Sobre o curso de

Educação Bilíngue

O Brasil é um país constituído por uma grande diversidade cultural e linguística. Por isso, ser um profissional que está apto a atender as mais variadas necessidades de alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio é essencial.

Objetivo

O objetivo principal é promover o debate sobre teorias, metodologias e práticas da educação bilíngue aplicadas na educação básica. Além de:

  • Conceituar educação bilíngue;
  • Diferenciar os modelos e tipos de escolas bilíngues;
  • Fazer pesquisa em educação bilíngue;
  • Discutir sobre materiais didáticos presentes no mercado;
  • Fazer uso da metodologia CLIL;
  • Apreender técnicas de biletramento;
  • Aprender a avaliar os estudantes em contextos bilíngues;
  • Usar práticas de translinguagem;
  • Conhecer o funcionamento do cérebro bilíngue;
  • Fazer uso das tecnologias em contextos bilíngues;
  • Discutir sobre aquisição de segunda língua;

Perfil do Aluno

Professores e coordenadores de escolas particulares bilíngues

Bilinguismo e educação bilíngue: conceitos, modelos e tipologias

Gestão escolar bilíngue e internacionalização do currículo

CLIL: Aprendizagem Integrada entre Língua e Conteúdo

PBL: Aprendizagem baseada em Projetos

Neurociência na educação bilíngue

Escrita em contextos bilíngues

Multiletramentos, multimodalidades e tecnologias na educação bilíngue

Biletramento: práticas de leitura e escrita em contextos bilíngues

A Pedagogia da Translinguagem

Análise e construção de material didático para educação bilíngue

Orientação para produção do artigo

Investimento

*Consulte nossos descontos para convênios e ex-alunos. *Descontos não cumulativos.

Taxa de Inscrição

R$ 200,00

Parcelas

12 parcelas
R$360,00

Docentes

Me. Luã Armando (coordenador do curso)

Graduado em Letras e Pedagogia. Especialista em Moderna Educação pela PUCRS e Neuropsicopedagogia pela FAVENI. Mestre em Linguística Aplicada pela UEMS. Doutorando em Estudos de Linguagens na UFMS e Certificado internacionalmente pelas provas de proficiência DELE, TKT Cambridge, TOEFL, PROLIBRAS e NOURYOKU SHIKEN. É coordenador do ensino bilíngue das Redes de Ensino Nota 10/MS, Master/MT e Integrado/GO. É coordenador do curso de Especialização em Educação Bilíngue na INSTED. É professor de graduação em Pedagogia, Direito, Administração, Ciências Contábeis também na INSTED. É membro executivo da Associação Brasileira de Educação Plurilíngue (ABRASEP). Possui experiência na área de Ensino de Linguagens, Educação Bi/Multilíngue, Bilinguismo e Descolonialidade.

Me. Luã Armando (coordenador do curso)

Me. Rita Ladeia

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2007), formada em Letras – Língua e Literatura Inglesas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985). Tem experiência na área de ensino de inglês como língua estrangeira, formação de professores, planejamento e desenvolvimento de currículos e práticas pedagógicas para Educação Bilíngue.

Me. Rita Ladeia

Drª. Antonieta Megale

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (2008), graduação em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2000), mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012) e doutorado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2017). Atualmente é diretora acadêmica da Maple Bear Brasil e professora colaboradora da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: educação bilíngue, bilinguismo, bilíngue, educação bilíngue, interculturalidade, bilinguismo e multiletramentos.

Drª. Antonieta Megale

Esp. Rone Costa

Possui graduação em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade São Judas Tadeu (1994), cursando a segunda graduação em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho e é pós graduado pela Faculdade Cásper Líbero em Comunicação Organizacional e Relações Públicas (2011). Atualmente é Gerente de Desenvolvimento e Relacionamento da Systemic Editora e Distribuidora de Livros e responsável pela expansão do programa de Educação Bilíngue Systemic Bilingual, Atuou também como Gerente Geral da empresa International School sendo responsável pela estruturação da empresa, montagem da equipe e gerenciando a produção do programa de educação bilíngue. Antes atuou como Head of Network Services de Cambridge English Language Assessment, departamento de exames e certificados internacional da Universidade de Cambridge sendo responsável pela estruturação todo centro de distribuição de exames e desenvolvimento da sede da empresa no Brasil. Como empreendedor teve uma franquia da escola de idiomas CCAA em São Paulo tendo trabalhado anteriormente no Grupo CCAA como professor e Diretor de Unidade de Negócio. Tem experiência na área de Comunicação, Marketing, Educação, Desenvolvimento de Negócios, Educação Bilíngue e fez consultorias para diversas empresas na área de educação no desenvolvimento de programas de língua estrangeira e em técnicas mercadológicas e vendas.

Esp. Rone Costa

Esp. Thaís Araújo

Possui graduação em Letras pela Universidade do Vale do Paraíba (2008). Especialista em Educação Infantil e Alfabetização pelo Centro Universitário Claretiano (2013). Especialista em Gestão Escolar pelo curso de MBA em Gestão Escolar-EAD pela ESALQ/USP (PECEGE – 2019). Especialista em Práticas em Educação Bilíngue pela Unidombosco (2024). Atualmente é coordenadora pedagógica da Escola Bilíngue Maple Bear em Campo Grande/MS. Tem ampla experiência na área de Educação Infantil Bilíngue.

