No próximo ano, 2023, far-se-á 20 anos que fora promulgada a Lei 10.639/2003 alterando a Lei 9394/1996 que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), tornando obrigatório o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira nos espaços educacionais brasileiro, público e privado, perpassando todas as áreas do conhecimento, contribuindo para construção de currículos antirracistas e, assim, para uma educação múltipla, plural, inclusiva. Entretanto, sabemos que há uma luta contínua por sua implementação, assim, a maior parte das escolas e universidades desse país. Desse modo, o principal objetivo dessa especialização é contribuir com a formação docente, construindo possibilidades de ampliação do alcance da Lei 10.639/2003, da construção do fortalecimento e valorização de nosso pertencimento afro.

Ampliar o alcance da Lei 10.639/2003 por meio da formação docente para o ensino das africanidades, elegendo as filosofias africanas como caminho para o ensino das relações étnicoraciais, tendo a ancestralidade e o encantamento como mediadoras dessa formação.

Estimulando à pesquisa acadêmica e à troca de experiências na área das relações étnico-raciais, com práticas em uma educação afrorreferenciada.

• Formação docente para o ensino das africanidades;
  • Compreensão da pluralidade da filosofia por meio das filosofias africanas e
    afrorreferenciadas;
  • Desconstrução do racismo e epistemicídio negro;
  • Educação para as relações étnico-raciais;
  • Conhecer sobre currículos e metodologias afrorreferenciadas;
  • Ancestralidade e encantamento para potencialização do nosso pertencimento.

Professores e coordenadores pedagógicos.

Políticas públicas e história da educação - Dra. Vivian Parreira
Epistemologia e metodologia do trabalho científico - Dnda. Alessandra Masullo
Filosofia Africana Contemporânea: Correntes e perspectivas - Dra. Adilbênia Machado
Filosofia Africana: contribuições da cosmopercepção Bantu no diálogo sobre ciência e espiritualidade - Dnda. Lorena Oliveira
Oralidade e sabedorias ancestrais: Expressões culturais - Dnda. Alessandra Masullo e Dra. Vívian Parreira
Currículo e Metodologias para o ensino de filosofias afrorreferenciadas - Dra. Adilbênia Machado.
Filosofia africana com Oyèrónkẹ́ Oyěwùmí - Dnda. Aline Matos
Pretagogia e Marcadores das Africanidades - Dra. Kellynia Farias
TCC - Dnd. Yuri Miguel Macedo

EAD com 1 encontro quinzenal ao vivo aos sábados.