Sobre o evento

COMPAR – II Congresso Nacional Estadual Mulheres pela Paridade e II Congresso Estadual

PARTICIPE

A Faculdade Insted, através do setor de Coordenação de Pesquisa e Iniciação Científica e do periódico científico RECAMRevista Camalotes em parceria com o Fórum Permanente pela Paridade Institucional e Política das Mulheres divulga e convoca a sociedade acadêmico-cultural para o COMPAR II Congresso Nacional Mulheres pela Paridade e II Congresso Estadual a ser realizado no dia 26 de junho de 2024 ANTECEDENDO as atividades culturais dos dias 27 e 28 de junho. As apresentações orais das(os) congressistas acontecerão exclusivamente na tarde da quarta-feira do dia 26/06/2024 a partir das 13h, horário de Mato Grosso do Sul (MS) no Polo de Pós-graduação da Faculdade Insted sito no endereço Rua Marechal Rondon, 2034 – Centro (entre as ruas Pedro Celestino e Padre João Crippa) cuja modalidade será híbrida (opcionalmente remoto ou presencial com transmissão ao vivo). O evento será 100% gratuito e tem como o tema: IGUALDADE, PARIDADE E DEMOCRACIA

Programação

Nota I: prezada(o) congressista, o congresso terá em sua totalidade três dias de atividades.

ATENÇÃO! No dia 26/06 (primeiro dia) acontecerão APENAS as apresentações orais das(os) congressistas que submeterem os seus trabalhos para arguição e essa apresentação acontecerá exclusivamente na quarta-feira (período vespertino) a partir das 13h, horário de Mato Grosso do Sul (MS). Após submissão do trabalho, de acordo com as orientações subsequentes dispostas nesta convocatória, a(o) congressista deverá aguardar o deferimento (ou indeferimento) do resumo submetido. Caso você, prezada(o) congressista tenha o seu resumo e palavras-chave deferido (aprovado), você deverá escolher e comunicar à comissão do evento no e-mail da comissão (vide convocatória) se a sua arguição será remota (de onde você estiver) ou se a sua apresentação será presencial.

ATENÇÃO! O local das apresentações para quem eleger a opção presencial será na Rua Marechal Rondon, 2034, Bairro: Centro (entre as ruas Pedro Celestino e Padre João Crippa), Campo Grande/MS.

ATENÇÃO! Os outros dois dias de evento e atividades culturais serão realizados no Palácio Popular da Cultura – Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo no Endereço: Av. Waldir dos Santos Pereira, Bairro: Parque dos Poderes, Campo Grande/MS.

Nota II: É de responsabilidade da(o) congressista atentar-se aos informativos desta convocatória sem que haja – impreterivelmente – qualquer possibilidade de remoção ou alteração das disposições auferidas nesta convocatória.

Nota III: A participação acadêmica (apresentação de trabalhos, pesquisas/científicas) é FACULTATIVA, não sendo, portanto, pré-requisito para participação dos demais dias de evento, bem como, a participação dos dois últimos dias (não acadêmico), ou seja, a(o) congressista poderá participar das duas etapas: acadêmica e cultural, ou apenas de uma das duas, em que, salientamos que eleita apenas uma opção a carga-horária da certificação será por natureza logística, menor.

Nota IV: A(o) congressista deverá – obrigatoriamente – se inscrever assinalando uma das quatro opções a seguir no que tange a eleição dos eixos temáticos para convalidar a sua participação acadêmica.

Nota V: O evento não subsidiará nem contribuirá com quaisquer valores para deslocamento (aéreo ou de qualquer natureza), estada (hotelaria) ou alimentação, sendo, portanto de integral responsabilidade da(o) congressista subsidiar qualquer ônus que lhe seja factível para corresponder com a sua participação.

E-mail da comissão científica: [email protected]

Eixos temáticos (ementas):

Eixo I: A mulher nos espaços de poder contemporâneos

Prezada(o) congressista este eixo temático busca o recebimento de trabalhos e debates que estejam associados à perspectiva institucional, ou seja, espaços onde a mulher – em sua labuta diária – precisa se subjetivar demonstrando, para-além da sua capacidade técnica, o seu pleno ofício que a oprime e/ou muitas vezes a segrega de tais funções nos postos de lideranças e diretivas ações que a coloque em xeque, pela frívola criticidade por parte da sociedade. Que foram acentuados durante a pandemia de Covid19 pelo seu impacto global. Nesse preciso sentido, os trabalhos dispostos para este eixo podem apresentar o pré, durante e pós, desses processos hodiernos democráticos, seja na esfera pública, privada ou internacional, logo, com enfoque contemporâneo, assim, por se dizer, da quebra do milênio (anos 2000), o período (trans)pandêmico, a economia do cuidado e às vicissitudes laborais do corrente ano de 2024.

