Sobre o curso de

ESG com ênfase em Bioeconomia

Natureza não é problema, natureza é solução. Com base nessa premissa, a promoção de práticas de ESG é essencial para o desenvolvimento sustentável. O Brasil, com sua rica biodiversidade e potencial para uma economia de baixo carbono, encontra no Mato Grosso do Sul uma posição estratégica para o desenvolvimento da bioeconomia, apoiada pela força de seu agronegócio, produção de biomassa e pujança da natureza. Um curso de pós-graduação em ESG focado na bioeconomia nesta região busca não apenas aprimorar as práticas agrícolas sustentáveis, mas também explorar os vastos recursos biológicos locais, impulsionando a economia e promovendo inovações tecnológicas em novas cadeias produtivas.

O curso visa capacitar profissionais com conhecimentos que reduzam os impactos ambientais, promovam a responsabilidade social e fortaleçam a governança corporativa, elevando os padrões de transparência e ética nas empresas locais. Tais ações são cruciais para mitigar os efeitos das atividades econômicas predominantes e melhorar a qualidade de vida das comunidades.

Ao enfatizar a bioeconomia, o curso oferece oportunidades para inovação e crescimento econômico, incluindo a criação de novos negócios e empregos em biotecnologia, além de facilitar o acesso a mercados internacionais cada vez mais exigentes. A educação em ESG não só capacita os profissionais da região, mas também impulsiona a pesquisa e o desenvolvimento, contribuindo para a formulação de políticas públicas eficazes, que engajem as comunidades e assegurem que essas políticas sejam inclusivas e sustentáveis.

Objetivo

  1. Desenvolver Competências em Sustentabilidade: Capacitar alunos com conhecimentos sobre práticas sustentáveis e ESG, desenvolver estratégias de gestão sustentável e compreender os impactos ambientais das atividades econômicas.
  2. Fomentar a Responsabilidade Social: Ensinar a implementação de programas de responsabilidade social corporativa, promovendo inclusão, diversidade e bem-estar social, além de avaliar e gerenciar externalidades.
  3. Melhorar a Governança Corporativa: Proporcionar compreensão dos princípios de governança e ética, capacitando alunos a desenvolver políticas de compliance, transparência e compras sustentáveis.
  4. Capacitar Profissionais para Implementação de ESG: Desenvolver habilidades práticas para implementar estratégias ESG e ensinar metodologias para avaliar e medir seus impactos em organizações.
  5. Incentivar a Inovação e a Bioeconomia: Explorar oportunidades na bioeconomia, promovendo inovações sustentáveis e capacitando alunos a desenvolver soluções biotecnológicas.
  6. Preparar Líderes em Sustentabilidade: Formar líderes capazes de dirigir iniciativas de sustentabilidade, alinhar objetivos de desenvolvimento sustentável com estratégias corporativas e fomentar pesquisa e desenvolvimento em ESG.

Perfil do Aluno

Um curso de pós-graduação em ESG com ênfase na bioeconomia deve ser projetado para ser acessível e relevante para uma ampla gama de profissionais, desde executivos e gestores até cientistas e advogados. A diversidade do público-alvo reflete a importância, a transversalidade e a urgência para implantação dos princípios de ESG em todos os setores da economia moderna. Além dos cursos regulares oferecidos pelo Insted, deveremos prospectar clientes para oferta de curso in company, especialmente no segmento florestal, de bioenergia e governamental.