Esp. Thaís Araújo

Esp. Laura Toledo

Esp. Laura Toledo

Drª. Luciana de Souza Brentano

Doutora em Psicolinguística do Bilinguismo (Letras) e Mestre em Letras pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Realizou doutorado-sanduíche na Universidade da Califórnia, Irvine (UCI), num dos maiores laboratórios de Bilinguismo e Cognição dos EUA, coordenado pela Dra. Judith Kroll. É especialista em Educação Bilíngue, em Neurocognição e Aprendizagem e em Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras. Graduada em Letras-Inglês. Integrante do Laboratório de Bilinguismo e Cognição da UFRGS e do Bilingualism, Mind, and Brain lab, laboratório de pesquisas em bilinguismo e cognição, da Universidade da Califórnia. Entre suas atividades profissionais desempenha as funções de coordenadora e professora da Pós-Graduação em Educação Bilíngue e Cognição e da Pós-graduação em Neurocognição e Aprendizagem, ambas na Faculdade IENH (RS). Também é coordenadora de Currículo Bilíngue em escola privada no RS por mais de 17 anos. Ministra palestras, curso e aulas sobre as temáticas educação bilíngue, bilinguismo, biliteracia e alfabetização em duas línguas, além de diversos tópicos relacionados à aprendizagem e cognição em universidades e escolas pelo Brasil. Além disso, presta assessoria pedagógica em implantação de currículos bilíngues em diversas escolas brasileiras.

Drª. Luciana de Souza Brentano

Dr. Ruberval Maciel

Doutor em Estudos Linguísticos e Literários de Inglês pela USP, com estágio doutoral no Centre for Globalization and Cultural Studies – Univeristy of Manitoba, como bolsista ELAP (Emerging Leaders in the Americas Program) – Canadá. Mestre em Linguística Aplicada pela University of Reading – Inglaterra, como bolsista da Fundação Rotary International. Realizou estágio pós-doutoral como pesquisador visitante da Fundação Fulbright no programa de PhD in Urban Education da City University of New York – Estados Unidos e também realizou estágio Pós-doutoral na Universidad Nacional de Jujuy na Argentina. Atualmente é Bolsista Produtividade do CNPq e professor da graduação e Pós-graduação em Letras e da graduação em Medicina da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Foi coordenador da Rede Universitária da Rota de Integração Latino Americana – UNIRILA – Brasil, Paraguai, Chile e Argentina). Foi pesquisador visitante da City University of New York e foi pesquisador externo associado do Centro de Globalização e Estudos Culturais da University of Manitoba no Canadá. Foi Presidente da ALAB (Associação de Linguística Aplicada do Brasil-2014-2015). Foi Presidente fundador da Associação dos Professores de Língua Inglesa do Estado de Mato Grosso do Sul (APLIEMS). Foi avaliador oito vezes do Plano Nacional do Livro Didático – PNLD (MEC) Língua Inglesa. Co-autor do Caderno para a área de Linguagens do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (MEC). Coordena o convênio interinstitucional UEMS/Glendon College-York University – Toronto-Canadá. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguística Aplicada, políticas públicas para o ensino de Línguas, translinguísmo, novos letramentos, multiletramentos, letramento crítico, transculturalidade, formação de professores e políticas de internacionalização.

Dr. Ruberval Maciel

Me. Thaíssa Moreira Prado

Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS (2017) e possui Graduação em Letras com Habilitação em Português e Inglês pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS (2013). Tem experiência na área de Letras com ênfase no ensino de Língua Inglesa e Língua Portuguesa para Migrantes Internacionais. Interessa-se por questões de identidade, línguas e tecnologias aplicadas ao ensino.

Me. Thaíssa Moreira Prado

Esp. Catia Costa

Graduada em Direito, especialista em metodologias e práticas para a educação bi/multilíngue pelo Instituto Singularidades, e também em Project Based Learning, pela High Tech High, na Califórnia. Atua como coordenadora geral no currículo de língua inglesa.

Esp. Catia Costa

Esp. Célia Inês Candil

Possui graduação em Letras, Licenciatura Plena, Tradutor e Intérprete – Inglês/Português, pelo Centro Universitário Ibero-Americano (1991). Estudou, por dois anos, na Georgetown University, em cursos de extensão nas áreas de Grammar e Speechwriting (1991 e 1992) e atuou como professora de Inglês nos cursos oferecidos a estrangeiros residentes nos Estados Unidos. Cursou Pós Graduação em Metodologias e Práticas Bi/Multilíngue, pelo Instituto Singularidades (2022). Matriculou-se no Mestrado em Educação, na linha de Formação de Professores Bilíngues pela FUNIBER, com início em maio de 2022. Atuou na área de Aviação Civil desenvolvendo Projetos de Capacitação em Inglês de tripulantes. Participou do Projeto de Proficiência Linguística, incluindo cursos e avaliações em empresas aéreas no Brasil. Atualmente é Coordenadora de Projeto Bilíngue das cinco unidades escolares da rede FUNLEC de Ensino, no Estado do Mato Grosso do Sul, responsável por 30 professores. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Unidades Educativas, elaboração de Projetos Pedagógicos, desenvolvimento de Cursos de Formação Continuada, campanhas de marketing escolar, aulas preparatórias para exames de proficiência e traduções de artigos de mestrado e doutorado.

Esp. Célia Inês Candil

Esp. Jéssica Cristofori

Possui graduação em Letras Português/Inglês pela Universidade Cesumar (2021) e graduação em Pedagogia pela Faculdade de Campo Grande (2017). Tem experiência na área da Educação, tendo sido professora por oito anos e coordenadora desde 2018.

Esp. Jéssica Cristofori

Modalidade

Presencial com aulas on-line ao vivo

Carga Horária

360 horas

Regulamento

Aluno com ensino superior completo

Prova Online
Redação
Portador de Diploma
Segunda Graduação
Transferência de outra Instituição
Usar nota do Enem