Sobre o curso de

Gestão Escolar e Processos Educacionais

Este curso busca atender às demandas de gestores e educadores que atuam em diferentes contextos, proporcionando ferramentas e conhecimentos para a melhoria contínua da gestão escolar, o engajamento da comunidade escolar e a promoção de práticas educacionais alinhadas às necessidades do século XXI. Além disso, fomenta a formação de líderes capazes de tomar decisões baseadas em evidências, priorizando a equidade, a sustentabilidade e o impacto positivo no aprendizado dos estudantes. Ao promover um enfoque holístico que une aspectos administrativos e pedagógicos, o curso contribui para o fortalecimento das práticas escolares, capacitando profissionais para enfrentar os desafios da educação contemporânea e transformar realidades no âmbito educacional.

Inicio em:

Abril de 2025

Objetivo

Planejamento e Gestão Estratégica: Proporcionar ferramentas para o desenvolvimento de planos estratégicos e operacionais no âmbito escolar. Capacitar os profissionais na gestão de recursos humanos, financeiros e materiais, otimizando o funcionamento das instituições de ensino.

Liderança e Desenvolvimento de Equipes: Formar líderes capazes de motivar e engajar equipes pedagógicas e administrativas. Promover competências em gestão de conflitos e construção de ambientes colaborativos.

Práticas Pedagógicas e Inovação: Estimular a adoção de metodologias ativas e estratégias pedagógicas inovadoras. Capacitar os profissionais a integrar tecnologias digitais no planejamento e execução dos processos educacionais.

Gestão da Qualidade Educacional: Ensinar técnicas de avaliação e monitoramento de indicadores educacionais para tomada de decisões informadas. Propor estratégias para promover a equidade e a inclusão no ambiente escolar.

Contexto e Políticas Públicas: Compreender o papel da gestão escolar no contexto das políticas educacionais vigentes. Preparar os profissionais para alinhar as práticas escolares aos marcos legais e diretrizes da educação nacional e internacional.

Engajamento da Comunidade Escolar: Desenvolver habilidades para fomentar a participação da comunidade escolar e fortalecer a parceria entre família, escola e sociedade. Capacitar os gestores na comunicação efetiva e na construção de redes de apoio.

Perfil do Aluno

O curso será destinado para profissionais da Educação Básica que atuam na área da educação, professores, coordenadores pedagógicos, diretores, assistentes de sala e coordenação.

Ensino Híbrido, Metodologias Ativas e Gestão da Aprendizagem

Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Processos Avaliativos

Educação, Diversidade e Processos de Inclusão

Inteligência Artificial e Tecnologias Emergentes em Educação

Financiamento, Políticas, Programas Educacionais e a Gestão Escolar

Planejamento e Gestão Pedagógica e de Pessoas nos Espaços Escolares e não Escolares

Gestão Financeira e Patrimonial da Escola e dos Processos Educacionais

Gestão de Frota e Planejamento das Rotas do Transporte Escolar

Gestão da Merenda Escolar

Gestão de Escolas e Instituições Inclusivas: legislação, flexibilização curricular e respeito aos direitos humanos

Investimento

*Consulte nossos descontos para convênios e ex-alunos. *Descontos não cumulativos.

Taxa de Inscrição

R$ 200,00

Parcelas

até 12 parcelas
R$ 289,00 – valor mensal

Docentes

Profª. Drª. Cilmara Ayache (coordenadora do curso)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2002) e Mestra em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (2006). Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFMS. Atualmente é professora do curso de Pedagogia e Pós-graduação da Faculdade INSTED. Participante do projeto de pesquisa “Propostas políticas e pedagógicas para a educação dos intelectuais orgânicos liberais e críticos no Brasil (anos 1920 – anos 2000)” da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Profª. Drª. Cilmara Ayache (coordenadora do curso)

Prof. Dr. Alan Silus da Cruz Silva (coordenador do curso)

