Sobre o curso de

Direito do Trabalho e Processo do Trabalho

Na pós-graduação em Direito do Trabalho todo o conhecimento adquirido poderá ser aplicado em várias áreas: nos estudos para concurso público, na preparação para cursos de pós-graduação strictu sensu e, principalmente, no dia-a-dia profissional, quando o aluno poderá aplicar a técnica adquirida e a experiência absorvida dos nossos professores.

Objetivo

O objetivo central do curso é o aprimoramento técnico-jurídico e humanístico de bacharéis em direito que lidam com o direito material e processual do trabalho. Além de:

  • Qualificar profissionais para atuação em Direito do Trabalho e em Direito Processual do Trabalho;
  • Atualizar profissionais a respeito de normas e princípios de Direito do Trabalho e de Direito Processual do Trabalho;
  • Incentivar os profissionais a observarem e analisarem criticamente as relações sociais que se desenvolvem em torno da prestação laboral;
  • Capacitar profissionais para executarem programas, projetos e ações que causem impacto transformador na realidade social, política e econômica das relações de trabalho;
  • Incentivar a pesquisa e o debate jurídico em torno das relações de trabalho, visando ao desenvolvimento harmônico do meio social;
  • Orientar os profissionais de modo a melhor conciliar e solucionar conflitos de natureza trabalhista;
  • Agregar conhecimentos técnicos práticos, como forma de implementação dos conhecimentos teóricos

Perfil do Aluno

Bacharéis em Direito, advogadas/os e demais profissionais que se interessem ou trabalhem com a temática.

Módulo 1 – Direito do Trabalho

Conceito de empregado. Trabalho eventual, avulso e autônomo. Empregado doméstico, rural, teletrabalhador, aprendiz e intermitente. Pejotização, uberização e outras formas de contratação.

Contratos internacionais de trabalho.

Trabalho do menor e Lista TIP.

O empregador e seus poderes. Jus variandi. Grupo de Empresas. Sucessão de empregadores.

Terceirização.

LGPD nas relações de trabalho.

Duração do Trabalho: jornada de trabalho, adicional noturno, horas extras. Compensação de jornada: banco de horas e compensação de jornada clássica. Turnos ininterruptos de revezamento. Descansos, feriados e férias. Teletrabalho.

Remuneração. Adicionais de remuneração. Equiparação salarial. Modalidades de pagamento e de estipulação. Formas da remuneração: salário mínimo, salário profissional, salário-base, comissões, gratificações, décimo terceiro salário, prêmios, abonos, diárias para viagem, ajuda de custo, gorjeta e participação nos lucros ou resultados.

Meio Ambiente do Trabalho.

Suspensão, interrupção e cessação do contrato de trabalho. Modalidades de rescisão contratual. Estabilidade e garantia provisória no emprego. Dispensa coletiva. Dispensas discriminatórias.

Prescrição e decadência no Direito do Trabalho.

Responsabilidade civil.

Direito Internacional do Trabalho: OIT. Normas internacionais de proteção do trabalho ratificadas pelo Brasil. Controle de convencionalidade.

Direito Coletivo do Trabalho: sistema sindical brasileiro e sistema sindical preconizado pela OIT. Representação dos trabalhadores nos locais de trabalho. Negociação Coletiva. O negociado versus o legislado. Direito de Greve. Condutas anti-sindicais.

Módulo 2 – Direito Processual do Trabalho

Organização da Justiça do Trabalho. Jurisdição voluntária (homologação de acordo extrajudicial). Competência da Justiça do Trabalho.

Partes, “jus postulandi” e justiça gratuita. Novo regime de despesas processuais: honorários sucumbenciais e custas.

Petição inicial. Resposta do réu (exceções, contestação e reconvenção). Procedimentos ordinário, sumário e sumaríssimo. Suspensão do processo.

