Educação de Crianças de 0 a 6 anos

Para muitos pais, confiar em alguém para auxiliar no processo de socialização de seus filhos pode gerar grandes desafios e inseguranças.

A Educação de 0 a 6 anos, ou Primeira Infância, é tida como o primeiro contato das crianças com a escola, uma instituição que juntamente com a família, mescla ensino, aprendizado e cuidado.

Neste e-book a Faculdade Insted preparou para você uma série de informações que rodeiam a Educação Básica. Aproveite para conhecer nossos cursos de graduação em Pedagogia e pós-graduação em Educação.

• O professor da Primeira Infância

O professor tem papel fundamental no processo de aprendizagem das crianças. Como uma referência, os alunos se espelham nesses profissionais que precisam estar constantemente evoluindo dentro e fora das salas de aula.

Assim como no âmbito familiar, a relação entre adultos e crianças é fundamental para o desenvolvimento pessoal, social, emocional e cognitivo dos pequenos. É durante a Primeira Infância que eles descobrem quem são, suas personalidades, quais as individualidades e potenciais habilidades. Por isso, é essencial que os profissionais da Educação estejam preparados e capacitados para atender as demandas dessa faixa etária.

Na pós-graduação em Educação de Crianças de 0 a 6 anos, o corpo docente trabalha em cima de duas metodologias que norteiam a formação dos alunos: a abordagem de Reggio Emilia e Pikler.

• O que é a metodologia Reggio Emilia?

A metodologia Reggio Emilia foi idealizada pelo pedagogo Loris Malaguzzi, em 1946, na Itália, logo após o término da Segunda Guerra Mundial.

Esta metodologia define que a criança tenha seu protagonismo infantil, identificando e potencializando suas individualidades, competências e habilidades. A pedagogia da escuta abordado por Loris acredita que os professores aprendem enquanto ensinam e que as crianças possam aprender de inúmeras maneiras dinâmicas e criativas, desenvolvendo-as em diferentes aspectos.

Em um verdadeiro laboratório da vida, as escolas adeptas dessa metodologia baseiam-se na educação participativa e conjunta entre crianças, professores e pais.

• O que é a metodologia Emmi Pikler?

A abordagem Pikler foi criada pela pediatra Emmi Pikler logo após a Segunda Guerra Mundial. Focando na educação de bebês de zero a três anos, a metodologia consiste na educação humanizada, estimulando o desenvolvimento infantil através da liberdade e da autonomia de cada indivíduo.

A metodologia defende também o conceito de brincar livre, para que as crianças tenham liberdade em momentos como este, estimulando a criatividade, a sensibilidade e a coordenação motora. Sob a supervisão dos professores, a abordagem Pikler acredita que deve haver uma relação afetiva entre o adulto e a criança, depositando confiança e segurança.

• Onde me especializar em Educação de 0 a 6?

A Faculdade Insted oferece o curso de pós-graduação em Educação de Crianças de 0 a 6 anos, com duração de 18 meses. Voltado aos profissionais com ensino superior que tenham interesse sobre o assunto, os mesmos poderão aprender sobre os desafios no atendimento à Primeira Infância e Educação Básica, bem como interagir entre a teoria e a prática para a formação de profissionais capacitados na área.

Referências bibliográficas:

DE LIMA, Édina Ângela Antunes; KIRCHNER, Elenice Ana. Um olhar sensível para a educação de bebês: a abordagem de Emmi Pikler. Universidade Central de Educação Faem Faculdade. Santa Catarina, 2018.

FACULDADE Rudolf Steiner. Descubra qual o papel do professor na Primeira Infância. 2020. Disponível em: <https://blog.frs.edu.br/primeira-infancia/#:~:text=O%20professor%20tem%20um%20importante,para%20o%20resto%20da%20vida.> Acesso em: 15 de set. de 2022.

KRAMER, Sônia. As crianças de 0 a 6 anos nas políticas educacionais no Brasil: educação infantil e/é fundamental. Educação & Sociedade, vol. 27, núm. 96. Minas Gerais, 2006.

MIGLIANI, Audrey. A importância do ambiente na abordagem Reggio Emilia. 2020. Disponível em: <https://www.archdaily.com.br/br/943136/a-importancia-do-ambiente-na-abordagem-reggio-emilia> Acesso em: 15 de set. de 2022.

SMART School. Você sabe o que é  pedagogia da escuta na educação infantil?. Disponível em: <https://smartschool.com.br/conteudos/pedagogia-da-escuta/> Acesso em: 15 de set. de 2022.