  1. Introdução à Sustentabilidade e ESG
  2. Governança e Sustentabilidade Institucional
  3. Responsabilidade Social Corporativa e Ética
  4. Planejamento, Gestão Ambiental e Gestão de Riscos
  5. Metodologia da Pesquisa Interdisciplinar
  6. Soluções Baseadas na Natureza: Geração de Valor com Capital Natural
  7. Estrutura organizacional para a sustentabilidade
  8. Direito, Inclusão e Sustentabilidade
  9. Ethos, Comportamento Humano e Liderança em Sustentabilidade
  10. Ferramentas e Métodos de Gestão: Métricas e Análise de Ciclo de Vida (ACV)
  11. Estratégias, Inovação e Oportunidades em  Negócios Sustentáveis
  12. Políticas Públicas, Equidade e Acreditação em ESG
  13. Comunicação em cenários de ESG
  14. IA para sustentabilidade, ética e desenvolvimento
  15. Seminário de metodologias e práticas em ESG: Viagem de imersão no Pantanal
  16. Trabalho Final de Curso

Investimento

*Consulte nossos descontos para convênios e ex-alunos. *Descontos não cumulativos.

Taxa de Inscrição

R$ 200,00

Parcelas

14 parcelas
R$ 630,00

Docentes

Dr. José Sabino (Coordenador do curso)

Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas (USP), Mestre em Zoologia (UNESP) e Doutor em Ecologia (UNICAMP). Atua como docente do Curso de Ciências Biológicas da UEMS. Faz parte do Conselho Científico da Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos – BPBES. Coordena o Projeto Peixes de Bonito, programa dedicado à história natural de peixes, comportamento animal e conservação da biodiversidade. Entre 1999 e 2011 participou do Conselho Deliberativo da Sociedade Brasileira de Ictiologia. De 2007 a 2008 ocupou o cargo de Superintendente de Ciência Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul, sendo responsável por elaborar políticas públicas e fazer a gestão de CT do Estado. Nesse período, idealizou e captou recursos para o Programa Biota-MS. Dedica especial atenção à compreensão pública e divulgação científica. Há mais de 30 anos produz documentação audiovisual para instituições públicas e privadas. Em suas atividades recentes, realizou trabalhos editoriais e de curadoria, com publicação de livros, criação de exposições científicas e ações de planejamento e popularização da Biodiversidade.

Dr. José Sabino (Coordenador do curso)

Ronaldo Mota

Professor Titular de Física aposentado da Universidade Federal de Santa Maria e Diretor-Secretário da Academia Brasileira de Educação, atualmente pesquisando as interfaces entre educação e tecnologia digitais. Membro do Comitê de Extensão do INCT-Materials Informatics, Sócio-Fundador das empresas Neoprospecta e BiomeHub S.A. (Parque Sapiens-SC), Membro do Conselho do Ranking Universitário da Folha/RUF, Membro do Conselho da Agência Bori e Membro do Conselho Fiscal da ABED. Bacharel em Física pela Universidade de São Paulo, Mestre pela Universidade Federal da Bahia, Doutor pela Universidade Federal de Pernambuco e Pós-Doutorados nas Universidades de Utah/Estados Unidos e de British Columbia/Canadá. Anteriormente, foi Chanceler e Diretor-Executivo de Educação a Distância do Grupo Estácio/Yduqs, Reitor da Universidade Estácio de Sá, Pesquisador nível 1 do CNPq em Modelagem e Simulação em Ciência dos Materiais, Consultor “ad hoc” no Senado Federal por ocasião da aprovação da BNCC a convite do Senador relator, “Professorial Visiting Fellow” no Instituto de Educação da Universidade de Londres/UK (Cátedra Anísio Teixeira), Secretário Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, Secretário-Executivo do Conselho Nacional de Educação, Secretário Nacional de Educação a Distância, Secretário Nacional de Educação Superior e Ministro Interino do Ministério da Educação. Condecorado pelo Presidente da República do Brasil como Comendador, na Classe Grã-Cruz, da Ordem Nacional do Mérito Científico.

