Sobre o curso de

Prevenção e Repressão a Crimes Violentos Contra Instituições Financeiras

O Brasil vem padecendo com uma criminalidade altamente qualificada e adaptativa. Por outro lado, as forças de segurança pública vêm encontrando grandes dificuldades de se adequar ao vasto leque desta rede criminal em tempo hábil. Este curso tem como proposta um alinhamento estratégico entre os setores público e privado de forma a normalizar métodos, tendencias, estratégias preventivas, propostas de integração entre os mais diversos seguimentos econômicos, etc. O curso Crimes Violentos contra Instituições Financeiras é uma parceria da Faculdade Insted e do Grupo Alpha Bravo Brasil, pertencente a Associação Mato-Grossense para o Fomento e Desenvolvimento da Segurança. O Alpha Bravo Brasil é composto por policiais militares, federais, civis e promotores de vários Estados do país que buscam o fomento e o desenvolvimento da segurança pública por meio de suas pesquisas científicas e publicações.

Objetivo

O objetivo desta pós-graduação é desenvolver no estudante a capacidade de aproveitar o conhecimento transmitido para utilizar a inteligência estratégica, integração cooperativa transversal.

Desenvolver também a adoção de estratégias preventivas testadas e validadas de forma a prevenir os crimes violentos contra as instituições financeiras e suas mais diversas ramificações, antecipando sua postura frente aos desafios de seu desempenho, bem como conhecer a legislação para oferecer base nas condutas necessárias às ações.

Perfil do Aluno

Profissionais formados e que atuam direta ou indiretamente com a segurança pública; do serviço público em geral; gestores de bancos; de empresas de guarda e transporte de valores; de transporte de cargas de grandes valores agregados; gestores estratégicos e de segurança de mineradoras; que desejam aprofundar seus conhecimentos nas estratégias de combate aos crimes violentos contra Instituições Financeiras e suas redes criminais transversais as principais atividades econômicas.

Criminologia de Segurança Pública e CVCP – Vitimização e Letalidade Policial no Brasil

Histórico dos Crimes Violentos Contra o Patrimônio

Do Novo Cangaço ao Domínio de Cidades

Convergência e Insurgência Criminal

Liderança Estratégica

Crimino física – Teoria da Complexidade e Redes Criminais

Midia e Segurança Publica

Inteligência Policial além do Comando e Controle

Métodos Investigativos contra CVCP

OSINT – Fontes Abertas

Fragilidade Jurídica da Ação Policial

Integração e Segurança Pública

Estudo de Caso – Prosegur PY

Estudo de Caso – Banco Central

Metodologia cientifica

Artigo científico

Investimento

*Consulte nossos descontos para convênios e ex-alunos. *Descontos não cumulativos.

Taxa de Inscrição

R$ 200,00 (Duzentos reais)

Mensalidade

16 parcelas
R$ 600,00

Docentes

Lucélio França(coordenador do curso)

Policial do Estado de Mato Grosso formado pelo Curso de Aperfeiçoamento da Academia de Polícia de Mato Grosso, Bacharel em Segurança Pública – Curso de Formação de Policiais (Polícia do Estado de Mato Grosso), 2005-2007. Especialização Lato Sensu em Gestão de Segurança Pública, 2016. Autor do Livro Alpha Bravo Brasil.

Lucélio França(coordenador do curso)

Alan Fabiano Caetano de Souza

Técnico em Segurança Pública pela PMMG; Bacharel em Direito pela Nova Faculdade; Coautor do livro Alpha Bravo Brasil: Crimes Violentos Contra o Patrimônio; Co-autor do livro Compêndio Interdisciplinar de Estudos Jurídicos Orientados; Professor de Direito Penal e Direito Penal Militar pelo Instituto Pró-evidência.

Alan Fabiano Caetano de Souza

Romildson Farias Uchôa

Bacharel em Segurança Pública e em Direito. Pós Graduado em Segurança Pública. Mestrando em Direito Constitucional. 24 anos de serviço policial. Trabalhou em investigações de crimes contra o patrimônio desde o ano de 2004. Também realizou investigações relacionadas a Crime Organizado e Tráfico de Drogas.

Romildson Farias Uchôa

Ricardo Matias Rodrigues

Bacharel em Ciências Econômicas, Especialista em Ciências Policiais, Pós-graduado em Inteligência Competitiva e Contrainteligência Corporativa. Escritor e Articulista sobre Crimes Violentos contra o Patrimônio e Grupos Criminosos Violentos.

Ricardo Matias Rodrigues

Alessandro Visacro

Graduado na arma de infantaria pela Academia Militar das Agulhas Negras em 1991. Possui os cursos de aperfeiçoamento de oficiais pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (RJ – 1999) e comando e estado-maior pela Escola de Comando e Estado Maior do Exército (RJ – 2009). Possui experiência na área de Defesa, com ênfase em operações especiais e guerra irregular. Possui diversos artigos publicados em revistas especializadas. É autor de “Guerra Irregular: terrorismo, guerrilha e movimentos de resistência ao longo da história” e “Lawrence da Arábia”, ambos publicados pela Editora Contexto.