Eixo II: Feminismo, gênero e políticas públicas

Prezada(o) congressista este eixo temático busca o recebimento de trabalhos e debates que estejam associados à questão de gênero, feminilidades, feminismos, movimentos, marchas, greves, manifestações, sexismos, sexualidades, transexualidades, femismos, descolonialidades e teorizações que estejam no invólucro das temáticas supracitadas com causas e efeitos sociais cujas ações disruptivas foram ou que ainda vislumbram serem consagradas por meio de políticas públicas e suas práticas culturais. Insere-se a ótica sob o viés atinente as mais diversas políticas públicas vigentes batalhadas e sonhadas, do campo da orientação sexual, ligadas à saúde e tutela do corpo feminino. Assim, este eixo busca promover discussões que estejam aquilatadas ao largo percurso social que a mulher tem percorrido ou buscado angariar diariamente dentro e fora da política nas equidades que a concerne e (re)produzem a sociedade.

Eixo III: Historicidade, ciência e pesquisa: a construção da mulher brasileira

Prezada(o) congressista este eixo temático busca o recebimento de trabalhos e debates que estejam associados à evolução dos diversos papéis ocupados pelas mulheres na história brasileira concatenados às figuras de outras mulheres latino-americanas. Para-além disso, este eixo visa debater a contribuição e (des)construção das ciências produzidas no Brasil e como esses impactos transformam ou contribuem socialmente para o progresso dos espaços angariados pelas mulheres. Englobando também os desafios que envolvem a representatividade étnica-social-cultura. Por esses meandros, este eixo também espera promover discussões que emergem da pesquisa, da força intelectual feminina, questões axiológicas e seus dissabores dentro e fora da academia.

Eixo IV: Conquistas e desafios no Direito das Mulheres

Prezada(o) congressista este eixo temático busca o recebimento de trabalhos e debates que estejam associados e ancorados na evolução da legislação brasileira no que tange os direitos das mulheres. Nessa égide jurídica, busca-se neste eixo os caminhos e (r)evoluções que a Constituição Federal brasileira assegura ou que em muito em breve, assegurará nos trâmites da regulamentação forense em seus distintos e díspares certames forenses. Este eixo também busca promover a discussão de doutrinas, legislações e discricionaridades ancoradas na Constituição do nosso país, nos Novos Direitos e suas garantias concernentes ao direito da pessoa humana nacionais e internacionais, bem como, a busca incessante pela paridade com a redução das desigualdades sociais, econômicas, bem como a violência psicológica, emocional, física, política e demais que permeiam o (ser) mulher.

 

INSCRIÇÃO DE COMUNICADORAS(ES)

Destacamos que (a)o autora(or) principal e as(os) coautoras(es), obrigatoriamente, deverão estar todas(os) cadastradas(os) no sistema DOITY no momento da submissão do trabalho. Os graduandos que desejarem participar (se não tiveram uma primeira graduação e uma especialização) deverão ter um(a) orientador(a) que contenha ao menos o título de especialista. Para que o trabalho seja apresentado e, se aprovado, publicado nos ANAIS do COMPAR por meio da Revista Camalotes. A(o) autora(or) e (as)os coautoras(es) deverão estar inscritas(os) até a data limite.

Os trabalhos (resumos) poderão ser apresentados por um único membro do grupo, ou individualmente (caso não tenha grupo), contudo, todas(os) os membros deverão abrir as suas câmeras e se apresentarem se optarem pela opção remota, podendo também conter alguns membros presenciais e outros remotamente. Para participação individual, a(o) participante deverá ter no mínimo uma graduação e especialização comprovados. Os certificados de ouvintes e de apresentação oral serão entregues mediante à inscrição devidamente efetivada e o comparecimento no dia definido pela comissão organizadora, ou seja, a(o) congressista ouvinte também poderá assistir às apresentações acadêmicas sem que haja apresentação de sua parte. Caso algum grupo seja desfalcado, ou seja, um de seus membros não possa comparecer por força maior, o grupo poderá apresentar com apenas os integrantes presentes na sala virtual ou presencialmente, contudo, a(o) participante ausente, não receberá a sua certificação.

1) Cadastro:

Primeiramente todas(os) as(os) autoras(es) e coautoras(es) devem se inscrever no evento acessando:  https://doity.com.br/compar-ii-congresso-nacional-mulheres-pela-paridade-e-ii-congresso-estadual#registration Neste link você será direcionado à página com o formulário de inscrição no evento II CONGRESSO NACIONAL MULHERES PELA PARIDADE (COMPAR) e II CONGRESSO ESTADUAL, efetue o preenchimento do formulário. Atenção confira o seu e-mail cadastro, pois, será através dele que você receberá a sua certificação.

Na sequência você deverá:

Escolher o tipo de inscrição: “Comunicador(a)” ou “Ouvinte” e, após a escolha, clicar em “inscrever-se”.

