Sobre o curso de

Alfabetização: Leitura, Escrita e Letramento Literário

A Pós-graduação em Alfabetização: Leitura, Escrita e Letramento Literário foi desenvolvida como uma resposta à necessidade de formação especializada para educadores e profissionais que atuam no processo de alfabetização e desenvolvimento do letramento literário. Diante de um cenário onde práticas educativas, políticas públicas e abordagens pedagógicas enfrentam constantes transformações, torna-se imprescindível capacitar especialistas para abordar os desafios que permeiam a alfabetização e a formação leitora de forma crítica, inovadora e sensível.

Inicio em:

Abril 2025

Objetivo

A especialização busca aprofundar o conhecimento sobre os fundamentos teóricos e metodológicos da alfabetização e do letramento literário; desenvolver competências para a aplicação de práticas pedagógicas inovadoras e inclusivas no ensino da leitura e da escrita; refletir sobre o papel da literatura na formação dos leitores, promovendo práticas que valorizem o desenvolvimento do letramento literário em diferentes contextos educacionais; capacitar os profissionais para identificar e atuar de maneira crítica e consciente
diante dos desafios e demandas contemporâneas no campo da alfabetização e do ensino da leitura e escrita.

Perfil do Aluno

Graduados em Pedagogia, Letras, Artes e também a todos os profissionais que se interessam pelas temáticas do curso.

Ensino Híbrido, Metodologias Ativas e Gestão da Aprendizagem

Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Processos Avaliativos

Educação, Diversidade e Processos de Inclusão

Inteligência Artificial e Tecnologias Emergentes em Educação

Aspectos Históricos e Culturais da Literatura Infantojuvenil Brasileira

Aspectos Históricos e Linguísticos da Alfabetização

Educação e Letramento

Letramento Literário

Literatura e Práticas de Oralidade

Multiletramentos, Multiculturalidade e Multissemioses

Investimento

*Consulte nossos descontos para convênios e ex-alunos. *Descontos não cumulativos.

Taxa de Inscrição

R$ 200,00

Parcelas

até 12 parcelas
R$289,00 – valor mensal

Docentes

Profª. Drª. Cilmara Bortoleto Del Rio Ayache (coordenadora do curso)

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFMS (2020). Mestra em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (2006). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2002). Professora da Educação Básica desde 1990, da Educação Superior desde 2002. Atualmente atua na Faculdade INSTED como professora de Pós-graduação e de graduação no Curso de Pedagogia presencial e na modalidade EaD e responde pela coordenação Pedagógica em ambos os cursos de graduação. Participante do projeto de pesquisa “Propostas políticas e pedagógicas para a educação dos intelectuais orgânicos liberais e críticos no Brasil (anos 1920 – anos 2000)” da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Profª. Drª. Cilmara Bortoleto Del Rio Ayache (coordenadora do curso)

Prof. Dr. Alan Silus da Cruz Silva (coordenador do curso)

Letrólogo, Pedagogo, Mestre e Doutor em Letras, com atuação no Ensino Superior nas atividades de Docência e Gestão Institucional. Seus interesses profissionais e de estudos voltam-se aos temas vinculados as áreas de Letras, Educação e mais recentemente ao Turismo.

Prof. Dr. Alan Silus da Cruz Silva (coordenador do curso)

Profª. Me. Tanea Maria Mariano Martins

Possui graduação em Pedagogia – Faculdades Integradas de Campo Grande – UNAES (1998) especialização em Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal – UNIDERP (1999) Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS (2005). Atualmente é professora titular na FACSUL – Faculdade Mato Grosso do Sul e FCG – Faculdade Campo Grade, atuando na formação de profissionais para educação no curso de pedagogia na modalidade presencial nos seguintes temas: disciplinas pedagógicas e estágios supervisionados, educação infantil, intersetorialidade e políticas públicas. Coordenadora Adjunta do Curso de Pós Graduação da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul na Especialização em Docência na Educação Infantil no Polo de São Gabriel do Oeste – MS. Funcionária Pública concursada da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho – SEDHAST – MS. Cedida para o Tribunal de Contas do Estado TCE/MS. Coordenadora da Divisão Pedagógica responsável por elaboração, coordenação, gravação, edição e disponibilização dos cursos na modalidade EAD da Escola Superior de Controle Externo/Escoex. Lotada na Escola de Assistência Social “Mariluce Bittar” Técnica Capacitadora e Coordenadora do Núcleo Estadual de Educação Permanente.

