Sobre o curso de

Educação Bilíngue

O Brasil é um país constituído por uma grande diversidade cultural e linguística. Por isso, ser um profissional que está apto a atender as mais variadas necessidades de alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio é essencial. Quando paramos para pensar sobre educação bilíngue, precisamos pressupor que existem conceitos distintos em países e contextos diferentes, além de levar em consideração questões étnicas, dos educadores e de fatores sócio-políticos.

Objetivo

O objetivo principal é promover o debate sobre teorias, metodologias e práticas da educação bilíngue aplicadas na educação básica.

Os Programas Ensino do Curso de Especialização “Lato Sensu” em Educação Bilíngue são organizados em consonância com a proposta do curso, desta forma, é possível verificar a adequação e atualização de ementas, conteúdos programáticos e bibliografias adotadas.

Perfil do Aluno

Professores e coordenadores de escolas particulares bilíngues.

Bilinguismo e educação bilíngue: conceitos, modelos e tipologias

Epistemologia e metodologia trabalho científico

PBL: Project Based Learning 15h Catia Costa Esp.

CLIL: Content and Language Integrated Learning

Gestão escolar bilíngue

Avaliação em educação bilíngue

A internacionalização do currículo

Neurociência na educação bilíngue

Translanguaging pedagogy

O ensino da língua acadêmica na matemática, ciências, história e geografia

A pluri, multi, inter e transdisciplinaridade nos projetos bilíngues

Análise e construção de material didático para educação bilíngue

Biletramento: práticas de leitura e escrita em contextos bilíngues

Multiletramentos, multimodalidades e tecnologias na educação bilíngue

Português como língua estrangeira

Multiculturalismo e Multilinguismo

TCC

Investimento

*Consulte nossos descontos para convênios e ex-alunos. *Descontos não cumulativos.

Taxa de Inscrição

R$ 200,00 (Duzentos reais)

Mensalidade

12 parcelas
R$ 250,00

Docentes

Luã Armando (coordenador do curso)

É falante de inglês, espanhol, japonês, português e LIBRAS. Graduado em Letras e Pedagogia. Especialista em Moderna Educação pela PUCRS e Neuropsicopedagogia pela FAVENI. Mestre em Linguística Aplicada pela UEMS e Doutorando em Estudo de Linguagens na UFMS. É certificado internacionalmente pelas provas de proficiência DELE, Cambridge, TOEFL, PROLIBRAS e NOURYOKU SHIKEN. Coordenador da Rede NOTA 10 de Ensino Bilíngue é docente na Faculdade Insted.

Luã Armando (coordenador do curso)

Antonieta Megale Catia Costa

Formada em comunicação social e pedagogia. Mestre em linguística aplicada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Doutora em linguística aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Realizou estágio doutoral na Universidade de Viadrina (Alemanha). Realiza estágio de pós-doutoramento em Linguística Aplicada na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atualmente é professora na pós-graduação do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). É membro do Grupo de Estudos em Educação Bí/multilíngue (GEEB) da PUC/SP. Atua também como assessora na área de linguagens em instituições de educação básica.

Antonieta Megale Catia Costa

Catia Costa

Especialista em gestão escolar e coordenador do programa bilíngue Harmonia.

Catia Costa

Daniela Barbosa

É mestre em Estudos de Linguagens pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (2022), licenciada em Letras Português/Inglês e suas literaturas pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2018) e bacharel em Direito pela Universidade Católica Dom Bosco (2008). Tem experiência como professora de língua inglesa, na Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II. Atualmente, é professora no Colégio Harmonia Bilíngue, na REME (Rede Municipal de Ensino) de Campo Grande/MS e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagens e Educação (Geple)/UFMS-CNPq.