Audiência. Instrução processual. Teoria da prova: noções introdutórias; objeto da prova; regras de experiência, indícios e presunções; poderes instrutórios do juiz; prova ilícita; sistema de valoração da prova; prova emprestada. Produção antecipada de prova. Ônus da prova. Provas em espécie.

Provas digitais.

Tutelas provisórias.

Sentença.

Ações de ritos especiais na JT: ação monitória, ações possessórias, ação de consignação em pagamento, mandado de segurança, ação rescisória e inquérito para apuração de falta grave.

Uniformização da jurisprudência. Precedentes. Recursos. Recursos em espécie: recurso ordinário, embargos declaratórios, agravo de instrumento, recurso de revista, recurso de embargos no TST, agravo regimental, recurso adesivo e agravo de petição. Correição parcial. Reclamação para preservação da autoridade dos tribunais.

Liquidação trabalhista e impugnação à conta de liquidação.

Princípios da execução trabalhista. Títulos Executivos. Competência. Legitimidade. Execução provisória e definitiva. Execução de títulos extrajudiciais. Concurso de credores e reunião de execuções. Penhora.

Instrumentos de busca patrimonial.

Alienação de bens na execução: adjudicação, hasta pública, alienação direta, intermediação de corretor ou indicação do credor e usufruto. Satisfação do crédito, suspensão e extinção da execução. Execução contra a Fazenda Pública.

Meios de defesa: embargos à execução, exceção de pré-executividade e embargos de terceiro.

Responsabilidade principal e secundária. Procedimento de execução relativo a grupos econômicos e sucessão. Fraude à execução.

Desconsideração da personalidade jurídica.

Recuperação judicial, falência e efeitos no direito do trabalho.

Reunião de execuções e os Núcleos de Execução da Justiça do Trabalho.

Módulo 3 – Temas avançados

Jurisdição constitucional e direitos sociais fundamentais.

Solução de conflitos pela autocomposição e os Centros Judiciários de Conciliação. Técnicas de negociação trabalhista. Arbitragem na Justiça do Trabalho.

Ministério Público do Trabalho: função institucional, atribuições. Definição dos direitos e interesses transindividuais: perspectiva tradicional; perspectiva estrutural. Atuação extrajudicial na tutela dos direitos difusos e coletivos: atuação promocional; inquérito civil. Atuação Judicial na tutela dos direitos difusos e coletivos: ação civil pública e ação civil coletiva; dissídios coletivos; ação anulatória; mandado de segurança coletivo; mandado de injunção; habeas data; habeas corpus.

Trabalho escravo contemporâneo e atuação do MPT.

Cálculos trabalhistas: saldo de salário, aviso prévio indenizado, férias, gratificação de natal, FGTS, adicional noturno, horas extras, intervalos, repouso semanal remunerado, reflexos, pensionamento: valor presente.

Contribuição Previdenciária: 1. Competência da Justiça do Trabalho para ações de cobrança das contribuições previdenciárias; 2. Contribuições previdenciárias nas sentenças/acordo com vínculo prazo prescricional para cobrança das contribuições; 3. Contribuições previdenciárias nas sentenças/acordos sem vínculo empregatício; 4. Contribuições Previdenciárias Especiais; 5. Prazo prescricional para cobrança das contribuições; 5.1. Prescrição intercorrente; 6. Juros e Atualização Monetária; 7. Hipóteses de Isenção.

Inspeção do Trabalho: organização; atribuições/competências; poder de polícia; ferramentas – autuação, interdição e embargo. Contencioso administrativo do Trabalho: auto de infração; multa administrativa; defesa administrativa; recurso administrativo. Regulamentação de SST – Capítulo V da CLT: novos programas de gerenciamento de riscos ocupacionais; PGR; PGR para micro e pequenas empresas e MEI; PCMSO; insalubridade e periculosidade; novo SESMT; nova CIPA.

Módulo 4 – Metodologia científica

 

Investimento

*Consulte nossos descontos para convênios e ex-alunos. *Descontos não cumulativos.

