Sobre o Curso:

O mundo mudou e cada vez mais reconhe que os bebês e crianças são sujeitos sociais, culturais históricos e de direitos. Com isso, vem desenvolvendo uma postura crítica, reflexiva e investigativa nos projetos educativos para contribuir no processo educativo de crianças de 0 a 6 anos, colocando-as como protagonistas do seu processo de aprendizagem. Desse modo, exige dos professores uma formação específica e continuada para atuaream na educação básica da Primeira Infancia que privilegie o direito de ser criança, poder brincar, viver experiências significativas de forma lúdica, bem como a compreensão de que a criança deve ocupar o centro da proposta pedagógica. Carga horária de 360 horas

Carga horária de 360 horas.

Objetivos, Qualificações e Diferenciais.

Objetivo Geral

1 - Analisar os desafios do atendimento à primeiríssima infância e da formação de professores e demais profissionais para atuarem junto a essa faixa etária no Brasil. 2 - Problematizar a situação da Educação Infantil frente aos desafios da sociedade contemporânea tomando como referência a construção de um projeto pedagógico que reconheça, valorize e respeite as infâncias, especialmente os bebês e crianças pequenase crianças pequenase as crianças pequenas. 3 - Discutir projetos de trabalho atividades que respeitem as infâncias e incentivem a formação e o desenvolvimento dos bebês. 4 - Oferecer condições para que o professor e demais profissionais que atuam na Educação Infantil possam identificar as teorias que orientam seu trabalho docente. 5 - Fornecer subsídios teórico-práticos para o aperfeiçoamento de docentes que atuam na Educação Infantil. 6 - Possibilitar o diálogo entre fundamentos teóricos e experiências emergentes da prática docente, oportunizando a construção de conhecimentos a partir da análise crítica das teorias e práticas que sustentam a ação docente/profissional contribuindo para uma compreensão, análise e proposição nos contexto educativo que envolvam os bebês e crianças pequenas. 7 - Oferecer por meio das disciplinas do curso, contexto teórico-prático, na forma de vivência(s) e/ou oficina(s), possibilitando um diálogo entre fundamentos teóricos e aspectos da prática educativa. 8 - Formar educadores e gestores/pesquisadores para a atuação em espaços coletivos de educação dos bebês e crianças pequenas. 9 - Apresentar as principais contribuições das diferentes abordagens no trabalho com crianças pequenas (Reggio Emilia e Emmi Pikler). 10 - Discutir as contribuições das pesquisas nas áreas da antropologia e sociologia da sociologia da infância. 11 - Estabelecer diálogos, reflexões e pesquisas entre os conhecimentos teóricos e as práticas nas instituições que atendem as crianças de 0 a 3 anos.

Objetivos, Qualificações e Diferenciais.

Profissionais graduados em curso superior reconhecido pelo MEC

Profissionais da área de Pedagogia, Assistência Social, Psicólogia, Psicanálise, Juízes da Infância, Licenciados que atuam na área da primeira infância.

Programa e Metodologia:

Programa com duração de 18 meses, presencial.

Local:

Híbrido Uma vez ao mês, sexta a noite e sabado pela manhã

Regulamento:

Alunos com ensino superior completo.

 

NOSSOS PROFESSORES

 

Coordenadora - Ordália Alves de Almeida
 

Pedagoga com Magistério da Pré-Escola, Mestre e Doutora em Educação e Pós-Doutora na área da Sociologia da Infância. Coordenou o Curso de Pedagogia para Educação Infantil - Consócio PROFORMAR (2004-2010). Coordenou o PROINFANTIL MEC/UFMS nos Estados de Alagoas, Bahia, Mato Grosso do Sul e Sergipe (2004 a 2010). Coordenou o curso de Especialização em Docência na Educação Infantil e os Cursos de Extensão em Educação Infantil MEC/UFMS (2009 a 2015). Coordenou o Fórum Estadual de Educação de MS (2016 a 2018) Membro da Rede Nacional da Primeira Infância. Bacharel em Direito. Diretora da Faculdade de Educação - FaEd/UFMS (2017-2019). Membro da Câmara de Educação Superior do Conselho Estadual de Educação-MS. Professora Titular aposentada da UFMS (1989 a 2019). Atua na formação de professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental e com Gestão e Políticas Públicas para a Infância. Professora do Curso de Direito da Faculdade Insted-MS.

