SOBRE O CURSO DE PSICOLOGIA

O curso busca propiciar ao estudante e futuro Psicólogo visão integral e permitir ajustes em decorrência das transformações ocorridas no mundo do trabalho; abordar uma visão holística que considera os aspectos biopsicossociais, filosóficos, antropológicos, políticos, econômicos e culturais; despertar a consciência de valorização da psicologia enquanto ciência e da categoria profissional do psicólogo.

Tem como objetivo formar profissionais com uma apreensão crítica da realidade, que possam promover uma cultura de paz e respeito aos direitos humanos nas instituições que vierem a ingressar, seja esta instituição a clínica, a escola, a organização, o trabalho, o hospital ou os movimentos sociais.

 

 

Apresentação do Curso de Psicologia

Coordenadora Avany Cardoso Leal

Diferenciais do Curso


- Professores qualificados e com tempo de permanência ampliado na instituição ou com tempo integral;

- Infraestrutura adequada e equipamentos como laboratórios, bibliotecas física e virtual, instrumentos de ensino-aprendizagem e multimeios permanentes e atualizados;

- Metodologias ativas e diversificadas de aplicação didático-pedagógica;

- Atualização permanente de programas de ensino, mediante estudos e discussões no âmbito do colegiado, reajustando-os ao processo das ciências, às necessidades do estudante e às exigências da vida econômica, política e social;

- Avaliação institucional interna, programas, currículos, trabalhos docentes, iniciação científica/pesquisa e extensão, visando ao aperfeiçoamento do processo;

- Incentivo ao trabalho interdisciplinar, pelo natural entrosamento entre os cursos, visando à unidade de trabalho, a partir da identificação de objetivos comuns;

- Melhoria do processo de avaliação, introduzindo outras possibilidades de verificação do rendimento escolar, que possibilitem melhor aproveitamento do potencial do estudante;

- Desenvolvimento de atividades de cultura, esporte, lazer e mesmo debates e mesas redondas que possibilitem o entrosamento de estudantes, professores e gestores em torno de problemas comuns;

- Incremento das relações entre o INSTED - Instituto Avançado de Ensino Superior e Desenvolvimento Humano, e a comunidade para definir demandas e orientar a criação de novos programas e o direcionamento dos currículos dos cursos de graduação para melhor definição do tipo profissiográfico requerido e, ainda, para a resolução de problemas específicos da região;

- Vinculação e integração dos projetos desenvolvidos no INSTED - Instituto Avançado de Ensino Superior e Desenvolvimento Humano, contemplando linhas de ação abrigadas por órgãos regionais que atuam no campo do ensino, da iniciação científica/pesquisa, da ciência e da tecnologia.

matriz curricular


  • Neuroanatomia e Neurofisiologia
  • Psicologia Desenvolvimento I
  • Psicologia Social
  • CPP-Competências Pessoais e Profissionais II (Lógica Instrumental )
  • Matrizes do Pensamento em Psicologia - Psicanálise
  • Ética, Política e Sociedade
  • Avaliação em Psicologia I, II e III
  • Psicologia Desenvolvimento
  • Matrizes do Pensamento em Psicologia - Existencial
  • Matrizes do Pensamento em Psicologia – Behaviorismo
  • Formação Integral em Saúde
  • Estágio Supervisionado Básico I, II, III e IV
  • Estágio na Ênfase
  • Matrizes do Pensamento em Psicologia - Cognitiva Comportamental
  • Psicopatologia I e II
  • Técnicas e Teorias de Grupo
  • Optativa
  • Psicologia e suas Práticas Emergentes
  • Disciplina Específica III - Clínica Ampliada em Saúde Mental
  • Educação para a Inclusão
  • Políticas Públicas da Educação Básica
  • Análise Experimental do Comportamento
  • Psicologia da Saúde e da Comunidade
  • Psicologia e Políticas Públicas
  • Diagnóstico e Intervenção em Psicologia
  • Libras - Língua Brasileira de Sinais
  • Bases e Metodologias do Ensino de Psicologia
  • Psicofarmacologia
  • Aconselhamento e Orientação em Psicologia
  • Psicologia Escolar e Educacional
  • Psicologia Organizacional e do Trabalho I e II
  • Teorias e Técnicas Psicoterápicas Gerais
  • Psicologia Hospitalar
  • Terapia Familiar Sistêmica
  • Prática Docente e Didática: Planejamento Aplicado à Educação
  • Estágio em Professor de Psicologia I, II, III e IV
  • Estágio na Ênfase I - Psicologia Clínica
  • Disciplina Específica I - Psicologia da Saúde
  • Orientação Profissional
  • Tecnologias na Educação
  • Responsabilidade Social e Ambiental
  • Psicologia e Educação Especial
  • Estágio na Ênfase II - Psicologia da Saúde
  • Disciplina Específica II - Psicologia da Saúde
  • Trabalho de Conclusão de Curso
 

Avany Cardoso Leal

Coordenadora do Curso


Psicóloga clínica, CRP 14/00721-2, com consultório estabelecido desde 1991 até o presente momento. Especialista em Avaliação da Personalidade pelo Método de Rorschach pela Sociedade de Rorschach de São Paulo. Especialista em Gestalt Terapia Individual e em Grupo pelo IGT/MS. Psicóloga do Serviço de Psiquiatria da Santa Casa (1995 a 2010). Chefe do Serviço de Psicologia da Santa Casa (2010 a 2015). Professora da Residência Médica do Serviço de Psiquiatria da Santa Casa (1995 a 2016). Professora do curso de Medicina da Uniderp (2001 a 2003). Professora do curso de Psicologia da Uniderp (2001 a 2019)

E-mail: avanycardoso@insted.edu.br

 

PSICOLOGIA INSTED