Sobre o Curso:

O Curso de Especialização lato sensu em Pós-graduação Psicanálise com Crianças e Adultos justifica-se no sentido de proporcionar o estudo da psicanálise, um dos pilares da formação do analista, favorecer a ação interdisciplinar como eixo integrador do campo psicanalítico, fornecer os fundamentos da clínica psicanalítica necessários ao estabelecimento do diagnóstico psicanalítico a partir do estudo em psicopatologia e da direção do tratamento na prática clínica com crianças e adultos, além de oferecer instrumentos teóricos para a pesquisa, a intervenção e o ensino na área clínica, através da transmissão da psicanálise em sua especificidade. Quando o adulto está na clínica é do infantil que se trata. Através da releitura que Lacan faz da obra freudiana permite entender que a técnica psicanalítica não se limita a deitar no divã e nem a quantidade de vezes na semana em que um sujeito possa frequentar sua análise. Se há um sujeito que escuta e um sujeito que ouve, se há transferência e se há uma análise do inconsciente, há psicanálise aplicada.

Carga horária de 360 horas.

Disciplinas:

Disciplina 01 – História da Psicanálise / Me. Andréa Brunetto

Disciplina 02 - Metodologia da Pesquisa em Psicanálise/ Dr. Pedro Moacyr

Disciplina 03 – Psicopatologia Contemporânea/ Me. Andréa Brunetto

Disciplina 04 – Psicanálise e Psicopatologia da infância/ Dr. Ana Laura Prates

Disciplina 05 –Conceitos Lacanianos - módulo 1/Dr. Ruben Lenke

Disciplina 06 –Conceitos Lacanianos – módulo 2 / Me. Marisa Costa

Disciplina 07 –Conceitos Lacanianos – módulo 3 / Me. Isloany Machado

Disciplina 08 –Freud, Lacan e a criança / Esp. Hilza Ferri

Disciplina 09– Sintoma em Psicanálise / Dra. Tatiana Siqueira

Disciplina 10 – Técnica da Psicanálise – módulo 1/ Me Lígia Burton

Disciplina 11 – Técnica da Psicanálise – módulo 2/ Me Lívia Borges

Disciplina 12 – Estruturas Clínicas módulo 1 – Neurose/ Me Marisa da Costa

Disciplina 13 – Estruturas Clínicas módulo 2 – Psicose/ Me Daniel Foscaches

Disciplina 14 – Estruturas Clínicas módulo 3 – Psicose/ Me Claudia Wunsch

Disciplina 15 – Construção de casos clínicos em psicanálise com crianças/ Esp. Rocio Fabiane

Disciplina 16 – Psicanálise e adolescência/ Me. Pricila Pesqueira

Disciplina 17 – Construção de casos clínicos em psicanálise/ Dr. Tatiana Siqueira Ribeiro

Disciplina 18 – Clínica Psicanalítica do Autismo/ Dr. Zilda Machado Aula de encerramento

Objetivos, Qualificações e Diferenciais:

- Promover a transmissão da psicanálise com base no estudo crítico da teoria psicanalítica de Freud e Lacan, contribuindo para a prática clínica com crianças e adultos associada ao sofrimento psíquico contemporâneo, às necessidades atuais de tratamento, à complexidade dos sintomas encontrados.

- Escutar, identificar, distinguir e intervir nos sintomas psíquicos observados na clínica psicanalítica, fundamentados no estudo do inconsciente.

- Estudar os principais conceitos que sustentam a prática psicanalítica com crianças e adultos, a fim de definir a especificidade e os limites da técnica na psicanálise. Apresentar alguns dos fundamentos clínicos e teóricos que sustentaram a constituição do conceito de inconsciente proposta por Freud, bem como a releitura lacaniana de sua teoria.

- Reconhecer os conceitos teóricos que fundamentam a formação ética do analista e sua transmissão em psicanálise, a intervenção clínica com crianças e adultos, de caráter diagnóstico, preventivo e terapêutico, a investigação e a pesquisa clínica, nas teorias de Freud e Lacan.

- Capacitar profissionais à possibilidade de escuta do inconsciente nos diversos cenários de atuação profissional.

Perfil do Aluno:

Profissionais graduados em curso superior reconhecido pelo MEC - bacharéis em psicologia, pedagogia, serviço social, medicina, filosofia, ciências sociais e demais profissionais interessados nos conceitos, no aperfeiçoamento do conhecimento na Clínica Psicanalítica com crianças, bem como na Psicanálise de Freud e Lacan.

Programa e Metodologia:

O programa do curso de pós-graduação tem duração de 18 meses, as aulas serão mensais, contabilizando 28 horas mensais, dais quais 20 horas em sala de aula e 8 horas em estudos prévios e posteriores as aulas. Serão expressas através de modelos de ensino híbridos.

Local:

Faculdade Insted 1 vez por mês (sexta noturno e sábado integral).

