Sobre o curso de

Educação Especial e Práticas Inclusivas

A legislação brasileira, como a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), estabelece o direito à educação inclusiva, garantindo o acesso e permanência de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades nas escolas regulares. A formação de educadores especializados é essencial para assegurar o cumprimento dessas leis, pois o aumento da diversidade nas salas de aula exige educadores preparados para lidar com diferentes necessidades.
A educação inclusiva não beneficia apenas os alunos com necessidades especiais, mas também promove a convivência, a empatia e o respeito às diferenças entre todos os estudantes. Um curso especializado contribui para formar professores que são agentes de transformação social e atende à esta demanda latente de mercado.

Inicio em:

Abril de 2025

Objetivo

● Promover o conhecimento sobre aspectos políticos e legais que fundamentam a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva;
● Promover o conhecimento sobre Educação Inclusiva, participação e direitos humanos considerando a acessibilidade, a intersetorialidade, a interculturalidade e a interseccionalidade;
● Promover a unidade teoria e prática do trabalho pedagógico no contexto da inclusão escolar de estudantes da Educação Especial.
● Refletir sobre as pluralidades e as singularidades de práticas pedagógicas no processo de ensino e de aprendizagem do público da Educação Especial na sala de aula comum considerando o coletivo de estudantes.
● Elaborar práticas, recursos e materiais pedagógicos que colaborem para a construção de um projeto de escola inclusiva.

Perfil do Aluno

O curso será destinado para professores da Educação Básica e profissionais que atuam na área da educação, professores, coordenadores pedagógicos, diretores, assistentes de sala e coordenação, e demais profissionais que atendam alunos com deficiências, síndromes e distúrbios de aprendizagem.

Ensino Híbrido, Metodologias Ativas e Gestão da Aprendizagem

Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Processos Avaliativos

Educação, Diversidade e Processos de Inclusão

Inteligência Artificial e Tecnologias Emergentes em Educação

Deficiência Auditiva, LIBRAS e suas Práticas Inclusivas

Deficiência Física, Intelectual e Múltipla e suas Práticas Inclusivas

Deficiência Visual e suas Práticas Inclusivas

Deficiências Ocultas e suas Práticas Inclusivas

Acessibilidade, Inclusão e Tecnologias Assistivas

Psicologia e Práticas Inclusivas

Investimento

*Consulte nossos descontos para convênios e ex-alunos. *Descontos não cumulativos.

Taxa de Inscrição

R$ 200,00

Parcelas

até 12 parcelas
R$ 289,00 – valor mensal

Docentes

Profª. Drª. Cilmara Ayache (coordenadora do curso)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2002) e Mestra em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (2006). Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFMS. Atualmente é professora do curso de Pedagogia e Pós-graduação da Faculdade INSTED. Participante do projeto de pesquisa “Propostas políticas e pedagógicas para a educação dos intelectuais orgânicos liberais e críticos no Brasil (anos 1920 – anos 2000)” da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Profª. Drª. Cilmara Ayache (coordenadora do curso)

Prof. Dr. Alan Silus da Cruz Silva (coordenador do curso)

Letrólogo, Pedagogo, Mestre e Doutor em Letras, com atuação no Ensino Superior nas atividades de Docência e Gestão Institucional. Seus interesses profissionais e de estudos voltam-se aos temas vinculados as áreas de Letras, Educação e mais recentemente ao Turismo

Prof. Dr. Alan Silus da Cruz Silva (coordenador do curso)

Prof. Dr. José Flávio Rodrigues Siqueira

Doutor em Ensino de Ciências pela UFMS/CG (2022). Mestre em Educação pela UEMS/CG (2016). Especialista em Gestão Escolar: Orientação e Supervisão pela São Luis (2018). Especialista em Mídias na Educação pela UFMS (2012). Especialista em Educação Ambiental pelo SENAC/MS (2008). Licenciado em Pedagogia pela UniFael (2021). Graduado em Ciências Biológicas pela UEMS (2005). Professor efetivo na Rede Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul desde 2013. Professor efetivo da rede Municipal de Educação de Campo Grande desde 2013. Professor no curso de Pedagogia da Faculdade Insted desde 2021. Membro da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA/MS) no período de 2010-2017. Coordenador de Correção de Fluxo e Educação de Jovens e Adultos (2019 a 2022) na SED/MS. Coordenador da etapa anos finais do ensino fundamental no Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular (2018-2019). Gestor do Núcleo de Ensino Fundamental (2017) na SED/MS .Coordenador de Tecnologia Educacional COTED/SITEC/SED/MS desde 2023. Coordenador Estadual da Rede de Educação Híbrida em Mato Grosso do Sul desde 2023.Conselheiro Estadual de Educação na Câmara de Educação Profissional e Ensino Superior desde 2023. Tutor à distância na UFMS nos cursos de Educação Ambiental Espaços Educadores Sustentáveis (2013-2014), Ciências Biológicas (2020) e Educação e Processos de Trabalho Alimentação Escolar (2021-2023). Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação de Professores e Ensino de Ciências. Integrante do Grupo de Estudo Sociedade, Trabalho e Educação (GEPSE-HISTEDBR-MS) e Pesquisador no Grupo de Pesquisa Educação Ambiental, Saberes e Ciências (SACI-UFMS). Possui experiência nas áreas de Educação e Ensino, com ênfase em Ensino de Ciências e Educação Ambiental, com os temas: Práticas de Ciências, Formação de Professores e Políticas Públicas em Educação Ambiental.

