
Espaços escolares e não escolares

Docência

Gestão de processos educativos

Em segmentos responsáveis pelo gerenciamento de sistemas educacionais
O(a) licenciado(a) em Pedagogia, imerso(a) numa sociedade diversa e plural, tem em sua formação na Faculdade Insted a essência do respeito, da ética e da responsabilidade inerentes à profissão de educador(a).
Vivencia experiências reais do mundo do trabalho durante toda a sua graduação nos diferentes espaços que serão por ele(a) ocupados após a sua formação visando, sobretudo, qualificar sua prática pedagógica.
As metodologias ativas contribuem sobremaneira para o protagonismo da sua aprendizagem com vistas à compreensão e sistematização dos assuntos da Educação.
Artes, Literatura e seus Processos de Ensino e Aprendizagem
Atividades Complementares
Avaliação Escolar e Processos Institucionais em Educação
Ciências da Natureza e seus Processos de Ensino e Aprendizagem
Competências Pessoais e Profissionais I: Linguagem Instrumental
Competências Pessoais e Profissionais II: Lógica Instrumental
Competências Pessoais e Profissionais III: Inteligência Emocional e Relações Interpessoais
Competências Pessoais e Profissionais IV: Profissão e Mercado: Aplicabilidade
Coordenação Pedagógica e seus Processos
Corpo, Gestos e Movimentos
Crianças, Infâncias: fundamentos históricos, identidades e processos sociais
Cultura e Currículo Escolar
Didática e Organização da Aprendizagem
Direitos Humanos, Cidadania, Ética e Relações Étnico-Raciais
Educação Ambiental e Sustentabilidade
Educação das Populações Específicas: Indígenas, Quilombola, Campo e Ribeirinhos
Educação de Jovens e Adultos
Educação Especial, Transtornos Funcionais de Aprendizagem e Tecnologias Assistivas
Educação Infantil: práticas pedagógicas, acompanhamento e registros
Estágio Supervisionado I
Estágio Supervisionado II
Estágio Supervisionado III
Estágio Supervisionado IV
Estratégias e Procedimentos de Alfabetização e Letramento
Estratégias e Procedimentos de Aprendizagem Ativa
Fundamentos de Didática
Gestão Educacional e seus Processos
História e Filosofia da Educação
História e Geografia e seus Processos de Ensino e Aprendizagem
Introdução a Educação a Distância
Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS
Língua Portuguesa e seus Processos de Ensino e Aprendizagem
Linguagens na Educação Infantil
Matemática e seus Processos de Ensino e Aprendizagem
Medidas Educacionais, Probabilidade e Estatística Aplicada à Educação
Metodologia e Prática de Pesquisa em Educação
Pedagogia em Espaços não Escolares
Políticas Educacionais
Políticas Públicas Sociais para a Infância e Adolescência
Práticas Pedagógicas em Educação Especial
Psicologia e Educação
Sociologia da Educação
Trabalho de Conclusão de Curso I
Trabalho de Conclusão de Curso II
Doutor e Pós-doutor em Estudos de Linguagem pelo PPGEL/FAALC – Faculdade de Artes, Letras e Comunicação – UFMS. Pós-doutorado pela USP – Escola de Comunicações e Artes pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo e Pós-doutorado pela UFSC pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina. Membro efetivo da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL), cadeira n 14. Pesquisador Visitante na UFMS com o projeto: ROTA BIOCEÂNICA COMPONDO A INTERNACIONALIZAÇÃO DA AMÉRICA LATINA: um corredor viário socioeconômico, cultural, integrativo e propulsor científico UFMS/PROPP/FUNDECT. Coordenador de Pesquisa e Iniciação Científica da Faculdade Insted e Editor-Chefe da RECAM – Revista Camalotes. Graduado em Letras e Pedagogia. Membro associado da ABRALIC – Associação Brasileira de Literatura Comparada. Professor dos segmentos: universitário, pré-vestibular e colegial. Membro do Núcleo de Estudos Culturais Comparados NECC/UFMS. Membro do NAV(r)E – Núcleo de Artes Visuais em (re)Verificações Epistemológicas – UEMS/CNPq. Atua nas áreas de Literatura Comparada, Estudos de Linguagens, Linguagem e Ensino, América Latina, Educação e Estudos Culturais. Pós-Graduado em: Tecnologias e Educação a Distância, Docência no Ensino Superior; Educação Especial (TGD) Transtornos Globais de Desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação e em Neuropsicopedagogia. Na União Brasileira de Escritores de Mato Grosso do Sul, foi Diretor de Cultura no mandato 2018/2021 UBE-MS. A convite do Vaticano participou presencialmente do Congresso do CELAM sediado em Bogotá – Colômbia, com o debate: “A linguagem simbólica da cultura popular” que reuniu as três Américas na capital colombiana de 26 a 30 de novembro de 2023.
Aprenda a desenvolver todas as competências por meio de ferramentas e técnicas direcionadas.
CONSULTE AQUI O CADASTRO DA INSTITUIÇÃO NO SISTEMA E-MEC
Inscreva-se para receber novidades: