Sobre o curso de

Educação Pública do Ensino Básico

A pós-graduação em Educação Pública do Ensino Básico visa promover discussões, estudos e pesquisas acerca das políticas, reformas e gestão da educação brasileira em seus diferentes níveis e modalidades nas diferentes esferas administrativas.

Objetivo

Este curso tem por objetivo o estudo e a pesquisa sobre política e gestão da educação brasileira em seus diferentes níveis/modalidades, nos âmbitos nacional, estadual e municipal em diferentes períodos históricos.

Os principais temas estudados são: educação básica; reformas educacionais; descentralização e municipalização do ensino. O curso visa promover discussões, estudos e pesquisas acerca das políticas, reformas e gestão da educação brasileira em seus diferentes níveis e modalidades nas diferentes esferas administrativas.

Perfil do Aluno

Profissionais graduados em curso superior reconhecido pelo MEC e profissionais da área de Pedagogia.

Políticas públicas e história da educação

Epistemologia e metodologia do trabalho científico

Novos paradigmas educacionais e novos caminhos para profissionais da educação

Tecnologias educacionais

TCC

Estrutura da Educação Básica e o Sistema Educacional Brasileiro

Alfabetização e Letramento

Fundamentos do Currículo e BNCC

Formação Docente e Práticas Pedagógicas na Educação Básica

Investimento

*Consulte nossos descontos para convênios e ex-alunos. *Descontos não cumulativos.

Taxa de Inscrição

R$ 200,00 (Duzentos reais)

Mensalidade

12 parcelas
R$ 250,00

Docentes

Fábio do Vale (coordenador do curso)

Pós-doutor UFMS e Pós-doutorando USP. Professor Doutor em Estudos de Linguagens pelo PPGEL/FAALC – Faculdade de Artes, Letras e Comunicação – UFMS. Coordenador Pedagógico da Faculdade Insted. Possui o curso da Escola Superior de Controle Externo EaD – Tribunal de Contas de MS, ESCOEX. Graduado em Letras e Pedagogia. Membro associado da ABRALIC – Associação Brasileira de Literatura Comparada. Professor dos segmentos: universitário, pré-vestibular e colegial. Mestre em Letras pela UEMS – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Pós-Graduado em: Docência no Ensino Superior; Educação Especial (TGD) Transtornos Globais de Desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação e em Neuropsicopedagogia. Autor das obras: Dificuldades de Aprendizagem na Infância (livro teórico), O Refém do Abandono (Romance) Candelabro Poético (Poemas) e A Voz e a Resistência Feminina na Obra: “Senhorinha Barbosa Lopes” de Samuel Medeiros (Romance). Na União Brasileira de Escritores de Mato Grosso do Sul, foi Diretor de Cultura no mandato 2018/2021 UBE-MS. Autor dos conceitos (des)britanizar, bio-criticidade, arquivivências e práticas amodernas.

Fábio do Vale (coordenador do curso)

Carlos Igor

Pós-Doutor em Estudos de Linguagens pela UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Mestre em Educação pela UCDB – Universidade Católica Dom Bosco e Doutor em Educação UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, graduado em Filosofia. Professor do Ensino Básico ao Universitário. É também pesquisador e escritor.

Carlos Igor

Cilmara Ayache

Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFMS. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Mestra em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco. Experiência profissional: 30 anos na educação básica, 14 anos no Ensino Superior (Graduação) e 10 anos na Pós-graduação. Instituições que atuou: Prefeitura Municipal de Aquidauana, UFMS, Faculdade da FUNLEC, Faculdade de Campo Grande (FCG). Atualmente: Faculdade de Mato Grosso do Sul (FACSUL) como professora e coordenadora do curso de Pedagogia e Faculdade INSTED como professora do curso de Pedagogia EAD.

Cilmara Ayache

Cláudia Alves de Castro

Doutorado e Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática Área de formação inicial “magistério, pedagogia e matemática”, com pós-graduação em “Alfabetização e Educação Infantil”. Ampla experiência em Educação, atuando ao longo de minha carreira na Educação Básica, em sala de aula e gestão pedagógica e administrativa, no Ensino Superior atuando em diversos cursos de graduação e pós-graduação em EAD com elaboração de material e videoaulas, atualmente atuando como assessora pedagógica.