2) Dos envios das comunicações

Após a efetivação da sua inscrição, acesse o seguinte link para submeter o seu resumo: https://doity.com.br/compar-ii-congresso-nacional-mulheres-pela-paridade-e-ii-congresso-estadual/artigos

Poderão ser submetidos resumos de artigos nas línguas: portuguesa, espanhola e inglesa.

O aceite para apresentação, bem como a publicação dos ANAIS na RECAM estão condicionados à prévia aprovação pela Comissão Organizadora por meio das(os) suas(eus) pareceristas. Ao se inscrever como comunicadora(o) você poderá optar pelo envio de resumo­ e, se aprovado, você será convocado(a) para – noutra data e prazos distintos vide convocatória – a submissão do seu artigo completo com o novo prazo estabelecido.

Na próxima página, você anexará o seu texto conforme as normas do evento (Utilizar o layout). Clique em “Escolher arquivo” e depois “Transferir.” Logo após, a página atualizará, salvará seu arquivo e você pode clicar em “Salvar” e “Continuar” para avançar no processo.

3) Da logística e estruturas de trabalho

Quantidade máxima de trabalhos como autora(or): 5 (cinco), devendo as(os) proponentes observarem quem apresentará, Obs: a(o) autora(or) principal é entendido como possível orientador ou quem apresentará (realizará a arguição) as(os) demais coautoras(res) também terão as mesmas certificações, caso as(os) autoras(res) sejam de mesmo nível e participação, basta cadastrar apenas uma(um) como responsável para seguir a instrução da CAPES, porém salientamos que todas(os) autores(as) citadas(os) têm a mesma credibilidade na publicação.

Quantidade máxima de participantes por trabalho: 5 (cinco) participantes, incluindo autora(or), coautoras(es) e orientadora(or) (quando aplicável), trabalho com mais de 5 integrantes serão automaticamente indeferidos. As apresentações serão Híbridas, podendo a(o) participante eleger se participará romota ou presencialmente. Os links para as salas de apresentação serão divulgados após o término do prazo de inscrições com todas as informações inerentes à arguição (comunicação) dos trabalhos. As salas virtuais e presenciais terão links para registro de presença. Para certificação, a(o) congressista terá que registrar obrigatoriamente a sua presença nessa lista. As apresentações acontecerão em única vez, não havendo possibilidade de outra oportunidade neste mesmo congresso. ATENÇÃO! A transmissão é de responsabilidade da(o) congressista e, caso essa(e) não apareça ou não consiga transmitir, seu trabalho será invalidado.

ATENÇÃO: No ato da inscrição não receberemos artigos completos apenas o RESUMO (título, resumo e palavras-chave) e caso a apresentação/resumo seja deferido, você será convocado para submeter o artigo completo para publicação nos ANAIS se esse for aprovado. Salientamos que mesmo que você tenha o artigo pronto, completo, você deverá enviar apenas o resumo no ato da sua inscrição.

 

Estrutura do trabalho

Título

Conciso e coerente

Resumo

Até 300 palavras

Palavras-chave

De 3 até 5 palavras-chave

 

Os resumos deferidos terão suas(eus) autoras(es) convocadas(os) para o envio do artigo científico completo e, se os artigos forem deferidos, os trabalhos destaques de cada eixo temático, além de comporem a coletânea de ANAIS, serão publicados em uma edição especial da RECAM – Revista Camalotes em formato e-book.

Cronograma Geral – O horário seguido será o de MATO GROSSO DO SUL (MS)

 

Atividades

Data

Publicação da CONVOCATÓRIA

26/04/2024
Período de inscrição

26/04/2024 a 26/05/2024

Prazo final para envio dos resumos para apresentação no evento na modalidade comunicador(a).

26/05/2024
Resultado (deferimento ou indeferimento) da análise dos resumos (aceitos para publicação ou aceitos para publicação mediante modificações)

Até 29/05/2024

Data da apresentação do COMPAR

26/06/2024
Resultado das apresentações: Deferimento ou Indeferimento e convocatória para submissão do artigo científico completo

12/07/2024

Liberação dos certificados

Até 18/07/2024

Prazo final para envio dos artigos completos

08/09/2024
Resultado da avaliação dos artigos completos

11/10/2024

Publicação dos artigos completos aprovados

Até 20/12/2024

 

Comissão Organizadora

Realização

Faculdade Insted

Fórum Permanente pela Paridade Institucional e Política das Mulheres (COMPAR)

Comitê Organizador

Prof. Dr. Fábio do Vale (Faculdade Insted – Brasil)

Prof. Dr. Carlos Igor de Oliveira Jitsumori (Faculdade Insted – Brasil)

Prof.ª Dra. Larissa Marques Brandão (OAB/MS)

Comitê Científico

RECAM – Revista Camalotes

Data

26 de junho

Horário

13h

Local

Faculdade Insted - Unidade Marechal Rondon 2034

Prova Online
Redação
Portador de Diploma
Segunda Graduação
Transferência de outra Instituição
Usar nota do Enem