS Brasil Ambiental e Segurança do Trabalho, perita do TJ/MS, instrutora do curso técnico em Agropecuária e Agronegócio do SENAR, Presidente da Associação Sul-mato-grossense de Engenheiros de Segurança do Trabalho (ASMEST), conselheira do CREA/MS. Possui experiência na área de Engenharia Sanitária e Ambiental com ênfase em Estudos e Monitoramentos Ambientais, solo, águas superficiais, resíduos, biossegurança, controle de pragas, destinados ao Licenciamento Ambiental.

 

Leila Cristina Gonçalves de Oliveira

Doutoranda em administração, mestre em Desenvolvimento Local, especialista em Gerenciamento de Projetos e Multiplicadores de Conhecimentos em Micro e Pequenas Empresas. Possui graduação em Administração e em Ciências Econômicas. Foi Bancária por 29 anos no do Banco Bradesco S/A. Atuou como Professora na graduação e pós-graduação da UCDB e Unigran. Esteve como Coordenadora dos cursos de Administração e Ciências Contábeis na Faculdade Insted. Atualmente é como Professora na Fundação Escola de Governo de MS, na UEMS, na Estácio de Sá, no Insted e na pós-graduação da FGV. É consultora em Gestão de Projetos para o Governo do Estado do Mato Grosso do Sul.

 

Nino Catelan Mosena

Arquiteto e Urbanista pós-graduado em Design de Interiores. Especialista em Agronegócio pela USP/ESALQ. Formação em “Professional and Self Coaching” pelo IBC - Instituto Brasileiro de Coaching. É sócio proprietário da Agrotrevo Soluções Agropecuárias Ltda com sede nos municípios de São Gabriel do Oeste/MS e Chapadão do Sul/MS. É produtor rural e atua como gerente administrativo das fazendas do grupo Vó Negrinha Agro. As propriedades localizadas em São Gabriel do Oeste/MS têm produção focada em soja e milho.

 

Vanusa Borges de Oliveira

Engenheira Agrônoma, especialista em Produção e Gestão Agroindustrial. Atualmente é Coordenadora da Coordenadoria de Agricultura – COAGRI / SEMAGRO e atua como Assessora em Agricultura e Florestas no Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. Possui amplo conhecimento em Pecuária de Corte, Gestão da Propriedade Rural e Agricultura de Precisão. Experiência na implementação de processos produtivos sustentáveis e na otimização da cadeia produtiva.

 

Monica Ferreira Satolani

Possui graduação em Administração de Empresas pela Faculdade de Campo Grande, MBA em Gestão de Pessoas e Mestrado em Administração com ênfase em Agronegócios pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, pós-graduanda em Gestão de Negócios, Inovação e Liderança. Administradora de Empresas, Gestora de Pessoas, Professora Universitária. Atuando como coordenadora no curso de Administração e como professora nos cursos de Administração EAD, Gestão Pública, Tecnólogo em Gestão do Agronegócio EAD e Ciências Contábeis presencial. Experiência na área de Administração, Gestão de pessoas, Gestão de processos e Negócios e Liderança.

 

Bruno da Costa Paniago


Engenheiro Agrônomo, Doutor em Biotecnologia Vegetal, Mestre em Biotecnologia Aplicada a Agropecuária, Especialista em Produção e Processamento de Cana-de-Açúcar e possui formação Pedagógica em Ciências Biológicas. É Chief Operating Officer na Agrointeli – Software de Gestão Agrícola, atuou também como Customer Success Manager (CSM) e Product Owner (PO) na elaboração e coordenação de projetos técnicos de desenvolvimento de produtos. Atuou como Professor na graduação na UFMS, no Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos Professora Ignês De Lamônica Guimarães, e no curso Técnico em Agropecuária do IMEC - Instituto Matogrossense de Ensino e Capacitação.

 

Heloysa Vareschini Furtado


Advogada; Mestre em Direito Empresarial e Cidadania, especialista em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho. Professora Universitária; Consultora com Certificação Internacional em Sistemas de Gestão Antissuborno, Compliance e LGPD; Diretora da Empresa ALLEG Soluções & Treinamentos Empresariais. É membro da Comissão de Compliance e Governança da OAB/MS. e Conselheira Estadual da OAB/MS.