Como o uso da tecnologia 5G pode transformar o Agronegócio

O agronegócio no Brasil se fortalece a cada dia, tornando-se um dos setores mais promissores, sendo responsável por pouco mais de 26% do PIB em 2022, de acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Seu rápido crescimento nas últimas cinco décadas se deve ao uso de tecnologias aplicadas ao campo, como GPS, utilização de maquinários mais sofisticados, controle de gado por meio de dispositivos digitais, softwares, robótica, entre outros.

A Agricultura 4.0, como é chamada essa nova era, trabalha em prol da produtividade, com resultados mais precisos e consequentemente maior atuação no mercado, incluindo as exportações. Dessa forma, investir em tecnologias no agronegócio se tornou uma realidade necessária e urgente.

Com a chegada da tecnologia 5G no Brasil e no mundo, as modificações também podem afetar positivamente o setor do agronegócio. Por isso, a Faculdade Insted preparou um e-book completo para que você possa entender esse novo conceito e suas consequências.

  • O que é o 5G?

A nova geração de internet móvel pode ser entendida como a extensão do 4G atual. Tratando-se de uma rede mais veloz e inteligente, o 5G promete entregar mais estabilidade e conexões simultâneas entre os bilhões de aparelhos espalhados pelo mundo.

Desta forma, a rede 5G tem por conceito trazer coberturas mais amplas e eficientes, diminuindo o tempo necessário para que informações e dados sejam entregues aos destinatários. Com a nova conexão sem fio, o controle e a proteção de dados prometem ser superiores ao que se tem nos dias de hoje.

Brasília foi a primeira capital brasileira a receber o 5G, porém é preciso salientar que o processo é longo até que todas as regiões tenham acesso a essa nova rede móvel. Porém, as perspectivas com a chegada desta nova tecnologia são animadoras.

  • Quais os benefícios para o agronegócio? 

Destacando-se no cenário global diante de resultados expressivos, o Brasil tem se tornado um dos maiores produtores alimentícios do mundo. Não somente pelos fatores naturais como clima e solo, o agronegócio no país se tornou protagonista devido também ao uso de ciência e tecnologia aplicadas ao campo que melhoram o desempenho dos produtores.

Com a chegada do 5G às áreas rurais, os empresários do setor estão atentos sobre os benefícios que a tecnologia oferece, seja tendo produções mais sustentáveis, facilitando rotinas e/ou reduzindo perdas.

De acordo com pesquisa realizada pela Omdia em parceria com a Nokia, a chegada da quinta geração de redes móveis pode gerar, em 15 anos, mais de US$ 76 bilhões ao agronegócio, além de US$ 1,1 trilhão ao país.

Utilização de máquinas, drones e sensores permitirão a interconectividade entre os produtores, que mesmo longe da área rural poderão ter controle e monitoramento de suas terras. Tudo em tempo real, os agropecuários poderão aproveitar a tecnologia em todas as fases de produção, desde a preparação da terra até a colheita, por exemplo.

Com melhor cobertura e qualidade na conexão, outro fator a ser ressaltado é a sustentabilidade cada vez mais iminente no campo.  O controle de recursos nas lavouras, na criação de animais e o monitoramento climatológico, de pragas e irrigação farão com que os processos sejam mais seguros e eficazes.

  • Desafios na implantação do 5G em áreas rurais

Apesar de ser uma realidade bastante promissora ao agronegócio e em outros setores, a implantação do 5G em áreas rurais gera grandes desafios estruturais. Com grande dimensão territorial, a chegada da nova rede móvel tende a ser cautelosa.

A infraestrutura comunicacional em áreas mais distantes dos centros ainda é escassa e para que a utilização do 5G tenha maior efetividade é preciso ampliar os sinais e a estabilidade de conexão, bem como investir na capacitação de mão-de-obra. Para isso, durante o leilão 5G realizado em 2021, a Anatel estabeleceu que até 2029 todos os municípios, com até 30 mil habitantes, tenham acesso à tecnologia, incluindo rodovias e áreas remotas.

Para que seja possível a conectividade e a utilização do 5G nos quatro cantos do país é preciso que haja uma força em conjunto entre poder público e setor privado para que o acesso seja igualitário e absoluto.

  • Pós-Graduação em Gestão do Agronegócio 

Em parceria com o Sindicato Rural, a Faculdade Insted oferece Pós-Graduação em Gestão de Agronegócio para produtores rurais ou profissionais da área interessados em como gerir de forma eficiente.

Sendo Mato Grosso do Sul uma potência agroalimentar, a tendência é que o Estado cresça ainda mais sua produção e exportação, consequentemente aumentando a procura de profissionais capacitados.

Na pós-graduação em Gestão do Agronegócio o aluno irá identificar as principais ameaças competitivas que possam criar barreiras para uma boa atuação da empresa, além de selecionar os melhores caminhos para o crescimento, determinando as principais metas e objetivos.

Dentre a grade do curso, a disciplina de Gestão do Agronegócio Digital irá trabalhar sobre tecnologias e ferramentas que ajudam na gestão do agro, bem como as tendências e desafios do setor.

Referências bibliográficas: 

COMPROMISSO de Abrangência do Leilão do 5G. Agência Nacional de Telecomunicações. Disponível em: <https://www.gov.br/anatel/pt-br/regulado/universalizacao/compromissos-do-leilao-do-5g>. Acesso em: 12 de set. de 2022.

EM busca de soluções mais sustentáveis, agronegócio aposta na chegada do 5G. O Estado Mato Grosso do Sul Online. 2022. Disponível em: <https://oestadoonline.com.br/agronegocio/em-busca-de-solucoes-mais-sustentaveis-agronegocio-aposta-na-chegada-do-5g/>. Acesso em: 12 de set. de 2022. 

O que o agronegócio ganha com o 5G. Dinheiro Rural. 2022. Disponível em: <https://www.dinheirorural.com.br/o-que-o-agronegocio-ganha-com-o-5g>. Acesso em: 12 de set. de 2022.

VALE, Ana Cristina dos Santos; TEIXEIRA, Camila Mara Santana; SANTANA, Daniele de; SIQUEIRA, Paulo Henrique de Lima. Tecnologia 5G e suas potencialidades de utilização no agronegócio. Universidade Federal de São João del-Rei. Minas Gerais, 2021.

TONHOLO, Sandro. Agricultura 4.0: como a tecnologia 5G e o uso de dados prometem transformar agronegócio no Brasil. Gest Agro 360º. 2022. Disponível em: <https://gestagro360.com.br/2022/01/01/artigo-agricultura-4-0-como-a-tecnologia-5g-e-o-uso-de-dados-prometem-transformar-agronegocio-no-brasil/>. Acesso em: 12 de set. de 2022.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Prova Online
Redação
Portador de Diploma
Segunda Graduação
Transferência de outra Instituição
Usar nota do Enem