Sobre o curso de

Novas Tecnologias e Direito Digital

Nos últimos anos, o aumento significativo de dispositivos informáticos e a comunicação entre eles têm exigido adaptações sociais e jurídicas. As novas interações mediadas pela tecnologia, como o uso de Apps e IoTs, e a aplicação de Inteligência Artificial, Aprendizado de Máquina e Ciência de Dados, estão desafiando as relações sociais, econômicas e jurídicas. Essas tecnologias alteram drasticamente a forma como decisões são tomadas, questionando a distinção entre inteligência humana e artificial.

A valorização dos dados, especialmente os sensíveis, tem levado a frequentes vazamentos, muitos dos quais são explorados maliciosamente na deep web. Este ambiente, caracterizado por anonimato e descentralização, desafia a privacidade e a segurança, ao mesmo tempo que complica a investigação de crimes graves. A evolução dos algoritmos criptográficos e a tecnologia blockchain mostram potencial para descentralização e segurança, mas também apresentam desafios para a aplicação da lei.

O cenário atual destaca a dependência da tecnologia e a necessidade de novas abordagens jurídicas e de gestão de riscos. A segurança jurídica e tecnológica tornou-se um ativo importante para as empresas, que enfrentam ameaças crescentes. O uso de Tecnologias de Informação e Comunicação facilita tanto atividades lícitas quanto ilícitas, criando um ambiente propício para fraudes e crimes, especialmente no ciberespaço, onde a ausência de fronteiras físicas complica a regulação.

O direito digital, embora ainda em desenvolvimento, tem visto avanços significativos, como a implementação de diversas normas legais: Medida Provisória 2.200-2/2001, Decreto n. 7.962/2013, Lei 11.829/2009, Lei 12.737/2012, Lei 12.965/2014, Lei 13.709/2018, Lei 14.155/2021, Lei 14.478/2022, e a Emenda Constitucional 115/2022. Além disso, projetos de lei em andamento buscam regular a inteligência artificial e a obtenção de provas digitais. A adaptação do direito positivo a essa nova realidade é crucial para enfrentar os desafios do mundo digital.

A educação em Direito Digital é essencial para preparar profissionais capazes de lidar com os desafios atuais. A inclusão de conteúdos de Direito Digital nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Direito reflete essa necessidade. Contudo, ainda há uma carência de programas de pós-graduação específicos na área, e há uma demanda crescente por profissionais qualificados nesta área emergente.

Objetivo

Formar especialistas em Novas Tecnologias e Direito Digital habilitados para o enfrentamento dos questionamentos vivenciados na vida profissional. Incentivar a pesquisa e extensão nas áreas abordadas pelo curso, estimulando a busca de um conhecimento teórico abalizado e consistente, qualificando profissionais para a área da docência, da pesquisa e do meio acadêmico.

Desenvolver e capacitar profissionais do Direito, de Tecnologia da Informação e outras áreas afins, habilitando-os para o enfrentamento de questões relevantes para o ser humano e para a sociedade, com atualização, casos reais e pensamento crítico na busca pela solução de problemas que envolvam o Direito Digital.

Perfil do Aluno

Área Jurídica:

  • Advogados
  • Promotores de Justiça
  • Juízes
  • Delegados de Polícia e Policiais
  • Bacharéis em Direito

Área de Tecnologia:

  • Desenvolvedores (DEV)
  • Segurança da Informação (OPSEC, CTI etc)
  • Bacharéis em áreas de Tecnologia da Informação

Empresarial:

  • Diretores de grandes empresas
  • Áreas de inovação e gestão de empresas
  • Todos os profissionais que trabalham com IA, LGPD e relação com clientes em ambiente virtual

MÓDULO 1 – INTRODUÇÃO AO DIREITO DIGITAL E NOVAS TECNOLOGIAS

  1. Direito e novas tecnologias: do bit à IA
  2. Defesa de direitos fundamentais em meio às TICs (Tecnologias da Informação e do Conhecimento)
  3. Como e quando devemos regular tecnologias da informação?
  4. Por debaixo dos panos. Como funcionam as tecnologias que utilizamos hoje?
  5. Seminário 1