Alessandro Visacro

Bruno Requião da Cunha

Pós-doutorado em matemática aplicada pelo Mathematics Application Consortium for Science and Industry da Universidade de Limerick, Irlanda. Doutor em física teórica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Autor do livro Criminofísica – a ciência das interações criminais. Professor de cursos de pós-graduação da Academia Nacional de Polícia. Tem experiência nas áreas de docência superior, ensino e pesquisa. Tem interesse nas áreas de criminofísica e ciência de redes aplicadas a redes criminais. Revisor de periódicos especializados em ciência de redes. Palestrante internacional e especialista em redes criminais. Experiência em orientação de teses e dissertações em diversas instituições. Larga experiência em investigações sensíveis

Bruno Requião da Cunha

Edgar Ribeiro Dias

Foi Analista na Assessoria Jurídica da Vice-Presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE); Oficial de Inteligência da Agência Brasileira de Inteligência –Abin/GSI/PR; Assessor Especial da Subsecretaria de Assuntos Jurídicos da Presidência da República (SAJ/PR). Doutorado em Direito Público –Columbia Paraguay. Possui Curso Superior de Política e Estratégia (CSUPE) –ESG/MD; Curso de Formação em Inteligência –Abin/GSI/PR; Mestrado em Ciência Política –Centro Universitário UNIEURO/Brasília; Especialização em Direito Constitucional –Unisul/IDP. Período: 2005 a 2006. -Bacharel em Direito –UDF –Centro Universitário do Distrito Federal. Período: 1995 a 2000. -Curso de Formação de Oficiais –Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB). Período: 1989 a 1992.

Edgar Ribeiro Dias

Nicodemos Coutinho de Meneses

Possui graduação em Letras pela Universidade de Brasília (2000) e graduação em Direito pela Universidade Federal do Piaui. Possui especialização latu sensu em Direito Público, em Direito Privado e em Ciências criminais. Mestre em Sociologia. Aprovado no VI exame da OAB. Professor em cursos de aperfeiçoamento da Polícia Federal, na Disciplina “Técnicas em Investigação Criminal”. Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Estado Democrático e Sociedade Contemporânea (NEPES-UFPI).

Nicodemos Coutinho de Meneses

Fabio Augusto Macorin

Formado em Direito na Faculdade de Direito de Bauru-ITE, Especialista em Direito Público e Privado pela Faculdade Damásio de Jesus e Especialista em Ciências Criminais pela UNISUL – Universidade do Sul de Santa Catarina. Professor da Academia Nacional de Polícia

Fabio Augusto Macorin

Rogério Dourado Silva Júnior

Experiência multidisciplinar em diversas áreas da segurança pública. Coordenou inúmeras operações policiais integradas em âmbito nacional no combate aos crimes violentos contra o patrimônio e tráfico de drogas, onde atuou como analista de inteligência, operador tático e/ou projetista de redes de cooperação inter-institucional, a exemplo das Operações Acrídeo e Payback.

Rogério Dourado Silva Júnior

Élcio Félix D´Angelo

É Promotor de Justiça desde 20 de dezembro de 2000 em Mato Grosso do Sul. É titular da 14ª Promotoria de Justiça em Dourados/MS (Promotoria do Tribunal do Júri). Atuou junto ao “Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado – GAECO” em Dourados. Atualmente é Chefe de Gabinete da Corregedoria-Geral do Ministério Público de Mato Grosso do Sul. Membro fundador do “Conselho Institucional de Segurança Pública de Dourados – COISED” desde 2000. Possui as seguintes graduações: Ciências Militares (Academia Militar das Agulhas Negras – AMAN/RJ – 1988), Ciências Jurídicas (Universidade Católica Dom Bosco /MS- 1998) e Educação Física (UNIESP – FAFS/MS – 2015), bem como as seguintes pós-graduações e especializações: Direito Processual Civil (UCDB/MS), Direito Constitucional (UNAES – MS), Segurança Pública e Fronteiras (UEMS-2021). Curso de Especialização de Policiamento de Fronteira (Departamento de Operações de Fronteira – DOF/MS), Curso Superior de Política e Estratégia (Escola Superior de Guerra – ESG – Campus Brasília/DF), Curso Básico de Paraquedismo Militar e Curso de Mestre de Salto Militar (26º Btl Inf Pqdt). É mestrando em Fronteiras e Direitos Humanos pela Universidade Federal da Grande Dourados(UFGD).

Élcio Félix D´Angelo

Sila Louzada Filgueiras Junior

Graduado em Direito pela Universidade Regional do Cariri (2008). Pós-Graduado em Direito Penal e Criminologia, também pela Universidade Regional do Cariri (2013). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2021). Experiência na área do Direito, com ênfase em Direito Penal, atuando principalmente nos seguintes temas: Lei nº 13.675/18 (SUSP); Lei nº 12.850/2013 (Crime Organizado), bem como temas afetos à segurança pública em geral. As pesquisas para o mestrado em Ciência da Informação, abrangeu temas referentes ao processo informacional e a inovação, com ênfase no serviço público.

Sila Louzada Filgueiras Junior

Modalidade

Aulas remotas ao vivo

Carga Horária

410 HORAS

Regulamento

Aluno com ensino superior completo

Prova Online
Redação
Portador de Diploma
Segunda Graduação
Transferência de outra Instituição
Usar nota do Enem