Letrólogo, Pedagogo, Mestre e Doutor em Letras, com atuação no Ensino Superior nas atividades de Docência e Gestão Institucional. Seus interesses profissionais e de estudos voltam-se aos temas vinculados as áreas de Letras, Educação e mais recentemente ao Turismo

Prof. Dr. Alan Silus da Cruz Silva (coordenador do curso)

Prof. Me. Glauber Halt Cabral

Possui 20 anos de experiência em Marketing de produtos farmacêuticos, veterinários, estruturando e supervisionando grandes equipes. Iniciou a carreira profissional como Trainee das Indústrias Hitachi S/A, onde adquiriu sólida formação na área através de cursos nacionais e internacionais oferecidos pela empresa. Tem experiência com todas as ferramentas pertinentes ao Marketing de Produtos e serviços: gerenciamento de budgets, análise e planejamento estratégico, pesquisas de mercado, contato com fornecedores (agências e veículos de comunicação), desenvolvimento de campanhas e mídia. Nos últimos anos atuou como supervisor/coordenador na área de marketing internacional (América Central e MERCOSUL) na Vivo S/A, Phibro Saúde Animal, multinacional do setor farmacêutico e na Centroflora, empresa farmacêutica nacional. Atua também na docência universitária nas áreas de Administração, Gestão de Pessoas e Marketing.

Prof. Me. Glauber Halt Cabral

Profª Me. Paola Gianotto Braga

Doutoranda em Educação pela UCDB – Universidade Católica Dom Bosco (2024) – Bolsista CAPES, na Linha de Política, Gestão e História da Educação. Mestra em Educação pela UCDB (2020) – Bolsista CAPES. Especialista em Neuropsicologia pelo INESP – Instituto Neurológico de São Paulo Dr Raul Marino Jr. (2008); em Educação Especial e Inclusiva pela FESL – Faculdade de Educação São Luís (2017); em Educação Especial com Ênfase em Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades pela FESL (2018); em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela FMB – Faculdade do Maciço de Baturité (2020); e em Psicologia Jurídica pela Faculdade Única (2021). Graduada em Psicologia – Licenciatura e Formação de Psicólogo pela UNIDERP – Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (2005); e em Pedagogia pela UTP – Universidade de Tuiuti do Paraná (2017). Atualmente atua como Psicóloga Clínica; Docente no curso de graduação em Pedagogia no Instituto Avançado de Ensino Superior e Desenvolvimento Humano (INSTED); Perita credenciada no Tribunal de Justiça de MS; e Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Políticas Educacionais e Órgãos de Gestão dos Sistemas de Ensino (GEPESE/UCDB). Foco em: políticas educacionais, educação especial, psicologia educacional, psicologia forense, psicopatologias e neuropsicologia.

Profª Me. Paola Gianotto Braga

Profª. Drª. Ana Cristina Cantero Dorsa Lima

Doutoranda em Educação do PPGE/UCDB ( 2021-) Graduada em Pedagogia com habilitação em Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental e Supervisão Pedagógica, pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), 2000. Mestre em Educação (UCDB), 2014. Especialista em Organização do Trabalho do Professor Alfabetizador- Convênio FUNLEC-PMCG 2006. Possui experiências profissionais nas áreas de Gestão na Educação Infantil e Ensino Superior. Participei de Bancas e elaborações de questões de concurso público na área da educação. Professora em Cursos de Pós Graduação. Concursada como Especialista em Educação pela Prefeitura Municipal de Campo Grande -MS, Atualmente Superintendente de Políticas Educacionais da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande-MS

Profª. Drª. Ana Cristina Cantero Dorsa Lima

Profª. Esp. Avany Cardoso Leal

Possui graduação em Psicologia – Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (1990). Especialista em Gestalt Terapia e Rorschach. Foi professora da Universidade Anhanguera – Uniderp por 19 anos e meio. Trabalhou no Serviço de Psiquiatria da Santa Casa de Campo Grande/MS de março/1995 a março/2015, tendo chefiado o Setor de Psicologia dessa instituição de janeiro/2010 a fevereiro/2015. Atua em consultório particular desde janeiro de 1991, atendendo em psicoterapia e avaliação psicológica. Atualmente coordena o curso de Psicologia da Faculdade Insted. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Intervenção Terapêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia hospitalar, psicopatologia, qualidade de vida, suicídio, adolescência.