Regulamento:

Profissionais graduados em curso superior reconhecido pelo MEC - bacharéis em psicologia, pedagogia, serviço social, medicina, filosofia, ciências sociais e demais profissionais interessados nos conceitos, no aperfeiçoamento do conhecimento na Clínica Psicanalítica com crianças, bem como na Psicanálise de Freud e Lacan.

 

NOSSOS PROFESSORES

 

Profª. Dra. Tatiana Siqueira Ribeiro - Coordenadora do Curso

Sintoma em Psicanálise e Construção de casos clínicos em Psicanálise.

Psicóloga, Psicanalista, Membro do Ágora instituto lacaniano, do Fórum do Campo Lacaniano do MS e da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano. Com especialização em Psicanálise Lacaniana. Mestrado e Doutorado em Psicologia e graduação em Direito.

Profª. Lígia Burton

Graduada em Psicologia pela PUCRS. Mestre em Psicologia pela UFMS. Realiza especialização em psicanálise com crianças e adolescentes pela PUC-MG. Atualmente, atua como psicóloga clínica de crianças, adolescentes e adultos com enfoque psicanalítico. Membro do Ágora Instituto Lacaniano e do Coletivo Nós Terapia.

Profª. Hilza Ferri

Freud, Lacan e a criança.

Psicóloga e psicanalista; Especialista em psicanálise e Psicopatologia; Mestranda em Psicologia pela UCDB. Membro do Ágora Instituto Lacaniano; Membro do Fórum do Campo Lacaniano.

Profª. Marisa Costa

Conceitos Lacanianos módulo 2 e Estruturas Clínicas módulo 1 - Neurose. 

Psicóloga, Psicanalista. Membro da EPFCL-Brasil, Fórum MS. Membro do Ágora Instituto Lacaniano. Mestre em psicologia (UFMS). Pós-graduada Psicoterapia psicanalítica  (UCDB).

Profª. Isloany Machado

Conceitos Lacanianos módulo 3

Psicanalista e Escritora, Membro da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano/Fórum Mato Grosso do Sul, e do Ágora Instituto Lacaniano. Mestre em Psicologia pela UFMS e Especialista em Direitos Humanos pela UFGD.

Profª. Andréa Brunetto

História da Psicanálise e Psicopatologia Contemporânea

Psicóloga, psicanalista. Mestre em educação pela UFMS; foi professora em alguns cursos de psicologia e pós-graduação em psicologia e psicanálise. Membro fundadora do Ágora Instituto Lacaniano, do Mato Grosso do Sul, e da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano.

Prof. Dr. Pedro Moacyr

Metodologia da Pesquisa em Psicanálise

Psicanalista, Psicólogo, Pos Doutor pela Universiddae Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Psicanálise Pesquisa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Especialista em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ).

Profª. Claudia Wunsch

Estruturas Clínicas - módulo 3 Perversão

Psicóloga, Psicanalista, Membro do Fórum do Campo Lacaniano MS e do Ágora Instituto Lacaniano do MS.
Pós graduada em Psicanálise Clínica de Freud a Lacan. Unipar- Cascavel- PR.

Profª. Ana Laura Prates Pacheco

Psicanálise e psicopatologia da  infância

Psicanalista, editora (Larvatus Prodeo) e escritora. AME da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano - FCL-SP. Mestre e Doutora pela USP, Pós-doutora pela UERJ e Pesquisadora da UNICAMP. É autora, dentre outros, de Feminilidade e experiência psicanalítica. Colunista do Jornal GGN.

Prof. Dr. Ruben Lenke

Conceitos Lacanianos

Doutor em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Realizou mestrado em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009), Residência Multiprofissional em Saúde Mental (2006) e R3 (2007) no Hospital Psiquiátrico São Pedro pela Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul. É graduado em Psicologia pela Universidade Luterana do Brasil (2004). Atualmente é Coordenador do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde Pública de Campo Grande e atua como psicólogo clínico. Membro do Fórum do Campo Lacaniano de Mato Grosso do Sul.

Profª. Me Livia Borges Souza

Técnica da Psicanálise

Psicanalista, Graduação e mestrado em Psicologia, Membro do Fórum do Campo Lacaniano Mato Grosso do Sul.

Profª. Roccio Fabiane

Construção de casos clínicos de Psicanálise com Crianças

Graduação em psicologia UFMS. Membro do Ágora Instituto Lacaniano. Pós graduação em Clínica Psicanalítica (Insted) Especialização (em curso) Psicanálise com crianças e Adolescentes PUCMG.

Prof. Me Daniel Foscaches

Estruturas Clínicas

Psicanalista, membro do Fórum do Campo Lacaniano de MS e do Ágora Instituto Lacaniano; Mestre em Psicologia.

Profª. Me Pricila Pesqueira

Psicanálise e adolescência

Psicóloga. Psicanalista. Mestre em Psicologia. Membro da EPFCL, Fórum MS.