Sobre o Curso:

O curso de Pós-Graduação em Enfermagem em UTI Urgência e Emergência tem a premissa oportunizar o conhecimento através da fundamentação técnico-científico o estudo assistencial de enfermagem na terapia intensiva no âmbito de cuidados gerais, bem como nas suas especialidades como cardiologia, neurologia, neonatologia e pediatria, além de abordar as medidas de suporte nas emergências obstétricas, psiquiátricas, suporte ao trauma nas suas mais diversas apresentações, permitindo a compreensão do atendimento as intercorrências, desde o atendimento pré-hospitalar até a chegada no pronto socorro, permitindo com isso que o profissional enfermeiro desenvolva de maneira segura, resolutiva sua expertise com uma visão global e específica de ações que visam atender os pacientes nas situações ditas emergenciais.

Carga horária de 360 horas.

Objetivos:

O objetivo principal é formar profissionais capacitados, com grande diferencial técnico e de resolução que irão fazer a diferença na atuação em unidades de terapia intensiva e nos setores emergenciais.

Qualificações:

Desenvolver nos profissionais da área da enfermagem em UTI Urgência e Emergência, visando o aprimoramento dos seus conhecimentos aplicando-os com os métodos e técnicas específicas da área de atuação.

É um curso voltado para quem deseja aperfeiçoar seus conhecimentos, trocar experiências e expandir seu networking, além de possibilitar uma aplicação rápida e prática de uma visão ativa no cenário da saúde, ampliando assim, as chances de uma posição de destaque no mercado de trabalho.

Diferenciais:

  • Metodologias ativas aplicadas em todas as aulas;
  • Professores com ampla experiência no mercado;
  • Alta possibilidade em network;
    Práticas desenvolvidas em todas as aulas;
  • Conteúdos altamente atualizados e tendência de mercado;
  • Atividades Práticas e Estágio Prático Supervisionado Obrigatório em Instituições de Saúde.

Perfil do Aluno:

O curso foi desenvolvido para o profissional enfermeiro que tenha como perfil o atendimento emergencial e busca atuar nos setores de terapia intensiva, pronto socorro e atendimento pré-hospitalar em enfermagem.

Programa e Metodologia:

Os encontros ocorrem uma vez ao mês, nas sextas noturno e sábado diurno, através de aulas presenciais teóricas e práticas com docentes experientes que atuam em unidades de emergência, permitindo assim uma adequação da fundamentação técnica com a realidade a qual o aluno irá encontrar no mercado de trabalho.

Local:

Faculdade Insted - 1 final de semana ao mês, sendo sexta noite e sábado integral

Regulamento:

Estudantes bacharéis em enfermagem

 

NOSSOS PROFESSORES

 

Prof. Marcel Nobre - Coordenador do Curso

Graduado em enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Especialista em Urgência e Emergência Intra e Extra-hospitalar – FTED. Enfermeiro intervencionista de unidade pré-hospitalar fixa e móvel. Enfermeiro intervencionista na urgência e emergência psiquiátrica. Instrutor voluntário no Curso de Resgate e Atendimento Pré-Hospitalar do CBM – MS.

Prof. Ms. Felipe César Veloso de Oliveira

Professor e Coordenador do Curso – Bacharel em ENFERMAGEM pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (2008). Pós Graduado pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP) em Enfermagem na Estomaterapia. Pós Graduado em Enfermagem em Dermatologia pela Faculdade Unyleya. Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal. Atualmente é enfermeiro do Esquadrão de Saúde de Campo Grande ALA 5 Aeronáutica.

Prof. Esp. Rhaphael Fior

Graduado em Enfermagem pela Faculdade Anhanguera
Pós-graduado em Urgência e Emergência
Pós-graduado em Centro Cirúrgico
Especialista em reabilitação do paciente em Trauma Raquimedular
Membro ativo da Associação Brasileira de Medicina de Emergência
Instrumentação Cirúrgica
Phtls Prehospital Trauma Life Support
Atcn advanced Trauma Care for Nurses
Transporte Aeromédico Adulto e Neonatal pela IESSP

Prof. Cleiton Travasso

Pós-graduação em urgência e emergência. Pós-graduação em UTI. Pós-graduação em Neurologia. Instrutor de Resgate e Salvamento.

Profª. Andreia de Oliveira

Graduada em Enfermagem. Atua no Sus desde 1993. Socorrista do Samu desde 2011. Especialista em Gestão de Emergências em Saúde Pública - IEP Sirio Libanês.

Profª. Thais Saab Ferreira de Almeida

Graduada em Enfermagem. Especialista em assistência na urgência e emergência intra e pré-Hospitalar. Enfermeira Intervencionista do serviço de pronto socorro e UTI.

Profª. Especialista Elise Angeline Indianne Rubi Dias

Enfermeira Especialista em Saúde da Mulher, atuando como membro do Comitê Estadual de Estímulo ao Aleitamento Materno de Mato Grosso do Sul, coordenadora para enfermagem no curso de especialização Latu Sensu em Saúde da Mulher e Pediatria e Neonatologia na Faculdade Insted de Campo Grande; ABCG/Santa Casa de Campo Grande, na linha Cardiovascular, atua como apoiadora e facilitadora do aleitamento materno e em cuidados com o recém-nascido, acolhimento domiciliar e on-line; facilitadora de rodas com temáticas voltadas à educação perinatal.