Daniela Barbosa

Luciana de Souza Brentano

Doutoranda em Psicolinguística e Mestre em Letras pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Realizou doutorado-sanduíche na Universidade da Califórnia, Irvine (UCI), num dos maiores laboratórios de Bilinguismo e Cognição dos EUA, coordenado pela Dra. Judith Kroll. É especialista em Educação Bilíngue, em Neurocognição e Aprendizagem e em Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras. Graduada em Letras-Inglês. Integrante do Laboratório de Bilinguismo e Cognição da UFRGS e do Bilingualism, Mind, and Brain lab, laboratório de pesquisas em bilinguismo e cognição, da Universidade da Califórnia. Entre suas atividades profissionais desempenha as funções de coordenadora e professora da Pós-Graduação em Educação Bilíngue e Cognição e da Pós-graduação em Neurocognição e Aprendizagem, ambas na Faculdade IENH (RS). Também é coordenadora de Currículo Bilíngue em escola privada no RS por mais de 17 anos. Ministra palestras, curso e aulas sobre as temáticas educação bilíngue, bilinguismo, biliteracia e alfabetização em duas línguas, além de diversos tópicos relacionados à aprendizagem e cognição em universidades e escolas pelo Brasil. Além disso, presta assessoria pedagógica em implantação de currículos bilíngues em diversas escolas brasileiras.

Luciana de Souza Brentano

Rita Ladeia

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2007), formada em Letras – Língua e Literatura Inglesas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985). Tem experiência na área de ensino de inglês como língua estrangeira, formação de professores, planejamento e desenvolvimento de currículos e práticas pedagógicas para Educação Bilíngue.

Rita Ladeia

Rone Costa

Especialista em educação bilíngue e consultor bilíngue do Systemic.

Rone Costa

Ruberval Maciel

Doutor em Estudos Linguísticos e Literários de Inglês pela USP, com estágio doutoral no Centre for Globalization and Cultural Studies – Univeristy of Manitoba, como bolsista ELAP (Emerging Leaders in the Americas Program) – Canadá. Mestre em Linguística Aplicada pela University of Reading – Inglaterra, como bolsista da Fundação Rotary International. Realizou estágio pós-doutoral como pesquisador visitante da Fundação Fulbright no programa de PhD in Urban Education da City University of New York – Estados Unidos e também realizou estágio Pós-doutoral na Universidad Nacional de Jujuy na Argentina. Atualmente é Bolsista Produtividade do CNPq e professor da graduação e Pós-graduação em Letras e da graduação em Medicina da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Coordenador do PPGLetras da UEMS e Coordenador da Rede Universitária da Rota de Integração Latino Americana – UNIRILA – Brasil, Paraguai, Chile e Argentina). Foi pesquisador visitante da City University of New York e foi pesquisador externo associado do Centro de Globalização e Estudos Culturais da University of Manitoba no Canadá. Foi Presidente da ALAB (Associação de Linguística Aplicada do Brasil-2014-2015). Foi Presidente fundador da Associação dos Professores de Língua Inglesa do Estado de Mato Grosso do Sul (APLIEMS). Foi avaliador oito vezes do Plano Nacional do Livro Didático – PNLD (MEC) Língua Inglesa. Co-autor do Caderno para a área de Linguagens do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (MEC). Coordena o convênio interinstitucional UEMS/Glendon College-York University – Toronto-Canadá. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguística Aplicada, políticas públicas para o ensino de Línguas, translinguísmo, novos letramentos, multiletramentos, letramento crítico, transculturalidade, formação de professores e políticas de internacionalização.

Ruberval Maciel

Thaís Araújo

Possui graduação em Letras pela Universidade do Vale do Paraíba (2008). Especialista em Educação Infantil e Alfabetização pelo Centro Universitário Claretiano (2013). Especialista em Gestão Escolar pelo curso de MBA em Gestão Escolar-EAD pela ESALQ/USP (PECEGE – 2019). Atualmente é coordenadora pedagógica da Escola Bilíngue Maple Bear em Campo Grande/MS. Tem ampla experiência na área de Educação Infantil Bilíngue.

Thaís Araújo

Thaissa Moreira Prado

Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS (2017) e possui Graduação em Letras com Habilitação em Português e Inglês pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS (2013). Tem experiência na área de Letras com ênfase no ensino de Língua Inglesa. Interessa-se por questões de identidade, línguas e tecnologias aplicadas ao ensino.

Thaissa Moreira Prado

Modalidade

Aulas remotas ao vivo

Carga Horária

360 HORAS

Regulamento

Aluno com ensino superior completo

Prova Online
Redação
Portador de Diploma
Segunda Graduação
Transferência de outra Instituição
Usar nota do Enem