Sobre o curso de

Gestão de Cidades

O curso de Gestão de Cidade tem como objetivo desenvolver competências para formar uma nova geração de executivos do mercado da Gestão Pública e demonstrar o conhecimento, as técnicas e as habilidades de gestão necessárias para uma atuação crítica e competente em diferentes cenários do sistema da administração pública nos três poderes e nas diferentes esferas (municipal, estadual e federal), causando impacto positivo e sustentável à sociedade.

Objetivo

Desenvolver habilidades de liderança e as posturas mais adequadas para desenvolver e engajar pessoas e equipes, aumentando a competência e os resultados organizacionais, implementando novas ferramentas para formação de líderes.

Perfil do Aluno

Profissionais Graduados em diversas áreas do conhecimento (administração, economia, contabilidade, direito e outras.), que atuam na administração pública ou pretendem ingressar, que desejam desenvolver ou ampliar sua compreensão em Gestão Pública e que precisam competir em um espaço estratégico singularmente complexo e em rápida evolução.

Administração Pública

  • Fundamentos do Estado
  • Administração Pública no Brasil
  • O Estado Desenvolvimentista brasileiro
  • A crise dos modelos organizacionais
  • Novas Formas de Gestão
  • Políticas públicas para os novos tempos
  • Administração Pública e a Conjuntura Nacional

 

Planejando o Futuro

  • Alinhamento estratégico em Sistemas de Informação Governança de Tecnologia da Informação
  • Novas tecnologias e tendências em Tecnologia da Informação
  • Segurança de Sistemas de Informação
  • Auditoria de Sistemas de Informação
  • Treinamento apoiado por Computador
  • Planejamento Estratégico alinhado aos Orçamentos Públicos.
  • Orça mementos Públicos
  • Plano de Contratações Anuais

 

Gestão de Compras no Setor Público

  • Planejamento e Execução do Plano Anual de Contratações
  • Licitação e outros procedimentos de contratação pública
  • Regime geral das licitações, aplicabilidade, dispensa e inexigibilidade, modalidades, fases
  • Regime diferenciado de licitações, pregão, discriminação para micro e pequenas empresa
  • Contratos administrativos instrumentais: bens, serviços e obras
  • Convênios administrativos
  • Consórcios administrativos
  • Concessões comuns
  • Parcerias público-privadas e parcerias sociais
  • Acordos no exercício da polícia administrativa.

 

Gestão Pública Sustentável

  • Direito Ambiental: Características e Princípios
  • Desenvolvimento sustentável
  • Políticas Públicas e Direito Ambiental
  • Política Ambiental e suas Técnicas: Instrumentos de Comando e Controle
  • O Meio Ambiente na Constituição Federal
  • A Política Nacional do Meio Ambiente O Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA)
  • Gestão Resíduos Sólidos Urbanos
  • Planejamento Urbano e os Impactos Ambientais

 

Gestão de Governanças Participativa e Transparente

  • Garantir o acesso amplo à informação;
  • Foco no cidadão, fomentar o diálogo – estimula o exercício pleno da cidadania;
  • Implementar instrumentos e estimular a participação popular;
  • Promover os direitos e a democracia – direitos constitucionais e os valores democráticos;
  • Disponibilização de dados precisos, com processos de checagem e verificação de informações;
  • Como Produzir conteúdo adaptado e acessível, garantindo diversidade de pensamento, representatividade e linguagem inclusiva;
  • Garantir a impessoalidade: Não deve se submeter a interesses privados ou pessoais;

 

Cidade Empreendedora

  • Promover o desenvolvimento local de forma síncrona – implantação de políticas de desenvolvimento de forma síncrona com as Políticas públicas de educação; políticas públicas de Saúde e desenvolvimento social e tecnologia.

Investimento

*Consulte nossos descontos para convênios e ex-alunos. *Descontos não cumulativos.