Ronaldo Mota

Luciana Paes de Andrade

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1997) e em Administração (2021) pela Universidade Anhanguera- Uniderp, Mestrado em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (2001) e Doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é professora titular da Universidade Anhanguera-Uniderp, atuando no Curso de Medicina. Docente do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da Uniderp e do Mestrado em Ensino de Ciências e Saúde do Centro Universitário Anhanguera de São Paulo É Coordenadora da Comissão de Ética no Uso de Animais da Anhanguera Educacional. Participa como membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Uniderp. É Professora do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Luciana Paes de Andrade

Fabiana Ananias Vasconcellos

Graduada no ano de 2016 em Engenharia Florestal na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, e obteve o título de mestre em Desenvolvimento Sustentável e Extensão em 2024 pela Universidade Federal de Lavras – UFLA,. Atua desde 2018 em projetos de desenvolvimento rural sustentável no terceiro setor. Possui experiência com atividades em campo, articulação com diferentes públicos (agricultores familiares, médios produtores rurais, setor público e privado, financiadores de projetos) e em gestão/coordenação de projetos. Desde 2020 é consultora no Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade – IABS, uma OSCIP sediada em Brasília/DF.

Fabiana Ananias Vasconcellos

Fabio Pereira do Vale Machado

Pós-doutor em Estudos de Linguagem pela UFMS e Pós-doutorando USP e UFSC. Membro efetivo da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, cadeira n 14. Professor Doutor em Estudos de Linguagens pelo PPGEL/FAALC – Faculdade de Artes, Letras e Comunicação – UFMS. Coordenador de Pesquisa e Iniciação Científica da Faculdade Insted e Editor-Chefe da RECAM – Revista Camalotes. Possui o curso da Escola Superior de Controle Externo EaD – Tribunal de Contas de MS, ESCOEX. Graduado em Letras e Pedagogia. Colunista no site Campo Grande Notícias. Membro associado da ABRALIC – Associação Brasileira de Literatura Comparada. Professor dos segmentos: universitário, pré-vestibular e colegial. Membro do Núcleo de Estudos Culturais Comparados NECC/UFMS. Professor de Língua Espanhola. Membro do NAV(r)E – Núcleo de Artes Visuais em (re)Verificações Epistemológicas – UEMS/CNPq. Mestre em Letras pela UEMS – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Atua nas áreas de Literatura Comparada, Estudos de Linguagens, Linguagem e Ensino, América Latina, Educação e Estudos Culturais. Pós-Graduado em: Tecnologias e Educação a Distância, Docência no Ensino Superior; Educação Especial (TGD) Transtornos Globais de Desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação e em Neuropsicopedagogia. Na União Brasileira de Escritores de Mato Grosso do Sul, foi Diretor de Cultura no mandato 2018/2021 UBE-MS. A convite do Vaticano participou presencialmente do Congresso do CELAM sediado em Bogotá – Colômbia, com o encontro: “A linguagem simbólica da cultura popular” que reuniu as três Américas na capital colombiana de 26 a 30 de novembro de 2023.

Fabio Pereira do Vale Machado

Fernando Henrique Garayo Jr.

Fernando Henrique Garayo Junior é formado em Engenharia Ambiental pela PUC Campinas e Mestre em Tecnologias Ambientais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência com relações institucionais em assuntos ligados a área ambiental, representação em conselhos ambientais, além de experiência com Sistemas de Gestão Ambiental e Qualidade, padronização de processos, gerenciamento pelas diretrizes. Atualmente exerce atividade de gerencia da área de Meio Ambiente e Qualidade de uma empresa de saneamento responsável por 94 municipalidades, possui uma coluna sobre Meio Ambiente na Rádio CBN Campo Grande e atua com consultoria ambiental.

Fernando Henrique Garayo Jr.

Leonardo Avelino Duarte

Mestre e Doutor em Direito pela FADISP, SP. Advogado desde março de 1999. Ex-Presidente da OAB, Seccional de Mato Grosso do Sul (2010-2012). Ex-Coordenador Nacional do Exame de Ordem (2013). Conselheiro Federal Titular da Ordem dos Advogados do Brasil (2013-2014). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional e Administrativo. Membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Direito Público (www.asdp.com.br). Membro da Academia de Direito Processual do MS (ADP). Pecuarista e ambientalista. Fundador do iniciativa de ciência cidadã Biofaces (www.biofaces.com), associada da rede brasileira de ciência cidadã (RBCC), que atualmente é o maior site de registros de fauna em mamíferos, répteis, anfíbios e invertebrados do Brasil.