Taxa de Inscrição

R$ 200,00

Parcelas

16 parcelas
R$ 753,00

Docentes

André Luis Nacer de Souza (coordenador do curso)

Mestre em Direitos Humanos pela UFMS. Coordenador do Centro de Execução e Pesquisa Patrimonial do TRT-24. Especialista em Direito do Trabalho pela USP.

André Luis Nacer de Souza (coordenador do curso)

Amaury Rodrigues Pinto Jr.

Ministro do Tribunal Superior do Trabalho. Doutor em Direito do Trabalho e da Previdência Social pela Universidade de São Paulo – USP. Ex-presidente da AMATRA-24. Foi coordenador do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho – COLEPRECOR (2007-2008).

Amaury Rodrigues Pinto Jr.

André Araújo Molina

Juiz do TRT-23. Mestre em Direito do Trabalho pela PUC/SP. Doutor em Filosofia do Direito pela PUC/SP. Pós-Doutor em Direito do Trabalho pela USP. Ex-presidente da AMATRA-23. Titular da Cadeira 11 da Academia Mato-Grossense de Direito (AMD).

André Araújo Molina

Bóris Luiz Cardozo de Souza

Juiz do TRT-24. Especialista em Direito do Trabalho. Ex-presidente da AMATRA-24. Professor da “Liga Trabalhista”. Professor da Escola da Magistratura do Trabalho de MS – EMATRA 24.

Bóris Luiz Cardozo de Souza

Christian Gonçalves Mendonça Estadulho

Juiz do TRT-24. Especialista em gestão e liderança pela PUC-RS. Especialista em Sociologia e Filosofia pela PUC-RS. Professor da Escola Judicial do TRT-24. Foi juiz coordenador do Centro de Execução e Pesquisa Patrimonial do TRT-24.

Christian Gonçalves Mendonça Estadulho

Júlio César Bebber

Juiz do TRT-24. Doutor em Direito do Trabalho pela USP. Autor de diversos livros entre os quais se destacam: “Mandado de Segurança Individual e Coletivo na Justiça do Trabalho”, “Recursos no Processo do Trabalho” e “Ação Rescisórias na Justiça do Trabalho”. Professor de Direito Processual do Trabalho.

Júlio César Bebber

Dea Marisa Brandão Cubel Yule

Juíza do TRT-24. Especialista em Direito Tributário. Mestranda em “Sistemas de Resolución de Conflictos” na UNLZ (Argentina). Coordenadora do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas do TRT-24 (biênio 2019-2020 e biênio 2021-2022). Coordenadora da Pós-graduação em Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Previdenciário da EMATRA 24/INSTED (2020-2021).

Dea Marisa Brandão Cubel Yule

Flávio de Oliveira Nunes

Auditor Fiscal do Trabalho e Engenheiro Civil. Especialista em Engenharia de Segurança no Trabalho. Especialista em Gestão Empresarial. Professor de cursos preparatórios para concursos públicos. Autor de livros na área de Segurança e Saúde no Trabalho.

Flávio de Oliveira Nunes

Geraldo Furtado de Araújo Neto

Juiz do TRT-24. Mestre em Direitos Humanos pela UFMS. Doutorando em Direito do Trabalho pela USP. Graduado em Direito pela UFGO. Especialista em Direito Processual Civil.

Geraldo Furtado de Araújo Neto

Marco Antônio de Freitas

Juiz do TRT-24. Mestre em Direito do Trabalho pela USP.

Marco Antônio de Freitas

Guilherme Guimarães Feliciano

Juiz do TRT-15 e Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça. Livre-Docente em Direito do Trabalho e Doutor em Direito Penal pela USP. Doutor em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa. Professor Associado do Departamento de Direito do Trabalho da Faculdade de Direito da USP. Ex-presidente da ANAMATRA. Ex-presidente da AMATRA-15.

Guilherme Guimarães Feliciano

Hella de Fátima Maeda

Juíza do TRT-24. Especialista em Direito Processual Civil.

