Sobre o Curso:

Considerando os critérios mínimos de qualificação propostos pela Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras – ABENFO e as diretrizes propostas pela resolução COFEN nº 516/2016 – alterada pela resolução COFEN nº 524/2016 - o curso de pós-graduação em Saúde da Mulher: Ginecologia e Obstetrícia, atenderá os pré-requisitos presentes no art. 3º da referida resolução, tendo como objetivo a formação de enfermeiros, enfermeiros obstetras e obstetrizes, capazes de atuar em serviços de obstetrícia, centros de parto normal e/ou casas de parto ou outros locais onde ocorram a assistência, sendo capazes de acolher a mulher e seus familiares ou acompanhantes, avaliar todas as condições de saúde materna, clínicas e obstétricas, assim como as do feto e garantir o atendimento à mulher no pré-natal, parto e puerpério, por meio da consulta de enfermagem.

Carga horária de 360 horas.

Objetivos:

Preparar profissionais para o mercado de trabalho na área de enfermagem em saúde da mulher com ênfase em ginecologia e obstetrícia. Promover a atenção integral à saúde das mulheres em todos os ciclos de vida, tendo em vista as questões de gênero, de orientação sexual, de raça/etnia e os determinantes e condicionantes sociais que impactam na saúde e na vida das mulheres. Preconizando a assistência humanizada e qualificada em todos os níveis de atenção, realizando ações focadas na organização do acesso aos serviços de promoção, prevenção, assistência e recuperação da saúde da mulher. Além de saber realizar cuidados em pós-aborto, parto, pós-parto, puerpério, recém-nascido e aleitamento materno, além da gestão de serviços de atenção à saúde da mulher.

Qualificações:

Desenvolver nos profissionais da área da enfermagem em saúde da mulher aprimorando seus conhecimentos e aplicando-os a sociedade, disseminando informações sobre o planejamento familiar, direitos reprodutivos e sexuais e indicadores de saúde. Além deobter conhecimentos básicos sobre ética, bioética e legislação, o estudante irá obter qualificações sobre as políticas públicas em saúde da mulher, saberes sobre a antropologia do nascimento, conceitos sobre anatomia e fisiologia do sistema ginecológico e entendimento sobre o processo do cuidar na gestação, parto e pós-parto, assistência à Mulher em pré-natal de risco habitual, risco obstétrico entre outros.


Diferenciais:

  • Metodologias ativas aplicadas em todas as aulas;
  • Professores com ampla experiência no mercado;
  • Alta possibilidade em network;
  • Práticas desenvolvidas em todas as aulas;
  • Conteúdos altamente atualizados e tendência de mercado;
  • Atividades Práticas e Estágio Prático Supervisionado Obrigatório em Instituições de Saúde.

Perfil do Aluno:

Enfermeiros bacharéis que desejam se especializar na área da saúde da mulher.

Programa e Metodologia:

Programa com duração de 14 meses, aulas presenciais com professores referencia de mercado.

Local:

Local: Faculdade Insted - Aulas 1 vez ao mês sendo sexta-noite e sábado integral, em disciplinas relacionadas ao estágio, o aluno deverá ter disponibilidade para o programa.

Regulamento:

Enfermeiros bacharéis.

 

NOSSOS PROFESSORES

 

Profª. Especialista Elise Angeline Indianne Rubi Dias

Coordenadora do Curso e Professora

Enfermeira Especialista em Saúde da Mulher, atuando como membro do Comitê Estadual de Estímulo ao Aleitamento Materno de Mato Grosso do Sul, coordenadora para enfermagem no curso de especialização Latu Sensu em Saúde da Mulher e Pediatria e Neonatologia na Faculdade Insted de Campo Grande; ABCG/Santa Casa de Campo Grande, na linha Cardiovascular, atua como apoiadora e facilitadora do aleitamento materno e em cuidados com o recém-nascido, acolhimento domiciliar e on-line; facilitadora de rodas com temáticas voltadas à educação perinatal.

Profª. Dra. Francine Ramos de Miranda

Doutora em Saúde e Desenvolvimento pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento da Região Centro Oeste da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSCar - PPGEnf. Bacharel e Licenciada em Enfermagem pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Profª. Dr. Gustavo Tanus Martins

Doutor em Educação na linha de Filosofia da Educação - UFSC (2019). Mestre em Educação na linha de Filosofia da Educação UFSC (2014). Secretário de Cultura - Ourinhos - SP (2018-2020). Professor da Faculdade Estácio de Sá - Ourinhos - SP (2019 - 2020). Graduado em Pedagogia UFSC (2016). Graduado em Naturologia Aplicada UNISUL (2007). Atualmente professor na Univille - Joinville e IFC - Camboriú. Constelador Familiar Sistêmico - Bert Helinger (2017). Atuou como professor substituto de Teorias da Educação UFSC (2015). Especialização em Acupuntura Energética (2007). Pós-Graduado em Saúde Mental e atenção Psicossocial (2009). Formação no curso de aprimoramento em Cromopuntura (2009). 

Profª. Me. Iara Barbosa Ramos

Enfermeira pela Uniderp (2008), Especialista em Saúde Pública e Saúde da Família (2010), Especialista em Atenção Básica em Saúde da Família pela FIOCRUZ/UFMS (2012), Especialista em Obstetrícia e Neonatologia (2017).  Mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro Oeste UFMS (2014). Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro Oeste UFMS (2017 - atual). Enfermeira da Prefeitura Municipal de Campo Grande/MS.

Profª. Hilca Mariana Costa Gomes

Enfermeira Graduada pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas e Especialista em Obstetrícia pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde (UNCISAL), em 2009. Está Coordenadora da Câmara Técnica de Saúde da Mulher do COREN/AL e também, Segunda Secretária da ABENFO/AL. Atua na Casa de Parto Mãe Luíza, em Piaçabuçu/AL, na Maternidade Escola Santa Mônica, em Maceió/AL e como parteira profissional na Equipe Nascido em Casa, no município de Aracaju/SE. Facilitadora de cursos e administradora do Grupo Loucos por Obstetrícia e Neonatologia. 

Profª. Me. Lorena Falcão Lima

Enfermeira. Doutoranda em Saúde e Desenvolvimento do Centro Oeste pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Mestre em Ciências Médicas na Universidade de Fortaleza. Especialista em Segurança do Paciente na Rede de Urgências e Emergências pela FIOCRUZ/ENSP/EAD. Especialista em Enfermagem Obstétrica pela UECE. Enfermeira pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) no Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (HUMAP-MS). Atuante no Centro Obstétrico. Atuou como Servidora Pública da Prefeitura Municipal de Horizonte, desde 2014-2018, tendo experiência como como enfermeira assistencialista na Estratégia em Saúde da Família, no Hospital e Maternidade Venâncio Raimundo de Sousa (HMVRS) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Horizonte.

Profª. Tailma Silva Lino de Souza

Especialista Graduada em Enfermagem e Especialista em Enfermagem Obstétrica pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão.

Profª. Karine Gomes Jarcem

Especialista Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2011), Especialista em Residência de Enfermagem Obstétrica e Especialista em MBA em Auditoria, acreditação em qualidade de saúde.

Profª. Grazielly Alos Valim Carlos

Especialista Enfermeira obstetra, parteira urbana na Equipe Partería. Enfermeira Obstetra na Equipe Lachapelle. Enfermeira Obstetra na Equipe Obstare