Leonardo Avelino Duarte

Izabela Cristina Prado de Souza Barbosa Ronda

Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pela Universidade Anhanguera Uniderp. Bolsista Capes com dedicação exclusiva. Linha de pesquisa: Sociedade, Ambiente e Desenvolvimento Regional com ênfase em ecoturismo e acessibilidade. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2003) e em Direito pela Universidade Anhanguera Uniderp, especialização em Planejamento e Gestão Ambiental pela Universidade Anhanguera – UNIDERP (2006) e mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pela Universidade Anhanguera – UNIDERP (2011). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em desenvolvimento regional, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia do turismo, desenvolvimento sustentável, desenvolvimento social, sociedade e natureza, desenvolvimento regional sustentável, socioeconomia, avaliação de impacto socioambiental, inclusão social e direitos humanos. . Experiência em docência no ensino superior nos cursos de graduação e pós-graduação em Serviço Social, Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil. Possui experiência em educação a distância como docente e como tutora. Atua também na área de consultoria ambiental e tem vasta experiência na elaboração de análises socioeconômicas, avaliação de impactos ambientais e na coordenação de Estudos de Impacto Ambiental. Atualmente exerce a função de assessora jurídica na Unidade Setorial de Controle Interno da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul – USCI/SED.

Izabela Cristina Prado de Souza Barbosa Ronda

Pedro Rabello Paes de Andrade

Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2010) e mestre em Antropologia Sociocultural pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal da Grande Dourados (2014). Possui licenciatura em Sociologia pela UniFil (2016). Acadêmico do curso de licenciatura em Pedagogia na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul desde 2022. Professor concursado de Sociologia na Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul (2022). Atuou como professor temporário da rede de ensino básico estadual (2014-2023), lecionando as disciplinas de Sociologia, Filosofia e História. Trabalhou nas Escolas Estaduais Amando de Oliveira, Dolor Ferreira de Andrade e Lúcia Martins Coelho. De outubro de 2015 até novembro de 2016, foi tutor na especialização “Antropologia e História dos Povos Indígenas” (UFMS). Atualmente, exerce a função de Professor Formador na Coordenadoria de Formação Continuada (CFOR), vinculada à Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul.

Pedro Rabello Paes de Andrade

Zildamara dos Reis Holsback

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS (2005), Mestra em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS (2008) e Doutora em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2015). Atualmente é professora Adjunta na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, ministra aulas no curso Bacharelado em Ciências Biológicas da UEMS de Campo Grande, é professora orientadora no Programa de Residência Pedagógica – PRP/CAPES, subprojeto Ciências. É membro titular do Comitê de Ensino de Graduação (PROE), representando a área de Ciências Biológicas e da Saúde. É membro titular do Comitê de extensão da UEMS (PROEX) representando a área de Meio Ambiente. É membro titular da Comissão Permanente de Capacitação (PRODHS), representando a área de Ciências Biológicas. É coordenadora do curso Bacharelado em Ciências Biológicas da UEMS/ Campo Grande e ministra as disciplinas Introdução à profissão do Biólogo, Morfologia Vegetal e Anatomia Vegetal. É docente no Mestrado Profissional em Rede Nacional de Gestão e Regulação de Recursos Hídricos.

Zildamara dos Reis Holsback

Modalidade

Presencial com aulas on-line ao vivo

Carga Horária

360 horas

Regulamento

Aluno com ensino superior completo

Prova Online
Redação
Portador de Diploma
Segunda Graduação
Convênios
Transferência de outra Instituição
Usar nota do Enem