A legislação brasileira, como a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), estabelece o direito à educação inclusiva, garantindo o acesso e permanência de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades nas escolas regulares. A formação de educadores especializados é essencial para assegurar o cumprimento dessas leis, pois o aumento da diversidade nas salas de aula exige educadores preparados para lidar com diferentes necessidades.
A educação inclusiva não beneficia apenas os alunos com necessidades especiais, mas também promove a convivência, a empatia e o respeito às diferenças entre todos os estudantes. Um curso especializado contribui para formar professores que são agentes de transformação social e atende à esta demanda latente de mercado.
● Promover o conhecimento sobre aspectos políticos e legais que fundamentam a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva;
● Promover o conhecimento sobre Educação Inclusiva, participação e direitos humanos considerando a acessibilidade, a intersetorialidade, a interculturalidade e a interseccionalidade;
● Promover a unidade teoria e prática do trabalho pedagógico no contexto da inclusão escolar de estudantes da Educação Especial.
● Refletir sobre as pluralidades e as singularidades de práticas pedagógicas no processo de ensino e de aprendizagem do público da Educação Especial na sala de aula comum considerando o coletivo de estudantes.
● Elaborar práticas, recursos e materiais pedagógicos que colaborem para a construção de um projeto de escola inclusiva.
O curso será destinado para professores da Educação Básica e profissionais que atuam na área da educação, professores, coordenadores pedagógicos, diretores, assistentes de sala e coordenação, e demais profissionais que atendam alunos com deficiências, síndromes e distúrbios de aprendizagem.
Ensino Híbrido, Metodologias Ativas e Gestão da Aprendizagem
Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Processos Avaliativos
Educação, Diversidade e Processos de Inclusão
Inteligência Artificial e Tecnologias Emergentes em Educação
Deficiência Auditiva, LIBRAS e suas Práticas Inclusivas
Deficiência Física, Intelectual e Múltipla e suas Práticas Inclusivas
Deficiência Visual e suas Práticas Inclusivas
Deficiências Ocultas e suas Práticas Inclusivas
Acessibilidade, Inclusão e Tecnologias Assistivas
Psicologia e Práticas Inclusivas
Profª. Drª. Cilmara Ayache (coordenadora do curso)
Prof. Dr. Alan Silus da Cruz Silva (coordenador do curso)
Prof. Dr. José Flávio Rodrigues Siqueira
Prof. Me. Rubens Silva Arguelho
Profª Me. Paola Gianotto Braga
Prof. Me. Diogo César Gomes da Silva
Profª. Esp. Avany Cardoso Leal
Presencial com aulas on-line ao vivo
360 horas
Aluno com ensino superior completo
CONSULTE AQUI O CADASTRO DA INSTITUIÇÃO NO SISTEMA E-MEC
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