Cláudia Alves de Castro

Eduardo Romero

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos; Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS; bacharel em Direito pela Uniderp-Anhanguera; Graduado em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal – Uniderp. Foi vereador por Campo Grande -MS e coordenador da Frente Parlamentar de Vereadores Ambientalistas do Brasil, é Líder RAPs – Rede de Ação Política pela Sustentabilidade. Ator, Diretor Teatral, foi Professor Voluntário da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul no curso de Jornalismo. Escritor. Membro do Grupo de Pesquisa Processo com e da Rede AMLAT. Exerceu a função de Secretário de Estado de Cidadania e Cultura no Estado de Mato Grosso do Sul.

Eduardo Romero

Lisa Rodrigues

Doutora e Mestra em Ciências da Comunicação, Linha de Pesquisa: Educomunicação Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Licenciatura em Pedagogia – Universidade Paulista (UNIP) Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo (Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) Especialização em Globalização e Cultura (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP).

Lisa Rodrigues

Luã Armando

É falante de inglês, espanhol, japonês, português e LIBRAS. Graduado em Letras e Pedagogia. Especialista em Moderna Educação pela PUCRS e Neuropsicopedagogia pela FAVENI. Mestre em Linguística Aplicada pela UEMS e Doutorando em Estudo de Linguagens na UFMS. É certificado internacionalmente pelas provas de proficiência DELE, Cambridge, TOEFL, PROLIBRAS e NOURYOKU SHIKEN. Coordenador da Rede NOTA 10 de Ensino Bilíngue é docente na Faculdade Insted.

Luã Armando

Ordália Almeida

Pedagoga com Magistério da Pré-Escola, Mestre e Doutora em Educação e Pós-Doutora na área da Sociologia da Infância. Coordenou o Curso de Pedagogia para Educação Infantil – Consócio PROFORMAR (2004-2010). Coordenou o PROINFANTIL MEC/UFMS nos Estados de Alagoas, Bahia, Mato Grosso do Sul e Sergipe (2004 a 2010). Coordenou o curso de Especialização em Docência na Educação Infantil e os Cursos de Extensão em Educação Infantil MEC/UFMS (2009 a 2015). Coordenou o Fórum Estadual de Educação de MS (2016 a 2018) Membro da Rede Nacional da Primeira Infância. Bacharel em Direito. Diretora da Faculdade de Educação – FaEd/UFMS (2017-2019). Membro da Câmara de Educação Superior do Conselho Estadual de Educação-MS. Professora Titular aposentada da UFMS (1989 a 2019). Atua na formação de professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental e com Gestão e Políticas Públicas para a Infância. Professora do Curso de Direito da Faculdade Insted-MS.

Ordália Almeida

Victor Biazon

Professor de graduação e pós-graduação, Jornalista Profissional. Doutor em Comunicação Social, Mestre em Administração (FPL-2010-2012), Pós-graduado em Gestão Estratégica de Empresas (IPE – 2010), pós-graduado em Comunicação, Publicidade e Negócios (CESUMAR-2008) com graduação em Administração (FECEA 2002-2005). Experiência como coordenador EAD e presencial do curso em CST em Marketing, Gestão Comercial, Gestão de PDV e Gestão de RH e das Disciplinas Digitais e CST em Processos Gerenciais, de Bacharelado em Administração e Ciências Contábeis (Unifatecie); Coordenador de Projeto de Iniciação Científica e Editor das revistas do Núcleo de Pesquisa (FATECIE 2011-2017). Experiência com produção e apresentação de televisão. Membro CAA – INEP para assuntos de ENADE (2015-2020). Head de Pós-graduação e extensão.

Victor Biazon

Modalidade

Aulas remotas ao vivo

Carga Horária

360 HORAS

Regulamento

Aluno com ensino superior completo

Prova Online
Redação
Portador de Diploma
Segunda Graduação
Transferência de outra Instituição
Usar nota do Enem