Graduação em Psicologia

SOBRE O CURSO DE PSICOLOGIA

O curso busca propiciar ao estudante e futuro Psicólogo visão integral e permitir ajustes em decorrência das transformações ocorridas no mundo do trabalho; abordar uma visão holística que considera os aspectos biopsicossociais, filosóficos, antropológicos, políticos, econômicos e culturais; despertar a consciência de valorização da psicologia enquanto ciência e da categoria profissional do psicólogo.

Tem como objetivo formar profissionais com uma apreensão crítica da realidade, que possam promover uma cultura de paz e respeito aos direitos humanos nas instituições que vierem a ingressar, seja esta instituição a clínica, a escola, a organização, o trabalho, o hospital ou os movimentos sociais.

 

 

Apresentação do Curso de Psicologia

Coordenadora Avany Cardoso Leal

 
 

Diferenciais do Curso


- Professores qualificados e com tempo de permanência ampliado na instituição ou com tempo integral;

- Infraestrutura adequada e equipamentos como laboratórios, bibliotecas física e virtual, instrumentos de ensino-aprendizagem e multimeios permanentes e atualizados;

- Metodologias ativas e diversificadas de aplicação didático-pedagógica;

- Atualização permanente de programas de ensino, mediante estudos e discussões no âmbito do colegiado, reajustando-os ao processo das ciências, às necessidades do estudante e às exigências da vida econômica, política e social;

- Avaliação institucional interna, programas, currículos, trabalhos docentes, iniciação científica/pesquisa e extensão, visando ao aperfeiçoamento do processo;

- Incentivo ao trabalho interdisciplinar, pelo natural entrosamento entre os cursos, visando à unidade de trabalho, a partir da identificação de objetivos comuns;

- Melhoria do processo de avaliação, introduzindo outras possibilidades de verificação do rendimento escolar, que possibilitem melhor aproveitamento do potencial do estudante;

- Desenvolvimento de atividades de cultura, esporte, lazer e mesmo debates e mesas redondas que possibilitem o entrosamento de estudantes, professores e gestores em torno de problemas comuns;

- Incremento das relações entre o INSTED - Instituto Avançado de Ensino Superior e Desenvolvimento Humano, e a comunidade para definir demandas e orientar a criação de novos programas e o direcionamento dos currículos dos cursos de graduação para melhor definição do tipo profissiográfico requerido e, ainda, para a resolução de problemas específicos da região;

- Vinculação e integração dos projetos desenvolvidos no INSTED - Instituto Avançado de Ensino Superior e Desenvolvimento Humano, contemplando linhas de ação abrigadas por órgãos regionais que atuam no campo do ensino, da iniciação científica/pesquisa, da ciência e da tecnologia.

matriz curricular


  • O homem, a cultura e a sociedade
  • História da psicologia
  • Pesquisa em psicologia
  • Processos psicológicos básicos
  • Bases biológicas do comportamento
  • Neuroanatomia e neurofisiologia
  • Psicologia do desenvolvimento humano i e ii
  • Psicologia social
  • Psicologia, ciência e profissão
  • Matrizes do pensamento em psicologia – psicanálise
  • Probabilidade e estatística
  • Ética, política e sociedade
  • Matrizes do pensamento em psicologia – existencial
  • Matrizes do pensamento em psicologia- behaviorismo
  • Formação integral em saúde
  • Estágio supervisionado básico
  • Matrizes do pensamento em psicologia - cognitiva comportamental
  • Avaliação em psicologia
  • Psicopatologia
  • Técnicas e teorias de grupo
  • Políticas públicas da educação básica
  • Análise experimental do comportamento
  • Psicologia da saúde e da comunidade
  •  
  • Psicologia e politicas públicas
  • Diagnóstico e intervenção em psicologia
  • Libras - língua brasileira de sinais
  • Identidade docente
  • Bases e metodologia do ensino de psicologia
  • Psicofarmacologia
  • Aconselhamento e orientação em psicologia
  • Psicologia escolar e educacional
  • Psicologia organizacional e do trabalho
  • Teorias e técnicas psicoterápicas gerais
  • Psicologia hospitalar
  • Terapia familiar sistêmica
  • Prática docente e didática: planejamento aplicado à educação *
  • Estágio em professor de psicologia
  • Disciplina específica i –psicologia clínica
  • Orientação profissional
  • Tecnologias na educação
  • Responsabilidade social e ambiental
  • Psicologia e educação especial
  • Psicologia e suas práticas emergentes
  •  
 

Avany Cardoso Leal

Coordenadora do Curso


Psicóloga clínica, CRP 14/00721-2, com consultório estabelecido desde 1991 até o presente momento. Especialista em Avaliação da Personalidade pelo Método de Rorschach pela Sociedade de Rorschach de São Paulo. Especialista em Gestalt Terapia Individual e em Grupo pelo IGT/MS. Psicóloga do Serviço de Psiquiatria da Santa Casa (1995 a 2010). Chefe do Serviço de Psicologia da Santa Casa (2010 a 2015). Professora da Residência Médica do Serviço de Psiquiatria da Santa Casa (1995 a 2016). Professora do curso de Medicina da Uniderp (2001 a 2003). Professora do curso de Psicologia da Uniderp (2001 a 2019)

E-mail: avanycardoso@insted.edu.br