Profª. Me. Tanea Maria Mariano Martins

Profª. Drª. Ana Cristina Cantero Dorsa Lima

Doutoranda em Educação do PPGE/UCDB ( 2021-) Graduada em Pedagogia com habilitação em Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental e Supervisão Pedagógica, pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), 2000. Mestre em Educação (UCDB), 2014. Especialista em Organização do Trabalho do Professor Alfabetizador- Convênio FUNLEC-PMCG 2006. Possui experiências profissionais nas áreas de Gestão na Educação Infantil e Ensino Superior. Participei de Bancas e elaborações de questões de concurso público na área da educação. Professora em Cursos de Pós Graduação. Concursada como Especialista em Educação pela Prefeitura Municipal de Campo Grande -MS, Atualmente Superintendente de Políticas Educacionais da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande-MS

Profª. Drª. Ana Cristina Cantero Dorsa Lima

Profª. Drª. Andréia de Oliveira Alencar Iguma

Pós-doutoranda em Educação pela UNESP/Presidente Prudente com bolsa CNPq. Doutora em Estudos Literários pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU; Mestre em Letras (Literatura e Práticas Culturais) pela Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD (2012); Graduada em Letras também pela UFGD (2007). Vice líder do grupo de pesquisa Formação de professores e as relações entre as práticas educativas em leitura, literatura e avaliação do texto; membro do Grupo de Pesquisas em Espacialidades Artísticas – GPEA. Atua principalmente nos seguintes temas: literatura e ensino, literatura infantil e juvenil, políticas públicas de leitura e vertentes do insólito.

Profª. Drª. Andréia de Oliveira Alencar Iguma

Profª. Me. Leusa de Melo Secchi

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, graduada em Pedagogia pela mesma Instituição. Especialização em Psicopedagogia na Educação, pela Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande/MS. É professora efetiva da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS, atualmente exercendo a função de técnica da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande. Tem proferido palestras, oficinas e cursos em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental com os seguintes temas: educação infantil e suas especificidades, alfabetização, leitura, formação docente e atuação da coordenação pedagógica. Enquanto técnica da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande/MS, no ano de 2008, coordenou e organizou a publicação do Referencial Curricular da Rede Municipal de Ensino para a Educação Infantil, e em 2017 das Orientações Curriculares para Educação Infantil: Jeitos de Cuidar e Educar. Atuou como professora formadora e supervisora no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa no MS. É membro do Fórum Permanente de Educação Infantil de MS. Professora do Instituto de Ensino Superior da FUNLEC – IESF nos cursos de graduação e pós-graduação.

Profª. Me. Leusa de Melo Secchi

Profª. Drª. Ângela Cristina Dias do Rego Catonio

Possui graduação em Letras – Português/Inglês pela Universidade Católica Dom Bosco (1996), mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2000). Doutora em Letras, área de Literatura e Vida Social pela Universidade Estadual Paulista – UNESP (2018).Atualmente, é professora formadora da Coordenadoria de Formação Continuada da Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso do Sul. Tem experiência nas áreas das Literaturas, Educação e Comunicação Social, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, literatura, literatura em portunhol, escrita e leitura.

Profª. Drª. Ângela Cristina Dias do Rego Catonio

Profª. Me. Renata Pessoa Silva

Mestre em Letras- Linguística Aplicada pela UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul com graduação em Letras Licenciatura e Bacharelado Com Ênfase em Tradução pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal . Especialização em Ensino de Língua Inglesa pela UNIDERP e Língua Portuguesa com Ênfase em Multiletramentos pela Universidade Gama Filho . Atualmente é professora de Língua Inglesa/Coordenadora da Secretaria de Educação do Estado de M.S. e professora e coordenadora de Lígua Inglesa no Colégio Classe A. Tem experiência na área de Ensino de Língua Inglesa na Graduação e Pós Graduação em Letras, Ensino Médio, Cursinho preparatório para provas e concursos, bem como, tradução e interpretação.

Profª. Me. Renata Pessoa Silva

Esp. Catia Costa

Graduada em Direito, especialista em metodologias e práticas para a educação bi/multilíngue pelo Instituto Singularidades, e também em Project Based Learning, pela High Tech High, na Califórnia. Atua como coordenadora geral no currículo de língua inglesa.

Esp. Catia Costa

Esp. Célia Inês Candil

Possui graduação em Letras, Licenciatura Plena, Tradutor e Intérprete – Inglês/Português, pelo Centro Universitário Ibero-Americano (1991). Estudou, por dois anos, na Georgetown University, em cursos de extensão nas áreas de Grammar e Speechwriting (1991 e 1992) e atuou como professora de Inglês nos cursos oferecidos a estrangeiros residentes nos Estados Unidos. Cursou Pós Graduação em Metodologias e Práticas Bi/Multilíngue, pelo Instituto Singularidades (2022). Matriculou-se no Mestrado em Educação, na linha de Formação de Professores Bilíngues pela FUNIBER, com início em maio de 2022. Atuou na área de Aviação Civil desenvolvendo Projetos de Capacitação em Inglês de tripulantes. Participou do Projeto de Proficiência Linguística, incluindo cursos e avaliações em empresas aéreas no Brasil. Atualmente é Coordenadora de Projeto Bilíngue das cinco unidades escolares da rede FUNLEC de Ensino, no Estado do Mato Grosso do Sul, responsável por 30 professores. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Unidades Educativas, elaboração de Projetos Pedagógicos, desenvolvimento de Cursos de Formação Continuada, campanhas de marketing escolar, aulas preparatórias para exames de proficiência e traduções de artigos de mestrado e doutorado.

Esp. Célia Inês Candil

Esp. Jéssica Cristofori

Esp. Jéssica Cristofori

Modalidade

Presencial com aulas on-line ao vivo

Carga Horária

360 horas

Regulamento

Aluno com ensino superior completo

Prova Online
Redação
Portador de Diploma
Segunda Graduação
Convênios
Transferência de outra Instituição
Usar nota do Enem