Hella de Fátima Maeda

Olívia Quintana Figueiredo Pasqualeto

Advogada. Mestre e Doutora em Direito do Trabalho pela USP. Membro da Comissão Especial de Direito do Trabalho da OAB-SP. Pesquisadora da Escola Superior da Advocacia de São Paulo. Professora da Universidade Paulista. Professora da Universidade São Judas Tadeu. Professora na Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas.

Olívia Quintana Figueiredo Pasqualeto

Me. Michel Maesano

Promotor de Justiça do Ministério Público de MS. Coordenador Adjunto do Núcleo de Crimes Cibernéticos (NUCIB) do MPMS.

Me. Michel Maesano

Noêmia Aparecida Garcia Porto

Juíza do TRT-10. Mestre e Doutora em Direito, Estado e Constituição pela UnB. Ex-presidente da ANAMATRA. Ex-presidente da AMATRA-10. Especialista em Direito Constitucional pela UnB.

Noêmia Aparecida Garcia Porto

Priscila Rocha Margarido Mirault

Juíza do TRT-24. Especialista em Direito do Trabalho. Professora de Direito do Trabalho da UNIGRAN. Presidente da AMATRA-24.

Priscila Rocha Margarido Mirault

Thomaz Moreira Werneck

Juiz do TRT-2. Mestre em Direito do Trabalho pela USP. Conselheiro da Escola Judicial do TRT-2 (2020/2022). Autor do livro A Dinâmica da Causa de Pedir no Processo do Trabalho (Editora Lumen Juris). Professor de Cursos Preparatórios.

Thomaz Moreira Werneck

Ordália Alves Almeida

Pedagoga. Mestre e Doutora em Educação (UFSC). Pós-Doutora em Sociologia da Infância (Univ. do Minho, Braga/Portugal). Diretora da Faculdade de Educação (FaEd/UFMS). Presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho Estadual de Educação-MS. Professora Titular aposentada da UFMS.

Ordália Alves Almeida

Paulo Douglas Almeida de Moraes

Procurador do Trabalho da 24ª Região. Mestre em Direito pela Universidade Católica de Brasília. Ex-Juiz do Trabalho da 15ª Região. Ex-Auditor Fiscal do Trabalho. Bacharel em Direito e em Administração de Empresas. Especialista em Administração de Sistemas e de Informações Gerenciais.

Paulo Douglas Almeida de Moraes

Wander Medeiros Arena da Costa

Advogado. Mestre em Educação pela UEMS. Professor efetivo da UEMS. Procurador de Entidades Públicas do MS.

Wander Medeiros Arena da Costa

Rodrigo Trindade de Souza

Juiz do TRT-4. Mestre em Direito das Relações Sociais pela UFPR. Ex-presidente da AMATRA-4. Professor em cursos de pós-graduação.

Rodrigo Trindade de Souza

Thiago Melim Braga

Mestre e Doutorando em Direito do Estado (PUC/SP). Pós-Graduado (PUC/SP). Professor assistente (voluntário) na graduação do curso de Direito (PUC/SP).

Thiago Melim Braga

Izidoro de Oliveira Paniago

Juiz do TRT-24. Especialista em Direito Processual. Ex-Procurador do Estado de Mato Grosso do Sul. Articulista e coautor de livros.

Izidoro de Oliveira Paniago

André Eduardo Dorster Araujo

Juiz do TRT-23. Mestre em Direito do Trabalho pela PUC/SP. Doutor em Filosofia do Direito pela PUC/SP. Pós-Doutor em Direito do Trabalho pela USP. Ex-presidente da AMATRA-23. Titular da Cadeira 11 da Academia Mato-Grossense de Direito (AMD).

André Eduardo Dorster Araujo

Modalidade

Presencial com aulas on-line ao vivo

Carga Horária

360 horas

Regulamento

Aluno com ensino superior completo

Prova Online
Redação
Portador de Diploma
Segunda Graduação
Transferência de outra Instituição
Usar nota do Enem