MÓDULO 2 – INTERNET E PROTEÇÃO DE DADOS

  1. Marco Civil da Internet e Governança
  2. Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e compliance
  3. Implementação de LGPD na prática
  4. Contrato digital
  5. Seminário 1: Fake news, liberdade de opinião, eleições | DPO: papel do DPO, estudo de caso, proteção e dados e privacidade
  6. Seminário 2: Criptografia e direito, aspectos técnicos e desafios jurídicos | Legítimo interesse e LGPD | Neurodireitos

‌MÓDULO 3 – DIREITO PENAL E PROCESSUAL

  1. Crimes cibernéticos
  2. Influência da tecnologia no processo judicial
  3. Seminário 1: stalking e cyberstalking

‌MÓDULO 4 – PROVA DIGITAL

  1. Como obter e lidar com a prova digital

MÓDULO 5 – TÓPICOS AVANÇADOS E TEMAS ATUAIS

  1. Aplicação da inteligência artificial na prática jurídica
  2. Inteligência artificial: estado da arte e desafios jurídicos
  3. Entendendo a tecnologia blockchain
  4. Ativos virtuais
  5. Seminário: Smart contrats, Direitos digitais e herança digital e outros temas esparsos

Investimento

*Consulte nossos descontos para convênios e ex-alunos. *Descontos não cumulativos.

Taxa de Inscrição

R$ 200,00

Parcelas

12 parcelas
R$630,00

Docentes

Dr. Alexandre Lima Raslan (coordenador do curso)

Desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. Doutor em Direito em Função Social do Direito pela Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo (2019). Mestre em Direito das Relações Sociais (Direitos Difusos) na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP (2009). Pós Graduado (lato sensu) em Direito Civil : Direitos Difusos – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (2001). Graduado em Direito – Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso – FUCMT (1992). Pós-Graduado (lato sensu) em Direito Processual Penal – Universidade Católica Dom Bosco – UCDB (2000). Procurador de Justiça do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (1995-2021). Membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Direito Público. Membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Direito Processual. Coordenador e Professor das Pós-Graduações Jurídicas da Faculdade Insted.

Dr. Alexandre Lima Raslan (coordenador do curso)

Dr. Raphael Chaia (coordenador do curso)

Possui graduação em Direito pela Universidade Católica Dom Bosco (2002). Pós-Graduado em Direito Ambiental pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal – UNIDERP. Pós-Graduado em Direito Digital e Compliance pela Damásio Educacional. Pós-Graduado em Direito de Criptoativos e Blockchain pela Escola Superior da Magistratura Federal do Paraná (ESMAFEPR). Mestre em Desenvolvimento Local pela Universidade Católica Dom Bosco. Doutor em Desenvolvimento Local pela Universidade Católica Dom Bosco. Pós-Doutor em Novas Tecnologias e Direito, pelo Mediterranea International Centre for Human Rights Research, da Università di Reggio Calabria, da Itália. Mestrando em Direitos Fundamentais e Inteligência Artifical, pela Università di Reggio Calabria, da Itália. Presidente da Comissão de Direito Digital e Startups – OAB/MS, para o triênio 2022-2024.

Dr. Raphael Chaia (coordenador do curso)

Esp. Michel Maesano (coordenador do curso)

Promotor de Justiça e Coordenador-Adjunto do Núcleo de Crimes Cibernéticos do Ministério Público de Mato Grosso do Sul Especialista em Direito Processual Civil e em Cyber Threat Intelligence (Idesp/Daryus). Pós-graduando em Perícia Digital e Computação Forense e em Direito Digital, Cybersecurity e Inteligência Artificial.

Esp. Michel Maesano (coordenador do curso)

Esp. Felipe Almeida Marques (coordenador do curso)

Promotor de Justiça e Coordenador-Adjunto do Núcleo de Crimes Cibernéticos (NUCIB) do Ministério Público de Mato Grosso do Sul. Especialista em Direito e Planejamento Tributário pela Faculdade Baiana de Direito. Pós-Graduado em Cyber Threat Intelligence (Idesp/Daryus). Pós-graduando em Perícia Digital e Computação Forense (IPOG).

Esp. Felipe Almeida Marques (coordenador do curso)

Modalidade

Presencial com aulas on-line ao vivo

Carga Horária

360 horas

Regulamento

Aluno com ensino superior completo

Prova Online
Redação
Portador de Diploma
Segunda Graduação
Transferência de outra Instituição
Usar nota do Enem