Profª. Esp. Avany Cardoso Leal

Profª. Me. Leusa de Melo Secchi

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, graduada em Pedagogia pela mesma Instituição. Especialização em Psicopedagogia na Educação, pela Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande/MS. É professora efetiva da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS, atualmente exercendo a função de técnica da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande. Tem proferido palestras, oficinas e cursos em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental com os seguintes temas: educação infantil e suas especificidades, alfabetização, leitura, formação docente e atuação da coordenação pedagógica. Enquanto técnica da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande/MS, no ano de 2008, coordenou e organizou a publicação do Referencial Curricular da Rede Municipal de Ensino para a Educação Infantil, e em 2017 das Orientações Curriculares para Educação Infantil: Jeitos de Cuidar e Educar. Atuou como professora formadora e supervisora no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa no MS. É membro do Fórum Permanente de Educação Infantil de MS. Professora do Instituto de Ensino Superior da FUNLEC – IESF nos cursos de graduação e pós-graduação.

Profª. Me. Leusa de Melo Secchi

Prof. Me. Georges Elias Ayache

Graduado em Economia – Faculdades Integradas Rui Barbosa (1987), Pós Graduação Gerente de Cidades – Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) (2010), Mestre em Produção e Gestão Agroindustrial – Universidade UNIDERP-Anhanguera (2017). É professor e Coordenador de Cursos de Graduação e Pós-Graduação na Faculdade INSTED; Assessor do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul; Experiência em Gestão Pública; Atuou como professor na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Professor substituto – Campus de Aquidauana/MS) e Também Professor do Instituto de Educação Superior da FUNCLEC, nas duas Instituições como professor no curso de Administração, nas disciplinas de Administração Pública, Economia Brasileira, Economia Internacional, Administração Financeira e Orçamentária e Gestão do Agronegócio. Atuou como Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Pós graduação do Instituto de Educação Superior da FUNCLEC. Também atuou na Gestão Pública Municipal por mais de 30 (Trinta) anos ocupando as funções de Secretario Municipal de Gabinete; Secretario de Administração; Secretário Municipal de Fazenda; Secretario Municipal de Planejamento; Secretário Municipal de Saúde. Também exerceu a função de Assessor Parlamentar na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

Prof. Me. Georges Elias Ayache

Roberto Silva Pereira

Roberto Silva Pereira

Profª. Drª. Karla Rejane de Andrade Porto

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Alagoas (1995), mestrado em Química e Biotecnologia pela Universidade Federal de Alagoas (2003) e doutorado em Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Biodi pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2016). Atualmente é bolsista desenvolvimento tecnológico em tics – KEROW SOLUCOES DE PRECISAO LTDA, KEROW, Brasil. e membro de diretoria do Instituto de Assitência e Pesquisa em Educação e Saúde (IAPES). Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Metabolismo e Bioenergética.

Profª. Drª. Karla Rejane de Andrade Porto

Profª. Me. Edilene Aparecida Veneruchi de Campos

Possui graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1992) e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Atualmente é aluna de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, desenvolvendo pesquisa na área de Inteligência Artificial. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Software Básico, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de sistemas, educação a distância e informática na educação. Atualmente é professora e coordenadora do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade INSTED. Além das atividades acadêmicas, é funcionária pública federal da empresa DATAPREV, atualmente cedida para o Instituto Nacional de Seguro Social – INSS, onde ocupa o cargo de analista de TI na Coordenação de Ciência de Dados.

Profª. Me. Edilene Aparecida Veneruchi de Campos

Modalidade

Presencial com aulas on-line ao vivo

Carga Horária

360 horas

Regulamento

Aluno com ensino superior completo

Prova Online
Redação
Portador de Diploma
Segunda Graduação
Convênios
Transferência de outra Instituição
Usar nota do Enem