 

Arilma Maria de Almeida
 

Mestra em educação pela UFMS. Graduada e Habilitada em Artes Plásticas pela mesma universidade (1986). É especialista em Metodologia do Ensino Superior, (UNIDERP). Atuou como professora substituta da UFMS. Gerente de ensino e aprendizagem na Secretaria de Estado de Educação - SED até 2006, aposentada pela SED/MS. Atualmente é coordenadora pedagógica da OMEP/BR/MS/CG, Professora formadora do Proinfantil nos estados da Bahia , Alagoas, Sergipe e Mato Grosso do Sul e Consultora Técnica da Coordenação Geral de Educação Infantil - COEDI/SEB/MEC. Ministra cursos pela UFMS, OMEP, SED em todo estado de Mato grosso do Sul e em outros Estados da Federação.

 

Josiane Pareja
 

Especialista em Linguagens da Arte com ênfase nas Artes Visuais no Maria Antonia USP. Professora, pedagoga com habilitação em Supervisão Escolar. Fundadora e Diretora da Escola de Educação Infantil Ateliê Carambola e do Ateliê Centro de Pesquisa e Documentação Pedagógica, espaço de pesquisa para educadores de infância. desde 2014. Participação e Grupo de Estudo com José Pacheco na Escola da Ponte em Aveiro Portugal em 2007. Participação em Grupos de Estudo na rede municipal de Reggio Emilia na Itália, com foco na Documentação pedagógica nos anos de 2009 e 2012. Participação em Grupos de Estudo no Colégio Aletheia em Buenos Aires na Argentina com foco na Documentação Pedagógica e no Espaço como terceiro educador nos anos de 2007, 2010, 2012 e 2014 Participação no Curso de Aprofundamento sobre Documentação Pedagógica com a REDSolare Argentina e REDSolare Brasil nos anos de 2009, 2012 e 2014. Grupo de Estudo sobre a Protoinfância no Instituto Contemporâneo de Porto Alegre, com a profa. Dra. Myrtha Chokler e Profa. Dra.Sylvia Nabinger nos anos de 2013 e 2014 - como referência a Abordagem de Emmi Pikler - Lóczy de Budapeste.

 

Leusa Sechi 

Mestre em Educação pela UFMS, graduada em Pedagogia pela mesma Instituição. Especialização em Psicopedagogia na Educação, pela Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande/MS. É professora efetiva da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS, atualmente exercendo a função de técnica da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande. Palestrante em cursos em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental com os seguintes temas: educação infantil e suas especificidades, alfabetização, leitura, formação docente e atuação da coordenação pedagógica. Enquanto técnica da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande/MS, no ano de 2008, coordenou e organizou a publicação do Referencial Curricular da Rede Municipal de Ensino para a Educação Infantil, e em 2017 das Orientações Curriculares para Educação Infantil: Jeitos de Cuidar e Educar. Atuou como professora formadora e supervisora no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa no MS. É membro do Fórum Permanente de Educação Infantil de MS. Professora do Instituto de Ensino Superior da FUNLEC - IESF nos cursos de graduação e pós-graduação.

 

Luciana Spindola 

Mestre em Biologia Vegetal pela UFMS. Graduada em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado), pela UFMS. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Anatomia, Morfologia e Sistemática Vegetal, Ensino de Ciências, Meio Ambiente, Sustentabilidade, Educação Ambiental, Saúde, Higiene e Manipulação de Alimentos e Formação de Professores. Atuando principalmente nas seguintes áreas: Saúde e Nutrição, Ilustração Científica, Macrófitas Aquáticas, Botânica, Ciências Naturais e Sociais e Educação Ambiental. Atuou como Coordenadora adjunta do curso de Extensão em Educação Infantil – UFMS/SEB/MEC e Professora do Curso de Especialização em Educação Infantil – UFMS/SEB/MEC desde 2012.

 