Taxa de Inscrição

R$ 200,00

Parcelas

8 parcelas
R$ 249,00

Docentes

Ana Carolina Araujo Nardes

Graduada em Direito pela UNIFOZ- Faculdades Unificadas de Foz do Iguaçu/PR, Pós-graduada em Direito Público e em Controle Externo da Administração Pública, Membro do Conselho Nacional de Secretários de Administração do Brasil, oportunidade em que coordena o grupo de trabalho de Compras Públicas, Membro no Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Mato Grosso do Sul. Atualmente ocupa o cargo de Secretária de Estado de Administração de Mato Grosso do Sul, atuou durante 2 (dois) anos como Secretária Especial de Compras e Contratações, esteve no cargo de Assessora Técnica e Jurídica no Gabinete da Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica, exerceu pelo período de 7(sete) anos, na Presidência da República, o cargo de Coordenadora de Compras e Contratos, unidade responsável por todos os procedimentos contratações de bens e serviços, servidora da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Paraná, 2004 – 2006, atuou na gestão administrativa da Delegacia da Polícia Federal em Foz do Iguaçu. Docente em cursos de capacitações e desenvolvimento de servidores públicos, palestrante e professora convidada em cursos de pós-graduações em Direito Público.

Ana Carolina Araujo Nardes

Esp. Eduardo dos Santos Dionizio

Possui graduação em DIREITO pela FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ DE CAMPO GRANDE (2014). Graduado em PEDAGOGIA pela UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO DE CAMPO GRANDE (2003). Especialista em GESTÃO ESCOLAR pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (2006) . Especialista em DIREITO PROCESSUAL CIVIL pela UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL (2018). Especialista em DIREITO DO ESTADO COM ÊNFASE EM CONTROLE EXTERNO pela UNIVERSIDADE UNIGRAN CAPITAL MS (2018). CURSOS: Auditoria Operacional Avançada (2013); Jurisprudência e Prática sobre Responsabilidade de Agentes Perante ao Tribunal de Contas. Atualmente é diretor geral – TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito.

Esp. Eduardo dos Santos Dionizio

Me. Georges Elias Ayache

Graduado em Economia – Faculdades Integradas Rui Barbosa (1987), Pós Graduação Gerente de Cidades – Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) (2010), Mestre em Produção e Gestão Agroindustrial – Universidade UNIDERP-Anhanguera (2017). É professor e Coordenador de Cursos de Graduação e Pós-Graduação na Faculdade INSTED; Assessor do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul; Experiência em Gestão Pública; Atuou como professor na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Professor substituto – Campus de Aquidauana/MS) e Também Professor do Instituto de Educação Superior da FUNCLEC, nas duas Instituições como professor no curso de Administração, nas disciplinas de Administração Pública, Economia Brasileira, Economia Internacional, Administração Financeira e Orçamentária e Gestão do Agronegócio. Atuou como Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Pós graduação do Instituto de Educação Superior da FUNCLEC. Também atuou na Gestão Pública Municipal por mais de 30 (Trinta) anos ocupando as funções de Secretario Municipal de Gabinete; Secretario de Administração; Secretário Municipal de Fazenda; Secretario Municipal de Planejamento; Secretário Municipal de Saúde. Também exerceu a função, por 04(quatro) de Assessor Parlamentar na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

Me. Georges Elias Ayache

Me. Jonathan Aldorí Alves de Oliveira

Doutorando em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2020), linha de pesquisa: inteligência artificial. Possui graduação em Ciência da Computação pelo Centro Universitário da Grande Dourados (2004) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2011). Atualmente é analista de tecnologia da informação – Secretaria de Estado de Fazenda – MS cedido ao Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Analise de Sistemas.