Prof. Dr. José Flávio Rodrigues Siqueira

Prof. Me. Rubens Silva Arguelho

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, Graduado em Educação Física – Licenciatura Plena pelo Instituto de Ensino Superior da Funlec – IESF (2005), Especialização em Ginástica Rítmica pela Universidade do Norte do Parana – UNOPAR (2009), Especialização em Coordenação Pedagógica na Educação Infantil e no Ensino Fundamental pelo Instituto de Ensino Superior da Funlec – IESF (2012). Professor do Curso de Educação Física Licenciatura e Bacharel do Faculdade Mato Grosso do Sul – Facsul, e Professor efetivo desde 2008 do Município de Campo Grande _MS, atualmente exercendo funções na Fundação de Esporte e Lazer do Estado de Mato Grosso do Sul – FUNDESPORTE, como professor técnico de Desporto e Lazer. Membro da Federação de Ginástica do Mato Grosso do Sul. Atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Especial e Inclusiva; Deficiência Física; Problematização; Educação física escolar e infantil; Educação Integral, Formação de Professores, Politicas Publicas Educacionais, Ginastica Rítmica, Ginástica Artística e Atividade Física.

Prof. Me. Rubens Silva Arguelho

Profª Me. Paola Gianotto Braga

Doutoranda em Educação pela UCDB – Universidade Católica Dom Bosco (2024) – Bolsista CAPES, na Linha de Política, Gestão e História da Educação. Mestra em Educação pela UCDB (2020) – Bolsista CAPES. Especialista em Neuropsicologia pelo INESP – Instituto Neurológico de São Paulo Dr Raul Marino Jr. (2008); em Educação Especial e Inclusiva pela FESL – Faculdade de Educação São Luís (2017); em Educação Especial com Ênfase em Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades pela FESL (2018); em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela FMB – Faculdade do Maciço de Baturité (2020); e em Psicologia Jurídica pela Faculdade Única (2021). Graduada em Psicologia – Licenciatura e Formação de Psicólogo pela UNIDERP – Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (2005); e em Pedagogia pela UTP – Universidade de Tuiuti do Paraná (2017). Atualmente atua como Psicóloga Clínica; Docente no curso de graduação em Pedagogia no Instituto Avançado de Ensino Superior e Desenvolvimento Humano (INSTED); Perita credenciada no Tribunal de Justiça de MS; e Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Políticas Educacionais e Órgãos de Gestão dos Sistemas de Ensino (GEPESE/UCDB). Foco em: políticas educacionais, educação especial, psicologia educacional, psicologia forense, psicopatologias e neuropsicologia.

Profª Me. Paola Gianotto Braga

Prof. Me. Diogo César Gomes da Silva

Graduação em Zootecnia e em Psicologia . Pós-Graduação em Terapia Cognitivo Comportamental. Mestre em Ciências e Doutorando em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional. Formação em Psicologia Baseada em Evidências, Terapia Comportamental Dialética e Terapia Cognitivo Comportamental pelo Ello Núcleo de Psicologia e Ciências do Comportamento. Atualmente é Professor do Curso de Psicologia na Faculdade Insted e Psicólogo Clínico atuando com Terapias Baseadas em Evidências.

Prof. Me. Diogo César Gomes da Silva

Profª. Esp. Avany Cardoso Leal

Possui graduação em Psicologia – Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (1990). Especialista em Gestalt Terapia e Rorschach. Foi professora da Universidade Anhanguera – Uniderp por 19 anos e meio. Trabalhou no Serviço de Psiquiatria da Santa Casa de Campo Grande/MS de março/1995 a março/2015, tendo chefiado o Setor de Psicologia dessa instituição de janeiro/2010 a fevereiro/2015. Atua em consultório particular desde janeiro de 1991, atendendo em psicoterapia e avaliação psicológica. Atualmente coordena o curso de Psicologia da Faculdade Insted. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Intervenção Terapêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia hospitalar, psicopatologia, qualidade de vida, suicídio, adolescência.

Profª. Esp. Avany Cardoso Leal

Modalidade

Presencial com aulas on-line ao vivo

Carga Horária

360 horas

Regulamento

Aluno com ensino superior completo

Prova Online
Redação
Portador de Diploma
Segunda Graduação
Convênios
Transferência de outra Instituição
Usar nota do Enem