Projeto de Pedagogia apresenta exposição de brinquedos para a primeira infância

No dia 18 de abril, a partir das 19 horas, no teatro da Faculdade Insted, o curso de Pedagogia irá realizar a exposição do projeto de extensão “Brinquedos para a Primeira Infância”. A aula aberta consiste na exposição de brinquedos confeccionados pelas acadêmicas e que impactam no processo de construção e desenvolvimento das crianças.     

O projeto faz parte do conteúdo programático dos cursos de Pedagogia presencial e EAD através das disciplinas: Fundamentos, Metodologia e Processos Avaliativos na Educação Infantil; Crianças e Infâncias: identidade pessoal, social e cultural na Educação Infantil; Corpo, Gestos e Movimentos; e as Múltiplas Linguagens da Criança da Educação Infantil.

Responsável pelo projeto, o professor José Flávio Siqueira explica que a produção deste trabalho faz parte das Metodologias Ativas aplicadas no curso, onde além da teoria, as acadêmicas são envolvidas na prática.

“Os(as) futuros(as) pedagogos(as) ao confeccionarem brinquedos, transformam pressupostos teóricos em práticas, pois materializam as concepções teóricas que evidenciam a importância do Brincar em objetos brincantes. Ainda, vivenciam junto às crianças os benefícios do desenvolvimento integral, reconhecendo a necessidade da produção de seus próprios materiais didáticos, tornando-se autores e pesquisadores da própria prática”, pontua. 

Durante o projeto, as acadêmicas foram divididas em grupos. Cada grupo, de maneira autônoma, decidiu que materiais utilizar durante o processo de confecção, considerando a função educativa do objeto criado. Assim, diversos materiais foram utilizados, como produtos reutilizáveis e adaptados.

“Brinquedos e brincadeiras promovem a inclusão e a acessibilidade. A brincadeira é a vida da criança e uma forma gostosa para ela movimentar-se e ser autônoma. Brincando, a criança desenvolve os sentidos, adquire habilidades para usar as mãos e o corpo, reconhece objetos e suas características. Brincando, a criança entra em contato com o ambiente, relaciona-se com o outro, desenvolve o físico, a mente, a autoestima, a afetividade, torna-se ativa e curiosa”, menciona sobre o poder do brincar na infância. 

A exposição do projeto de extensão “Brinquedos para a Primeira Infância” é aberta ao público. 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Prova Online
Redação
Portador de Diploma
Segunda Graduação
Transferência de outra Instituição
Usar nota do Enem