Me. Jonathan Aldorí Alves de Oliveira

Dr. José Flávio Rodrigues Siqueira

Doutor em Ensino de Ciências pela UFMS/CG (2022).Mestre em Educação pela UEMS/CG (2016).Especialista em Gestão Escolar: Orientação e Supervisão pela São Luis (2018).Especialista em Mídias na Educação pela UFMS (2012).Especialista em Educação Ambiental pelo SENAC/MS (2008).Licenciado em Pedagogia pela UniFael (2021).Graduado em Ciências Biológicas pela UEMS (2005).Professor efetivo na Rede Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul desde 2013.Professor efetivo da rede Municipal de Educação de Campo Grande desde 2013.Professor no curso de Pedagogia da Faculdade Insted desde 2021.Membro da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA/MS) no período de 2010-2017. Coordenador de Correção de Fluxo e Educação de Jovens e Adultos (2019 a 2022) na SED/MS. Coordenador da etapa anos finais do ensino fundamental no Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular (2018-2019).Gestor do Núcleo de Ensino Fundamental (2017) na SED/MS.Coordenador de Tecnologia Educacional COTED/SITEC/SED/MS desde 2023.Coordenador Estadual da Rede de Educação Híbrida em Mato Grosso do Sul desde 2023.Conselheiro Estadual de Educação na Câmara de Educação Profissional e Ensino Superior desde 2023.Tutor à distância na UFMS nos cursos de Educação Ambiental Espaços Educadores Sustentáveis (2013-2014), Ciências Biológicas (2020) e Educação e Processos de Trabalho Alimentação Escolar (2021-2023).Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação de Professores e Ensino de Ciências.Integrante do Grupo de Estudo Sociedade, Trabalho e Educação (GEPSE-HISTEDBR-MS).Possui experiência nas áreas de Educação e Ensino, com ênfase em Ensino de Ciências e Educação Ambiental, com os temas: Práticas de Ciências, Formação de Professores e Políticas Públicas em Educação Ambiental.

Dr. José Flávio Rodrigues Siqueira

Me. Leonardo Mira Marques

Auditor Estadual de Controle Externo pelo Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul. Advogado. Professor. Mestre em Administração Pública em Rede Nacional – UFMS (2016), Pós-graduado em Especialização em Gestão Pública Municipal – UFMS (2012), Pós-graduado em Especialização em Direito Público – UNISUL (2009), Pós-graduado em Especialização em Direito Processual Civil – UNISUL (2007), Graduado em Direito pela Universidade Católica Dom Bosco/MS (2005). Professor pela Faculdade INSTED. Professor pela Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul – ESCOLAGOV. Professor pela Escola Superior de Controle Externo – ESCOEX/TCE-MS. Atuou na Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul. Foi professor pesquisador pelo Ministério da Educação/FNDE, programa do Governo Federal e-Tec Brasil (2012-2015), em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. Ocupa a função de Supervisor responsável pela Unidade de Controle Prévio na Divisão de Fiscalização de Licitações, Contratações e Parcerias do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul.

Me. Leonardo Mira Marques

Me. Willian Maachar

Formação em Administração e Ciências Contábeis, Mestre em Produção e gestão Agroindustrial, Doutorando em Administração e cursando licenciatura em Matemática. Atua como coordenador dos cursos presenciais: Bacharelado em Administração desde 2023/1 e Bacharelado em Ciências Contábeis desde 2022/1.Atua como coordenador dos cursos de graduação na modalidade EAD: Superior em Tecnologia de recursos humanos; superior em Tecnologia de Gestão Comercial e Bacharelado em Administração, desde 2303/1.Atua como docente do ensino superior na Universidade UNIDERP, desde 2009, nas disciplinas de Gestão de Produção; Modelos de Gestão; Gestão Orçamentária; Capital de Giro; Mercado de Capitais e Análise de Investimentos.

Me. Willian Maachar

Me. Heloysa Furtado (professora convidada)

Graduada em Direito pela Universidade Católica Dom Bosco – UCDB (2012). Mestre em Direito Empresarial e Cidadania pela UNICURITIBA (2017). Advogada, Professora Universitária na Faculdade INSTED, Consultora de Compliance, Auditora das Normas ISO 37001:2017 e 19011:2018 e LGPD. Atua também como Diretora da Empresa ALLEG Soluções & Treinamentos Empresariais e como Conselheira Estadual da OAB/MS.

Me. Heloysa Furtado (professora convidada)

Renata Raule Machado (professora convidada)

Possui graduação em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul (2000). Atualmente é Procuradora Autárquica do Governo do Estado do Mato Grosso do Sul. Mestranda em Direitos Humanos pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Pós-graduanda em Finanças, Controle Externo e Contabilidade Pública pela Faculdade INSTED. Certificação Profissional CP RPPS DIRIG III – Nível Avançado

Renata Raule Machado (professora convidada)

Modalidade

EAD com Aulas ao vivo

Carga Horária

360 horas

Regulamento

Aluno com ensino superior completo

Prova Online
Redação
Portador de Diploma
Segunda Graduação
Transferência de outra Instituição
Usar nota do Enem