Mariéte Félix Rosa

Doutorado (2005) e Mestrado em Educação (1999), pela Universidade de São Paulo. Especialização em História da América Latina, pelo CEUA/UFMS (1994). Graduada em Pedagogia para Educação Infantil pela UFMS (1990) e em OE, SE e AE pela FUCMAT (1980).]
Especialista em Educação, aposentada pela rede Estadual de Ensino do Estado do Mato Grosso do Sul e Professora de Educação Infantil aposentada pela Rede Municipal de Ensino de Campo Grande-MS.
Foi professora do Curso de Pedagogia do Centro Universitário de Campo Grande - UNAES -União da Associação Educacional Sulmatogrossense de Campo Grande de (2001-2006), do Curso de Pedagogia da FCG – Faculdade Campo Grande (2015/2016) e da FACSUL - Faculdade Mato Grosso do Sul (2015-2020).
Coordenou o Núcleo de Educação Infantil da REME, em 1993 e da Secretaria de Estado de Educação do Estado de MS de 1999 a 2001.
Enquanto técnica da SED-MS, do período de 1994 a 2006, colaborou com a escrita da Política Estadual de Educação Infantil de MS em 2002 e a reformulação da mesma em 2006.
Integrou o Comitê Diretivo do MIEIB- Movimento Interfórum de Educação Infantil do Brasil, representando a Região Centro-Oeste de 2010-2014. Coordenou o Fórum Permanente de Educação Infantil de Mato Grosso do Sul-FORUMEI/MS.
Foi membro da Comissão Técnica Nacional de diversidade para Assuntos de Educação dos Afros-brasileiros - CADARA, representando o MIEIB.
Foi técnica pedagógica – Conselho Estadual de Educação - CEE/MS, em 2007 e Assessora Técnica do Conselho Municipal de Educação de Campo Grande-MS – CME/MS de 2008 a 2014, onde foi Conselheira Municipal de Educação de Campo Grande-MS.
Foi diretora do Centro de Educação Infantil do TCE/MS em 2015 e com a extinção do CEI, fez parte do Núcleo de Pesquisa da ESCOEX/TCE/MS.
É pesquisadora convidada do GREEI/MS- Grupo de Pesquisa em Educação da Infância -UFMS.
É membro do Comitê MS da Campanha Nacional pelo Direito a Educação desde 2007. Membro do Fórum de Educação Infantil de Mato Grosso do Sul (FORUMEIMS) e Fórum de Educação de Mato Grosso do Sul (FEE/MS).
É conselheira suplente do CME de Campo Grande-MS, representando o FORUMEIMS.
Atua como professora convidada em universidades públicas e privada.

 

Suzana Macedo Soares

Especializada em Educação Infantil pelo Instituto Vera Cruz trabalha, desde 2004, com formação continuada de educadores.
Em 2009 e 2010 participou do primeiro curso sobre a Abordagem Pikler no Brasil, ministrado por Myrtha Chokler e Sylvia Nabinger. A partir de 2011 se dedica à divulgação dessa abordagem, promovendo formações, consultorias e oficinas para educadores (as).
Em 2013 aprofundou-se com Anna Tardos, em Budapeste, e em 2018 na Associação Pikler Lóczy de Paris. Atuou como professora do curso de extensão universitária no Instituto Vera Cruz e no Instituto Singularidades.
Professora convidada do curso de pós-graduação “Lato Sensu” em Clínica Transdisciplinar da Perinatalidade, da Parentalidade e do Bebê do Instituto Maternelle do Rio de Janeiro e do curso de Pós-Graduação “Lato Sensu”, em pediatria integrativa da Faculdade CMB Educação, do Rio Grande do Sul.
Autora do livro “Vínculo, Movimento e Autonomia – Educação até 3 anos”. Coautora dos livros: Estudos e Reflexões de Lóczy e O Acolhimento de bebês: práticas e reflexões compartilhadas.
Membro fundador e parte do Conselho Consultivo da Associação Pikler Brasil; membro da Rede Pikler Brasil e da Rede Pikler Nuestra America.
Dirige o Ateliê Arte Educação e Movimento, na cidade de São Paulo, Brasil, onde promove formações de educadores e encontros de movimento livre para pais e bebês de 3 meses a 3 anos.

 

Tanea Maria Mariano

Mestre em Educação pela UFMS (2005). Graduada em Pedagogia - Faculdades Integradas de Campo Grande - UNAES (1998), com especialização em Métodos e Técnicas de Ensino pela UNIDERP (1999). Coordenadora Adjunta do Curso de Pós Graduação da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul na Especialização em Docência na Educação Infantil no Polo de São Gabriel do Oeste - MS. Funcionária Pública concursada da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho - SEDHAST - MS. Cedida para o Tribunal de Contas do Estado TCE/MS. Coordenadora da Divisão Pedagógica responsável por elaboração, coordenação, gravação, edição e disponibilização dos cursos na modalidade EAD da Escola Superior de Controle Externo/Escoex. Atuou na Escola de Assistência Social "Mariluce Bittar" Técnica Capacitadora e Coordenadora do Núcleo Estadual de Educação Permanente. Integrante da equipe da diretoria de Pós-graduação da Fundação Escola de Governo de Governo de Mato Groso do Sul – EscolaGov.